Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Estreia mundial: sistema de estacionamento sem condutor da Bosch e da Mercedes-Benz aprovado para uso comercial

Estreia mundial: sistema de estacionamento sem condutor da Bosch e da Mercedes-Benz aprovado para uso comercial
Share it:

 Estreia mundial: sistema de estacionamento sem condutor da Bosch e da Mercedes-Benz aprovado para uso comercial

Em breve no estacionamento APCOA no Aeroporto de Estugarda


  • Estacionamento autónomo sem condutor é o primeiro do mundo altamente automatizado (SAE Nível 4) com a função de estacionamento a receber aprovação oficial para uso comercial na Alemanha.
  • O sistema de estacionamento altamente automatizado e sem condutor recolhe e devolve o veículo de forma totalmente independente.
  • Função disponível em breve para algumas variantes do Classe S e EQS equipadas com INTELLIGENT PARK PILOT, numa fase inicial no estacionamento P6 do Aeroporto de Estugarda, Alemanha.
  • Os condutores podem usar a plataforma de mobilidade digital APCOA FLOW para reservas, entrada e saída sem contato e pagamento sem dinheiro.


A Bosch e a Mercedes-Benz alcançaram um marco importante no caminho para a condução autónoma: a Autoridade Federal de Transporte Motorizado da Alemanha (KBA) aprovou o sistema de estacionamento altamente automatizado para uso na garagem P6 administrada pela APCOA no Aeroporto de Estugarda. Esta é assim a primeira função de estacionamento sem condutor altamente automatizada do mundo para SAE Nível 4¹ a ser oficialmente aprovada para uso comercial. O avanço tecnológico da condução autónoma desempenha um papel fundamental na mobilidade do futuro. Com o veículo e a infraestrutura assumindo a condução e as manobras, os condutores podem voltar a sua atenção para outras coisas, em vez de despenderem tempo a procurar uma lugar e a realizar manobras em garagens apertadas.

“A primeira aprovação do mundo para o uso do cliente da nossa função de estacionamento altamente autónomo e sem condutor, desenvolvida em conjunto com nosso parceiro de tecnologia Bosch, mostra que a liderança em inovação e 'Made in Germany' andam de mãos dadas”, afirma Markus Schäfer, membro do conselho da gestão do Mercedes-Benz Group AG, diretor de tecnologia, responsável pelo desenvolvimento e aquisição.  “Após o lançamento no mercado de nosso sistema DRIVE PILOT Nível 3, em breve ofereceremos um sistema Nível 4 para estacionamento com o nosso INTELLIGENT PARK PILOT – tudo isso este ano. Estamos realmente a mostrar aos nossos clientes como a tecnologia pode facilitar a vida e devolver um tempo precioso.”

“O estacionamento sem condutor é um aspeto fundamental da mobilidade autónoma. O sistema de estacionamento altamente automatizado que desenvolvemos em conjunto com nosso parceiro Mercedes-Benz mostra o quanto já avançamos nesse caminho de desenvolvimento. Será o estacionamento sem condutor o ponto de partida da condução autónoma diária”, explica Dr. Markus Heyn, membro do conselho de administração da Bosch e presidente do setor de negócios Soluções de Mobilidade. “Desde o início, a Bosch adotou a abordagem de tornar inteligente a infraestrutura em garagens de estacionamento. Desta forma, estabelecemos padrões nesta área. No futuro, o nosso objetivo é equipar cada vez mais estacionamentos com a tecnologia de infraestrutura necessária – planeamos fazer várias centenas destes parques em todo o mundo nos próximos anos”.

“Estamos extremamente satisfeitos por termos desenvolvido com sucesso um sistema conectado para estacionamento sem condutor e sem contato em conjunto com os nossos parceiros da Bosch, Mercedes-Benz e o Aeroporto de Estugarda. A nossa plataforma digital, APCOA FLOW, pode ser usada para reservar lugares, para acesso sem contato ao estacionamento e para pagamento automático da permanência na garagem”, diz Frank van der Sant, membro do conselho de administração e diretor comercial Diretor do Grupo APCOA PARKING. “Para os nossos clientes, isso significa um enorme ganho em conveniência: segurança no planeamento, quase nenhuma perda de tempo, curtas distâncias a pé e um processo de estacionamento sem contato e sem dinheiro.”

“Estamos orgulhosos de que o STR tenha sido escolhido como o aeroporto para esta estreia global”, afirma Walter Schoefer, porta-voz da Flughafen Stuttgart GmbH, que administra o Aeroporto de Estugarda. “O projeto mostra o quanto a nossa região é inovadora. O estacionamento autónomo realmente aumenta o conforto e a conveniência dos nossos passageiros de voo e economiza tempo, especialmente quando estão com pressa e querem apenas deixar o carro rapidamente no aeroporto.”


A tecnologia por trás do estacionamento sem condutor

Dirigir-se ao estacionamento, sair e enviar o veículo para um lugar de estacionamento apenas tocando numa aplicação no smartphone - o serviço de estacionamento com condução autónoma não precisa de condutor. Depois do condutor sair do estacionamento – para gastar o tempo que acabou de economizar a fazer outra coisa – o veículo dirige-se sozinho para o lugar designado e estaciona. Posteriormente, o veículo retorna ao ponto de embarque exatamente da mesma forma. Este processo assenta na interação entre a infraestrutura inteligente fornecida pela Bosch e instalada no parque de estacionamento e a tecnologia automóvel da Mercedes-Benz. Os sensores da Bosch na garagem monitorizam o corredor de condução e a sua envolvente, fornecendo as informações necessárias para guiar o veículo. A tecnologia do veículo converte as informações que recebe da infraestrutura em manobras de condução. Dessa forma, os veículos podem até mesmo subir e descer rampas para se deslocarem entre andares no estacionamento. Se os sensores da infraestrutura detetarem um obstáculo, o veículo trava e pára completamente em segurança. Somente quando a rota estiver livre, continuará o seu caminho.

Foi em 2019 que a Bosch e a Mercedes-Benz obtiveram a primeira licença especial do mundo para operar estacionamento com condução autónoma usando veículos de desenvolvimento sem supervisão humana nas operações diárias do estacionamento do Museu Mercedes-Benz em Stuttgart. A aprovação agora emitida vai além disso, permitindo a operação comercial com veículos particulares no estacionamento P6 do Aeroporto de Estugarda. A base para a aprovação é uma lei que entrou em vigor na Alemanha em julho de 2021, que permite a condução sem condutor de acordo com o SAE Nível 4¹ para veículos motorizados (BMDV – a Alemanha será líder mundial em condução autónoma). A aplicação desta lei ao sistema de estacionamento foi implementada em estreita coordenação com o Ministério Federal Alemão para o Digital e Transportes (BMDV) e a KBA. A AFGBV (diretiva de condução autónoma), aprovada pela câmara alta do parlamento alemão em 20 de maio de 2022, especifica claramente os critérios da lei de tráfego rodoviário alemã a que os veículos de nível 4 devem responder.

As empresas planeiam implementar gradualmente o serviço de estacionamento autónomo no parque de estacionamento APCOA P6 no Aeroporto de Estugarda. A partir do dia da sua entrada em funcionamento, os primeiros clientes dos modelos Classe S e EQS fabricados a partir de julho de 2022 cujas variantes de veículos disponham do serviço INTELLIGENT PARK PILOT2 integrado no Mercedes me connect e que tenham ativado este serviço, poderão usar a função no estacionamento P6. Depois dos condutores utilizarem a aplicação Mercedes me para reservar um lugar de estacionamento com antecedência, podem deixar o veículo numa área de desembarque pré-determinada. Após todos os passageiros saírem do veículo, a aplicação inicia a manobra de estacionamento.

O sistema de estacionamento verifica se o caminho para o lugar reservado está livre e se todos os outros requisitos técnicos foram atendidos. Nesse caso, os condutores recebem uma notificação na aplicação a confirmar que a infraestrutura inteligente assumiu o controlo do veículo, e podem então deixar o estacionamento. O veículo arranca automaticamente e encontra o próprio caminho para o seu lugar de estacionamento. Quando o condutor desejar retirar o seu automóvel do estacionamento, pode acioná-lo através do seu smartphone. O veículo segue o seu caminho para uma área de recolha pré-determinada.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: