Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Primeira Piscine do ano na 42 Lisboa começa hoje com cerca de 200 candidatos de 18 nacionalidades

Primeira Piscine do ano na 42 Lisboa começa hoje com cerca de 200 candidatos de 18 nacionalidades
Share it:

 Primeira Piscine do ano na 42 Lisboa começa hoje com cerca de 200 candidatos de 18 nacionalidades 

Arranca hoje na 42 Lisboa a 11ª Piscine, a primeira de 2023. No total, são 197 os candidatos que participam neste bootcamp de seleção de 26 dias intensivos a aprender as bases de programação e a descobrir se a 42 é a escola certa para eles.  

Os bem-sucedidos ganham uma vaga no curso que terá início em abril. De realçar ainda que os candidatos representam 18 nacionalidades e que 25% são do sexo feminino, a percentagem  mais elevada desde a primeira Piscine realizada em 2020.  

A Escola 42 é considerada a melhor escola de Software Development do mundo (com mais de 15 mil alunos em 26 países), oferece um método inovador e gamificado, que promove a aprendizagem sem salas de aula, sem horários e sem professores. Nesta escola aprende-se de forma prática, esenvolvendo projetos entre pares, num modelo que parece um jogo. Assim, para além das competências técnicas, cada aluno desenvolve a capacidade de comunicação, trabalho em equipa e resolução de problemas, bem como a criatividade, autonomia e resiliência. 

O programa da 42 é 100% gratuito (as propinas são totalmente pagas por mecenas) e não exige background académico ou experiência em programação. O que se deseja é que os candidatos sejam proactivos, curiosos, criativos, dedicados e gostem de trabalhar em equipa. E que tenham pelo menos 18 anos ou o 12º ano concluído. As candidaturas estão abertas 365  dias por ano em Lisboa e no Porto através dos links apply.42lisboa.com e apply.42porto.com. 

As próximas piscines estão agendadas para 27 de fevereiro, em Lisboa, e para 30 de janeiro e 6 de março, no Porto. 

Desde que abriu portas em Portugal, a 42 já soma 5 kick-off, +500 alunos, mais de 36 mil candidatos registados, 10 Piscines em Lisboa e 3 no Porto, onde chegou em junho de 2022. 

Para aceder aos cursos da 42 é necessário passar dois testes online e completar um bootcamp de 26 dias intensivos nas instalações da 42, em que os candidatos aprendem as bases de programação e descobrem se esta é a escola ideal para eles.

O curso demora entre 12 e 18 meses a concluir para quem dedica cerca de 40h por semana. Para completar o curso, os alunos terão ainda de ter uma experiência profissional na área. Com um conhecimento mais profundo do mercado de trabalho, os alunos poderão posteriormente regressar à 42 para complementar o curso com uma especialização à sua escolha, entre cyber security, web evelopment, data analytics, entre muitas outras. 

A idade média dos alunos da 42 em Portugal é de 27 anos, com idades compreendidas entre os 17 e os 57. São 25 as nacionalidades dos alunos, tais como os perfis são muito diferentes, mas têm em comum o facto de verem na programação uma oportunidade para as suas carreiras. Jovens que terminaram o ensino secundário, alunos universitários, profissionais das mais variadas áreas: Personal Trainers, Motoristas, Chefs, Canalizadores, Pilotos, Militares, Médicos, Engenheiros, Bartenders, Polícias, Profissionais de Limpeza, Advogados, Músicos, Farmacêuticos, entre muitos outros. 

Em Lisboa, a 42 tem o apoio dos parceiros fundadores Fundação Santander Portugal, Vanguard Properties, Fidelidade e Reformosa, bem como da Bi4all, Mercedes-benz.io, Observador, DST group, BA glass, Casa Relvas, NTTData, Huawei, KPMG, Axians, SaltPay, Sul Account, The Claude and Sofia Marion Foundation, Família Alves Ribeiro, Rita e Filipe Botton e Fundação José Neves. 

Já no Porto conta como parceiros fundadores com a Critical Techworks e a SaltPay, e tem ainda o apoio de Amorim, BA Glass, Ecosteel, Sodecia, Sogrape, Sonae, Prozis, Vicaima,   João Nuno Macedo Silva e Câmara Municipal do Porto. 

O apoio dos mecenas revela uma aposta de empresas e individuais num modelo de educação mais inclusivo e mais tecnológico. 


Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: