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Solução de posicionamento seguro e preciso da GMV já está nas estradas

Solução de posicionamento seguro e preciso da GMV já está nas estradas
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 Solução de posicionamento seguro e preciso da GMV já está nas estradas


Novos modelos de veículos com funções de condução automatizada incorporam a tecnologia de posicionamento segura e precisa da GMV

GMV em Portugal está a desenvolver o software para o setor automóvel faz mais de uma década e lidera o processo de validação conforme os mais exigentes standards

A multinacional tecnológica GMV alcançou recentemente o marco de incorporar a sua tecnologia de posicionamento seguro e fiável de alta precisão a bordo dos veículos do fabricante alemão de automóveis premium BMW Group.

A solução de posicionamento da GMV é composta por dois componentes: um software Positioning Engine (PE) integrado e um GNSS Correction Service (CS). O CS proporciona aos veículos do BMW Group as correções necessárias para o Broadcast Ephemeris nas diferentes constelações de GNSS, dados de aumento para remover efeitos atmosféricos locais e informações relacionadas com a segurança, de maneira a calcular a posição do utilizador de forma fiável. O PE integrado na unidade de bordo dos veículos utiliza as correções, em conjunto com os sinais GNSS e a informação recolhida por outros sensores para calcular a posição, velocidade e rumo confiáveis do veículo.

Tanto o CS como o PE foram desenvolvidos, validados e melhorados durante os últimos anos com o objetivo de poderem cumprir os requisitos exigidos pelos diferentes mercados de posicionamento de alta precisão baseados em GNSS, incluindo o mercado automóvel. Este último foi o mais recente desafio ao qual a GMV e o seu sistema de posicionamento enfrentaram e para o qual foi necessário adotar, entre outras, a norma ISO 26262, os mais estritos standards aplicáveis no setor automóvel, assim como outras práticas exigentes em vigor que garantem a mais alta qualidade no que se refere a software crítico.

Para além do software, a solução da GMV depende de uma infraestrutura física redundante e segura. A GMV possui e opera uma rede mundial de estações GNSS que proporciona os dados crus GNSS de que o CS precisa para gerar as suas correções. As referidas correções são calculadas em dois centros de dados independentes entre si e proporcionam à solução da GMV os níveis de disponibilidade necessários para as aplicações de condução automatizada. 

Este marco de produção acrescenta funções de condução automatizada à carteira de soluções de posicionamento da GMV, consolidando a empresa como um dos principais fornecedores de soluções de posicionamento de alta precisão baseado em GNSS a nível mundial.


Ampla experiência e conhecimento demonstrado

A GMV tem mais de 30 anos de experiência no âmbito do GNSS e mais de 20 nos sistemas de posicionamento seguro e preciso. A empresa conta, para além disso, com 18 anos de experiência no fornecimento de software para o setor automóvel, trabalhando tanto com fabricantes de veículos (OEM), como com fornecedores de primeiro nível (Tier1).

Como parte do pacote magicGNSS, a GMV GSharp para o setor automóvel proporciona um posicionamento seguro e fiável de alta precisão (posição, velocidade e rumo), o qual combina posteriormente com as funções de condução automatizada. A solução de posicionamento segura baseia-se na tecnologia de navegação por satélite (GNSS) e na informação recolhida por outros sensores no veículo como, por exemplo, as unidades de medição inercial, os sensores de velocidade das rodas ou o odómetro. A GMV desenvolveu o software para o Positioning Engine (PE), que se integra no veículo e proporciona o serviço de correções, um elemento baseado em servidores que proporciona dados de aumento ao PE através da Internet.

Tanto o serviço de correções como o Positioning Engine foram desenvolvidos de acordo com as normas ISO 26262 e ISO 21448 para garantir o cumprimento de todos os requisitos em matéria de segurança. A solução também cumpre o conceito de segurança por desenho em conformidade com a norma ISO 21434, incluindo as contramedidas necessárias no software e no sistema, assim como a implementação da deteção de ataques relacionados com GNSS (medidas anti-spoofing e antijamming). Durante o seu desenvolvimento foram também aplicadas as práticas e normas mais estritas na gestão de projetos automóvel e no setor da engenharia de software (A-SPICE CL3). 


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