Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

UPSkill: fase de candidaturas à formação em TIC acaba de abrir

UPSkill: fase de candidaturas à formação em TIC acaba de abrir
Share it:

 3.ª edição do Programa UPSkill - Digital Skills & Jobs

UPSkill: fase de candidaturas à formação em TIC acaba de abrir


  •  Procura de talento pelas Empresas tem crescido nas mais diversas áreas tecnológicas;
  • Objetivo do Programa é assegurar a contratação de um mínimo de 80% dos formandos que concluíram com sucesso a ação de formação que frequentarem.

 O sucesso do Programa UPskill – Digital Skills & Jobs tem permitido a realização de sucessivas edições desta iniciativa nacional de requalificação. Para quem aguardava a 3.ª edição do programa, as boas notícias chegaram: as candidaturas arrancam esta quarta-feira (16-11-22).

O Programa UPskill destina-se a todas as pessoas desempregadas ou em situação de subemprego que pretendam mudar de vida, tendo a oportunidade de passar a desenvolver a sua atividade profissional numa área tecnológica de grande procura do mercado. Permite o acesso a ações de formação (em regra, 6 meses), ministradas numa das instituições de ensino superior aderentes, seguida de uma formação em contexto de trabalho numa das empresas que pretende contratar profissionais na área das Tecnologias de Informação e Comunicação. Mais informação em www.upskill.pt.

São requisitos de acesso dos candidatos terem o 12º ano completo ou uma licenciatura pós-Bolonha, sendo que a exigência de qualificação mínima dependerá em concreto de cada curso de formação. Um bom domínio de Inglês (B2) também é obrigatório, já que é o idioma mais usado na interação entre equipas e no acesso à literatura técnica. Não são exigidos quaisquer conhecimentos prévios em tecnologia, pois a formação fornecerá as necessárias bases para a requalificação.

O Programa tem associada uma bolsa de formação, paga pelo IEFP, equivalente ao salário mínimo nacional. Após a conclusão com sucesso da formação, os formandos aprovados pelas empresas serão contratados com um salário mínimo equivalente a 1.200 euros (incluindo subsídio de alimentação).

O processo de seleção para a fase de formação, que agora se inicia, implica a identificação pelos candidatos da área tecnológica que pretende frequentar, seguida da realização de testes psicométricos e de inglês, baseados num portal desenvolvido especificamente para o programa pela AON/The Key Talent.

Sucesso do Programa

Recorde-se que esta é uma iniciativa que resultou de uma parceria entre empresas, através da APDC, o IEFP e as Instituições de Ensino Superior, contando com o apoio do Governo. O UPskill insere-se no “Plano de Ação para a Transição Digital de Portugal”, sendo considerado essencial para acelerar a transição para o digital das empresas e a requalificação de pessoas para áreas de forte procura.

Na 1ª edição, que se iniciou em 2020, candidataram-se mais de 5.300 pessoas, tendo-se selecionado 430 formandos para 25 ações de formação em 7 localidades, em 6 instituições de ensino superior. Foram contratados mais de 80% dos formandos que concluíram a formação com sucesso. Já na 2ª edição, lançada em outubro de 2021, que decorreu em dois ciclos distintos, foram selecionados cerca de 850 formandos para 50 ações de formação, que se iniciaram em janeiro deste ano em 11 localidades do país, nas instituições de ensino superior aderentes, envolvendo mais de 60 empresas.

www.upskill.pt


APDC | Empresas

A APDC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações é a entidade que agrega o universo de Empresas TIC, assumindo-se como a plataforma de debate e reflexão do setor, promovendo e dinamizando iniciativas que promovem e aceleram a transformação para o digital da economia e da sociedade. No âmbito deste Programa, cabe-lhe o papel de coordenar a participação das Empresas envolvidas, fomentando a sua adesão e identificando as necessidades de recursos, por tecnologia e por geografia.


 CCISP | Institutos Superiores Politécnicos

Os Institutos Superiores Politécnicos, através do seu Conselho Coordenador (CCISP), enquanto órgão de representação conjunta dos estabelecimentos públicos de ensino politécnicos, tem neste Programa o papel de coordenar a participação dos institutos enquanto polos de formação nas distintas vertentes tecnológicas a abranger.


 ISCTE

O ISCTE integrou o Programa UPsill com o objetivo de garantir o alargamento da oferta formativa do Programa na Área Metropolitana de Lisboa. A participação integra-se na sua estratégia de desenvolvimento de uma oferta na área das tecnologias digitais aplicadas, que culminou com a decisão de abertura de uma escola universitária especializada em Tecnologias Digitais Aplicadas, em Sintra, aproximando a formação das pessoas e das necessidades de qualificações das empresas na área das tecnologias digitais.


IEFP, IP

O IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional é a entidade pública nacional que tem por missão promover a criação e a qualidade do emprego e combater o desemprego. Nesta qualidade, prestará todo o suporte aos candidatos na formação e assumirá o pagamento de uma bolsa aos formandos, assumindo ainda o pagamento dos custos decorrentes das ações formativas, a ministrar pelos Institutos Politécnicos.


PD

A Portugal Digital é a Estrutura de Missão criada para gerir, coordenar e operacionalizar as ações e medidas do Plano de Ação para a Transição Digital, estabelecido pelo XXII Governo Constitucional. A Estrutura de Missão conjuga e articula, ainda, as diferentes áreas de atuação identificadas pelos três pilares do Plano de Ação, assim como assegura o envolvimento de todas as entidades relevantes para a implementação das medidas.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: