Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Kaspersky e o projecto GEIGER: A segurança informática para as PME requer formação

Kaspersky e o projecto GEIGER: A segurança informática para as PME requer formação
Share it:

 Kaspersky e o projecto GEIGER: A segurança informática para as PME requer formação 

  • A crescente digitalização expõe as pequenas e microempresas a um número crescente de ameaças informáticas que podem ter consequências económicas importantes.
  •  Kaspersky faz parte do GEIGER, um projecto apoiado pela Comissão Europeia para formar e proteger as pequenas e micro empresas das ameaças cibernéticas e para melhorar a sua gestão da privacidade. 
  • A Kaspersky é responsável pela secção "Gamified Educational Contents" do projecto e desenvolveu novos cenários à medida nas suas soluções de gamificação para a formação em segurança cibernética: Simulação de Protecção Interactiva Kaspersky (KIPS) e Jogos de Gestão de Segurança Cibernética (CSMG).



Actualmente, a digitalização afecta todos os tipos de empresas, mesmo as pequenas, e isto expõe-nas a incidentes cibernéticos, que podem ter consequências importantes tanto em aspectos económicos como de reputação. A Kaspersky sempre foi sensível à sua segurança, e graças à sua participação no GEIGER, um projecto co-financiado pela Comissão Europeia, melhorou as suas duas soluções de gamificação, que estão agora prontas a ser utilizadas. Os dois conjuntos de ferramentas são, respectivamente, a Kaspersky Interactive Protection Simulation, que abrange agora um novo cenário para ajudar também as pequenas e microempresas a reconhecer perigos, e a Cyber Safety Management Games, que mede o nível de segurança cibernética de todos os empregados e fornece informações e competências essenciais para manter um ambiente de trabalho seguro. 

A Kaspersky é uma das 18 organizações envolvidas no consórcio que desenvolveu o projecto inovador GEIGER. Iniciado em Junho de 2020 como parte do HORIZON 2020, um programa promovido pela Comissão Europeia para apoiar financeiramente projectos de Investigação e Inovação, o GEIGER visa fornecer conjuntos de ferramentas para avaliar o nível de cibersegurança das micro e pequenas empresas (MSEs) e aumentar a sua sensibilização para a proteção de dados e privacidade, graças a uma ferramenta de formação específica. É dirigido a três tipos diferentes de empresas: 

  • Dependentes digitalmente: empresas que empregam ferramentas de software de mercado (Whatsapp, Instagram, Facebook e outras aplicações) para gerir os seus negócios sem conhecimentos técnicos especializados;
  • Baseadas digitalmente: empresas que utilizam software personalizado para o negócio;
  • Digital Enabler: pequenas empresas de TI que fornecem produtos, soluções e serviços a nichos de mercado extremamente verticais.

Com a sua experiência em cibersegurança, a Kaspersky assegura a identificação de ameaças aos dispositivos móveis das pequenas e micro empresas envolvidas no projecto através da integração da Kaspersky Mobile Security Software Development Kit (KMS SDK) na Caixa de Ferramentas GEIGER, que permite aos MSEs avaliar o seu próprio nível de risco em termos de segurança digital e protecção de dados. 

Para além disso, a Kaspersky é responsável pela formação em segurança e é responsável pela secção " Gamified Educational Contents”. Devido à cooperação com o CERT nacional suíço (NCSC) como membro do Conselho Consultivo, o GEIGER elaborou um Syllabus para Defensores de Segurança Certificados, estagiários que frequentaram um curso de formação de 40 horas sobre temas de segurança cibernética, pesquisado pelo CERT e implementado com a ajuda da Universidade de Ciências Aplicadas e Artes do Noroeste da Suíça da FHNW. O programa piloto foi desenvolvido na Suíça com a escola profissional BBB (Berufsfachschule Baden) e a associação de pequenas e médias empresas SKV (Schweizerischer KMU Verband), na Holanda com a Associação de Contabilistas SRA (Samenwerkende Registeraccountantants en Accountants-Administratieconsulenten), na Roménia com o núcleo de arranque e inovação CLUJ IT e coordenado pela Universidade de Educação de Freiburg (Pädagogische Hochschule Freiburg).

“Uma vez concluída a formação, os chamados defensores de segurança certificados pelo GEIGER, actuam como "embaixadores", divulgando os seus conhecimentos adquiridos às empresas com quem trabalham, utilizando duas soluções da Gamification Kaspersky Interactive Protection Simulation e Cyber Safety Management Games. Esta abordagem é particularmente importante para as pequenas e micro empresas, que carecem de pessoal experiente ou de recursos para gerir um programa eficiente de sensibilização à segurança cibernética",Comenta Pedro Viana Head of pre sales iberia na Kaspersky

Dirigido àqueles que lidam diariamente com cibersegurança, a Kaspersky Interactive Protection Simulation ajuda os Certified Security Defenders a reconhecer os perigos que afetam as pequenas e micro empresas, a compreender melhor o cibercrime e as suas possíveis implicações graças a um mapa, que simula diferentes ambientes de trabalho, desde um cabeleireiro e um ginásio que gerem reservas através da aplicação, até um serviço de estatísticas médicas e uma associação de contabilistas que lidam com dados sensíveis dos utilizadores.

Cyber Safety Management Games é uma solução online que utiliza dois mapas diferentes para medir o nível de segurança cibernética de todos os empregados e fornece informações e competências essenciais para manter um ambiente de trabalho seguro. O primeiro mapa reproduz um ambiente doméstico com 12 zonas, algumas áreas expostas a ameaças e outras não, a tarefa do estudante é compreender se são seguras. No final, elaboram um relatório para cada ameaça - desde o phishing ao tratamento de informação sensível - que é dado uma pontuação para ver se o proprietário ou funcionários estão cientes do que estão a fazer. Por outro lado, o segundo mapa mostra um cibercafé com enfoque nas ferramentas digitais colocadas à disposição dos clientes. O objectivo é fazer com que os proprietários e empregados compreendam que ameaças, tais como uma ligação Wi-Fi insegura, o seu sistema pode transmitir tanto para a própria empresa como para os seus clientes.  

"Aqueles que utilizam ferramentas digitais nos seus negócios devem também preocupar-se com os aspectos relacionados com a cibersegurança. As ameaças cibernéticas são difíceis de detectar sem as ferramentas adequadas e a maioria dos incidentes pode ser atribuída a erro humano", afirma Dr. Bernd Remmele, Research Associate e Data Protection Officer da Pädagogische Hochschule Freiburg - University of Education e coordenador do programa educativo do GEIGER Security Defenders. "Graças ao projecto GEIGER, as pequenas e micro empresas serão capazes de compreender e saber quais são as ameaças que podem prejudicar os seus negócios". Os cursos de formação do GEIGER irão apoiá-los na tomada de decisões conscientes e informadas sobre questões de segurança". 

A versão Beta do GEIGER está agora disponível para Android (e em breve para Windows e iOS). Pode ser descarregada gratuitamente a partir de www.cyber-geiger.eu. Qualquer proprietário ou empregado de uma pequena empresa pode inscrever-se agora no teste beta do GEIGER, começar a melhorar a sua ciber-segurança, dar feedback, e beneficiar do desconto para utilizadores beta para futuras versões da solução GEIGER.

Para ser actualizado sobre o projecto, por favor visite a página do LinkedIn e o perfil no Twitter.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: