Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Microsoft renova certificação de segurança junto do Gabinete Nacional de Segurança para serviços Cloud

Microsoft renova certificação de segurança junto do Gabinete Nacional de Segurança para serviços Cloud
Share it:
A Microsoft acaba de renovar a certificação de segurança de grau “NACIONAL RESERVADO”, em Portugal, com o Gabinete Nacional de Segurança (GNS), para a sua plataforma Cloud Microsoft Azure e Office 365. A Microsoft torna-se assim a única organização a obter, pela segunda vez consecutiva, o selo de conformidade do Gabinete Nacional de Segurança, que exerce, em exclusivo, a proteção e a salvaguarda da Informação Classificada em Portugal.
O evento de formalização da renovação da certificação contou com a presença de Brad Smith, Presidente da Microsoft, de visita a Portugal para participar, mais uma vez, na Web Summit, Andres Ortolá, Diretor-Geral da Microsoft Portugal, Manuel Dias, Diretor Nacional de Tecnologia da Microsoft Portugal e o Contra-Almirante António Gameiro Marques, Diretor-Geral do GNS.

O processo da renovação da certificação incluiu a avaliação de diversos serviços cloud. Relativamente à plataforma Azure, foram certificados os seguintes serviços: Virtual Machines, App Service, Storage Accounts, Azure Active Directory, Virtual Networks, VPN Gateway, Backup, Site Recovery, SQL Serice, Log Analytics, Aplication Insights, Microsoft Defender for Cloud e Azure Sentinel Relativamente ao Office 365, os serviços certificados foram o Exchange, Office Web, Office Applications, One Drive, Sharepoint e Microsoft Teams.

A renovação desta certificação, atribuída em 2020 pelo GNS, com base nas frameworks NIST SP800-53 R5 e CSA CCM V.4.0.1, reforça a posição da Microsoft como um fornecedor confiável de soluções Cloud, com uma correta abordagem de segurança e privacidade, em conformidade e total transparência perante os seus utilizadores. Neste processo, foram realizados rigorosos testes de segurança e conformidade a serviços Cloud por uma equipa de auditoria qualificada e independente da spin-off da Universidade do Porto, designada por Adyta, em colaboração com o GNS e as equipas nacionais e internacionais da Microsoft.

Almirante António Gameiro Marques, Diretor Geral do GNS, realçou: “É com satisfação que renovamos a certificação de segurança atribuída à Microsoft. Após a realização de várias ações e testes aos serviços que integram a plataforma de cloud da tecnológica, concluímos, com sucesso, a avaliação do cumprimento de todos os requisitos de conformidade e segurança necessários neste processo de renovação.”

Andres Ortolá, Diretor-Geral da Microsoft Portugal, acrescentou: “A renovação da certificação de segurança por parte do Gabinete Nacional de Segurança é mais um marco significativo para a Microsoft e para os nossos clientes. Esta distinção demonstra o nosso compromisso para garantir a segurança, conformidade e privacidade das organizações, bem como reforça a confiança dos nossos clientes que diariamente confiam os seus dados à nossa plataforma de Cloud.”

O Microsoft Azure é uma plataforma de computação escalável que disponibiliza um extenso conjunto de serviços Cloud, em expansão permanente, que ajuda empresas e organizações a construir, testar, alojar e gerir aplicações e serviços em centros de dados geridos pela Microsoft.

O Microsoft 365 é um conjunto de serviços de produtividade na nuvem que reúne as melhores aplicações do Office, bem como serviços inteligentes e segurança avançada para ajudar pessoas e organizações a atingir mais.

O GNS é a autoridade nacional de credenciação de pessoas e empresas para o acesso e manuseamento de informação classificada, com competência para avaliar, certificar e acreditar os sistemas de informação e comunicação que processam informação classificada.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: