Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

À procura de uma reconversão de carreira nas TI? A Rumos lança cinco dicas

À procura de uma reconversão de carreira nas TI? A Rumos lança cinco dicas
Share it:

À procura de uma reconversão de carreira nas TI? A Rumos lança cinco dicas

Todo o profissional, em algum momento do seu percurso, já considerou uma reconversão de carreira, ou por se sentir estagnado ou desmotivado, por querer fazer algo de novo, ou porque as necessidades de mercado e das organizações o obrigam a mudar. Nos últimos anos, a transformação digital dos negócios veio alterar de forma drástica muitas funções, fazendo desaparecer outras e criando também muitas completamente novas. Por esta razão, são cada vez mais os profissionais que procuram enveredar por novas áreas de atuação, com especial interesse nas áreas mais tecnológicas.

Paulo Martins, Head of Learning & Development da Rumos Formação, empresa portuguesa líder na área da formação em TI, apresenta cinco dicas que podem facilitar a transição de vida profissional para a área das TI:

1.    Pesquisar sobre as áreas de trabalho que mais despertam interesse

O ato de investigar a área onde se pretende ingressar é fundamental. O conhecimento em profundidade sobre o mundo das TI permite a construção de uma estratégia viável de (re)ingresso no mercado de trabalho, não só em termos do leque das oportunidades disponíveis, mas também da própria realização pessoal.

É importante começar por analisar as áreas em que as ofertas de trabalho são mais abundantes. No caso das TI, há uma grande falta de talento em muitas áreas distintas, desde as mais técnicas como Arquitetura de Sistemas, Cloud ou Cibersegurança, às relacionadas com dados como Business Intelligence ou Data Science, na área de Desenvolvimento de Software, ou em áreas mais ligadas ao negócio, como Gestão de Projetos, Análise Funcional, Quality Assurance ou Automação de Processos.

Cabe ao candidato perceber dentro destas, quais as que mais se adequam às suas características pessoais, às suas mais-valias enquanto profissional, e à sua experiência, mesmo que não seja nesta área.

2.    Explorar bem a rede de contactos e procurar expandi-la

A interação com pessoas experientes na área das TI é essencial para alavancar o desenvolvimento profissional. Procurar dentro dos contatos familiares, pessoais ou profissionais, pessoas que já trabalhem nestas áreas e informar-se sobre a sua experiência, partilhando ideias e informações, pedindo ajuda e ouvindo os seus conselhos, pode ser determinante para uma orientação bem-sucedida do trajeto profissional.

Participar em eventos e conferências ou contactar associações ou comunidades de profissionais do setor, é também uma boa forma de alargar essa rede de contactos.

3.    Investir em formação e certificação

Com uma área de preferência já em mente, é a altura de investir na aquisição das competências técnicas requisitadas pelos empregadores. É importante investir em formação de qualidade, que prepare tanto em termos teóricos como práticos, e em entidades reconhecidas no mercado que mais facilmente abram portas para o mercado de trabalho. Este é também um bom momento para alargar a rede de contactos, quer com os formadores, normalmente profissionais experientes na área, quer com os restantes formandos.

Com o crescimento do trabalho remoto e o recrutamento a tornar-se cada vez mais global, é também importante investir em certificações técnicas, que para além de ajudarem a cimentar competências e o desempenho profissional, dão prova dessas competências também além-fronteiras, reforçando o potencial de empregabilidade. A certificação técnica é considerada, por recrutadores, um dos principais critérios na avaliação de candidatos, a par da experiência profissional.

4.    Definir o plano de transição e dedicar-lhe tempo

A definição de um plano da reconversão de carreira é uma tarefa que exige tempo e investimento. Quanto maior for o envolvimento e o compromisso com este planeamento, mais facilmente se ingressa com sucesso na nova área de trabalho, especialmente em áreas tão específicas como as das TI. É importante definir um plano concreto, pensar em objetivos de curto, médio e longo prazo, e procurar adquirir as ferramentas adequadas para melhorar as competências, o desempenho profissional e a empregabilidade.

5.    Desenvolver a marca pessoal

A marca pessoal é o fator que dita as características únicas de cada profissional, e o que o pode fazer destacar-se dos demais. Neste sentido, é necessário mostrar, a potenciais recrutadores, todo o esforço e investimento que se está a efetuar para reconverter a carreira. Investir em plataformas como o LinkedIn, como um cartão de visita para o mercado de trabalho e manter o perfil digital, bem como o Curriculum vitae, sempre atualizados com as mais recentes formações e certificações, participações em eventos ou conferências, ou outras atividades, são uma forma de demostrar proatividade e comprometimento com a área de atuação escolhida.

Para mais informações sobre a Academia de Formação Rumos ou o processo de reconversão de carreira, consultar o website da Rumos para conhecer a experiência de anteriores formandos ou saber mais sobre as áreas de grande empregabilidade em TI.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: