Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Quatro razões pelas quais deve prestar mais atenção aos métodos de pagamento

Quatro razões pelas quais deve prestar mais atenção aos métodos de pagamento
Share it:

 

Quatro razões pelas quais deve prestar mais atenção aos métodos de pagamento


A Adyen (AMS: ADYEN), plataforma global de tecnologia financeira escolhida por empresas líderes, apresenta quatro razões pelas quais se deve investir atenção e tempo aos métodos de pagamento disponibilizados.

Dado que o phygital está a ganhar cada vez mais notoriedade entre os empreendedores e clientes, refletindo-se nas lojas físicas que ponderam pagamentos online ou omnicanal, os métodos de pagamento são essenciais para melhorar a experiência do consumidor. 

Invista no digital

A pandemia impulsionou a necessidade de se investir nas tecnologias digitais e na urgência dos vendedores a retalho se adaptarem às vendas online. Ainda que o comércio presencial tenha regressado, a tecnologia digital é cada vez mais fundamental para a fidelização dos clientes e para o aumento das vendas. 

As empresas que procuraram reforçar a comunicação interna e a cooperação entre os seus setores e sistemas backend, como por exemplo, nos pagamentos, apresentaram melhores resultados. Alguns exemplos disso são a conexão do sistema de pagamento a outros setores, como a gestão de stock e a cadeia de fornecimento. O crescimento empresarial advém da importância que os processos internos têm no que diz respeito à experiência de compra do cliente, que deve ser cada vez mais personalizada- 64% dos consumidores portugueses gostam de ter disponíveis diversos métodos de pagamento, e mais de metade sente que as lojas deveriam facilitar o sistema de pagamento (1).

Ofereça flexibilidade nos métodos de pagamento

O débito, crédito, e-commerce, internet banking, aplicações e, mais recentemente, o MB Way, têm-se tornado cada vez mais tendência nos métodos de pagamento, uma vez que, desde o início da pandemia, 86% dos consumidores substituiu o dinheiro físico pelos cartões de pagamento, e 31% opta por utilizar o dispositivo móvel ou e-wallets (2). A nível global, no boom da pandemia, 53% dos consumidores aderiu ao uso de aplicações para realizar as suas compras (no boom da pandemia). Em Portugal, o número também é significativo: 30.6% dos consumidores adotaram o método de compra online - 11% através de apps, 9,8% nas redes sociais e 8% noutros sistemas (3).

O regresso do comércio físico após o crescimento digital definiu dois perfis de consumidores, os pouco experientes nas compras digitais e os que dominam este universo. Desta forma, tornou-se fundamental a oferta de pagamentos omnicanal. A falta de oferta de diversidade de métodos de pagamento pode afetar a experiência de compra do cliente e resultar num fraco nível de vendas. Quase 9 em cada 10 consumidores portugueses afirmaram que não regressariam às lojas físicas ou online, onde tiveram uma má experiência de compra (4).

Centralize os métodos de pagamento

A pandemia demonstrou que as barreiras entre o comércio digital e o físico precisavam de ser derrubadas e, como tal, o comércio unificado veio solucionar este entrave. Ao dar um passo além da estratégia omnicanal, este tipo de comércio concretiza o phygital - junção do online com o offline -, que centra na mesma plataforma todos os métodos de pagamento, quer da loja física, como da online. 

De igual forma, ao optar pelo comércio unificado, as probabilidades de perder as vendas também são drasticamente reduzidas, uma vez que a falta de stock deixa de ser um problema (pois o cliente pode comprar um produto na loja física e recebê-lo em casa) e os preços dos artigos nas lojas físicas passam a ser os mesmos do e-commerce.

Personalize o atendimento ao cliente e recompense-o

Através do pagamento unificado torna-se possível oferecer um atendimento personalizado a cada cliente e recompensar os consumidores mais fiéis. Ao existir um histórico para cada consumidor, através do registo de compras realizadas na loja física e online, bem como dos métodos de pagamento já utilizados, passa a ser possível reconhecer os clientes automaticamente e recompensá-los através de pontos, descontos ou prémios.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: