Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Ferramenta K.Explorer colmata escassez de profissionais na área da programação

Ferramenta K.Explorer colmata escassez de profissionais na área da programação
Share it:

 Ferramenta K.Explorer colmata escassez de profissionais na área da programação 

  • A oferta de melhores condições salariais em empresas de TI internacionais,  leva a que haja cada vez mais escassez de profissionais na área da  programação em Portugal 
  • Morphis Technologies investiu 2M€ no desenvolvimento da ferramenta  K.Explorer, de forma a atuar na retenção dos profissionais de TI em  empresas portuguesas 

A Morphis Technologies, empresa de tecnologia  que se dedica à modernização de aplicações e sistemas de TI legados, e a habilitá los para o mundo atual em cloud, apresenta a K.Explorer, uma ferramenta de  code assistant baseada em inteligência artificial, enquanto fator de combate  à escassez de profissionais na área da programação

A presença que o teletrabalho ganhou com a pandemia, agregada ao facto de os  salários praticados por empresas internacionais serem muito superiores aos  que as empresas nacionais, leva que cada vez mais colaboradores procurem  exercer as suas funções remotamente em empresas internacionais. Esta procura  crescente resulta na dificuldade já de si existente e assim agravada em contratar  profissionais qualificados para empresas portuguesas, por falta de condições de  trabalho competitivas que promovam a retenção do talento. 

Focada na modernização das aplicações e dos sistemas de TI legados para ligação ao  universo cloud, a empresa portuguesa investiu 2M€, no desenvolvimento da  ferramenta K.Explorer, um mecanismo de pesquisa temática (JAVA, C#,  Javascript ou Typescript), que apoia os programadores na procura de código adequado para assegurar uma determinada função ou para resolver um  determinado problema. O K.Explorer fornece sugestões para o código que mais se  adequa a essa função ou à resolução desse problema, sendo por isso anunciado como  um contribuidor decisivo para resolver o problema que é o da escassez de talento em  TI. 

A empresa acredita que este tipo de ferramenta de code assistant baseada em IA  representa hoje o futuro. “A IA está presente em inúmeras vertentes do nosso dia a  dia e o processo de desenvolvimento de software é um dos aspetos em que a IA vai  ter um papel determinante”, afirma Luís Andrade, fundador e CEO da Morphis  Technologies. “A ferramenta K.Explorer contribuirá ativamente para a escassez de oferta de mão de obra qualificada, que advém da enorme dependência de software e tecnologia que se verifica em todas os setores um pouco pelo mundo todo”, explica.  “O K.Explorer não deverá ser apenas um «acelerador ortográfico / sintático» como  vemos hoje, por exemplo, na utilização de rescrita de mensagens dos nossos  smartphones. É muito mais do que isso: sugere código que melhor resolve um  determinado problema. O valor não está em escrever código mais rapidamente, mas  sim, melhor código. É aqui que está o verdadeiro valor agregados desta ferramenta”. 

Segundo João Nuno Moita, Diretor Comercial da Morphis Technologies, “a  Morphis Technologies posiciona esta nova ferramenta como um produto para  empresas que desenvolvem software para comercialização, para quem presta  serviços de desenvolvimento aplicacional para outras empresas, ou para  organizações que desenvolvem os seus próprios sistemas”. 

O K.Explorer permite sugerir ao developer o código que melhor resolve um  determinado problema ou função e estará disponível em três versões: Community,  que pode ser utilizada sem custos para pesquisar código público; Professional, que  integra pesquisas e code assist; e, por fim, Enterprise, para organizações que  querem utilizar o K.Explorer com código público, mas também pretendem ter a  possibilidade de utilizar o modelo para treinar o seu próprio código corporativo. 

Mais informações sobre o K.Explorer aqui


Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: