Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Epson e a designer Yuima Nakazato mostram um vislumbre de um futuro mais sustentável para a Moda

Epson e a designer Yuima Nakazato mostram um vislumbre de um futuro mais sustentável para a Moda
Share it:

 Epson e a designer Yuima Nakazato mostram um vislumbre de um  futuro mais sustentável para a Moda  

Parceria combina tecnologias de jacto de tinta e Dry Fiber Technology para criar designs  deslumbrantes a partir de vestuário reciclado. 


A Epson fez uma parceria com a famosa estilista japonesa  Yuima Nakazato e a sua marca homónima YUIMA NAKAZATO na Paris Haute Couture  Fashion Week Spring - Summer 2023 para revelar criações que são ao mesmo tempo  deslumbrantes e sustentáveis. Para além de utilizar a estampagem têxtil digital da Epson para  reproduzir a sua visão única e criativa do mundo, YUIMA NAKAZATO realizou algumas das  suas criações com a ajuda de um novo processo de produção têxtil, mais sustentável e  potencialmente transformador da indústria. 

A tecnologia Dry Fiber Technology da Epson, que já é utilizada comercialmente para reciclar  papel de escritório e que praticamente não requer água, foi adaptada para produzir tecido  não-tecido imprimível a partir de peças de vestuário usadas. O novo processo de produção  de tecido foi revelado em Paris como parte de uma colaboração de três anos entre a Epson  e a YUIMA NAKAZATO e foi utilizado na criação de artigos pela primeira vez durante a  exposição desta última no Palais de Tokyo, a 25 de Janeiro de 2023. 

A colaboração entre a Epson e a YUIMA NAKAZATO assenta no sucesso do suporte de  impressão da empresa para a sua costura e evolui o nível das suas criações para permitir a  produção de peças de vestuário personalizadas de alta qualidade e baixo impacto. Tanto a  Epson como a YUIMA NAKAZATO estão empenhadas em aumentar a sensibilização para a  água e o desperdício de material associado ao excesso de produção. O Salão de Paris ilustra  como a mudança para a estampagem têxtil digital utilizando tintas de pigmento mais  ecológicas oferece à indústria da moda um meio mais sustentável e menos desperdiçador de  estampagem têxtil1. 

O tecido utilizado para criar a última linha de moda YUIMA NAKAZATO foi derivado de  material de vestuário usado proveniente de África, o destino de muitas peças de vestuário  descartadas de outras partes do mundo. Nakazato visitou o Quénia, onde recolheu cerca de  150 kg de material de vestuário usado destinado à "montanha do vestuário" dos têxteis  descartados que lá encontrou. Epson aplicou então o seu processo com tecnoogia Dry Fiber  Technology para produzir mais de 50 metros de novo tecido não-tecido re-fibrado, alguns dos  quais foram utilizados para impressão com tintas de pigmento com a tecnologia de impressão  digital Monna Lisa da Epson2.  

Hitoshi Igarashi da Divisão de Soluções de Impressão da Epson explica a importância da  tecnologia: "Embora nas suas fases iniciais, a Epson acredita que a sua tecnologia Dry Fiber  Technology combinada com a impressão digital de tinta pigmentada poderá oferecer à  indústria da moda um futuro muito mais sustentável, reduzindo significativamente a utilização  de água, ao mesmo tempo que permite aos designers a liberdade de expressarem  plenamente a sua criatividade. A Visão Ambiental da Epson está empenhada em contribuir  para uma economia circular, e este desenvolvimento poderia ser um passo para alcançar  este objectivo. A tecnologia DFT aplicada à indústria da moda oferece a possibilidade de  produzir material para roupas novas que tenham sido recicladas a partir de peças de vestuário  usadas". 

Num ensaio de impressão distribuída para decoração do recinto, impressoras a jacto de tinta  Epson no Japão e França com apoio remoto de engenheiros Epson foram utilizadas para criar  decorações no espaço do recinto. Tanto a Epson como a YUIMA NAKAZATO pretendem  continuar a explorar as possibilidades de contribuir para uma indústria da moda mais  sustentável. 


Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: