Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Nasce o novo Portal da Sabedoria para ajudar alunos de matemática, físico-química e física

Nasce o novo Portal da Sabedoria para ajudar alunos de matemática, físico-química e física
Share it:

 Nasce o novo Portal da Sabedoria para ajudar alunos de matemática, físico-química e física


Acaba de nascer o novo Portal da Sabedoria, comunidade de explicações especializadas e apoio na preparação para exames de matemática e físico-química que pretende ligar alunos do ensino básico, secundário e superior a professores credenciados que os possam ajudar a evoluir na sua vida escolar. O projeto resulta da fusão do primeiro centro de explicações online em Portugal - Centro de Explicações Online (CEO) e do Portal da Sabedoria, a primeira plataforma de e-learning em Portugal.

Apesar de o início da atividade ser apenas agora, o projeto junta já 50 professores e 200 alunos em Portugal, tendo a ambição de ser a maior plataforma de educação de toda a lusofonia. O Portal da Sabedoria está já a desenvolver uma comunidade gratuita de alunos, com o objetivo de que os estudantes se ajudem mutuamente para a aprendizagem de matemática e físico-química.

“O nosso sonho passa por atrair alunos de toda a lusofonia, fazendo com que cheguem até nós e sejam acompanhados durante todo o seu percurso escolar, até entrar no mercado de trabalho. Com o nosso conteúdo, não vamos estar só a ter um papel relevante no desenvolvimento e promoção da educação, vamos conseguir identificar e captar talento que será essencial para o desenvolvimento do conhecimento em língua portuguesa”, afirma Rogério Jorge, cocriador do Portal do Conhecimento.

“Através do trabalho que temos vindo a fazer, temos já casos de alunos que aumentaram bastante as suas notas, passando, por exemplo, de 8 para 17 ou 18. São resultados assim que comprovam o trabalho que dedicamos a cada aluno individualmente e que nos motivam, ainda mais, para este projeto”, afirma Francisco Faustino, cocriador do Portal da Sabedoria. “O nosso objetivo é juntar alunos e explicadores na melhor experiência de explicação alguma vez feita, através de uma aula experimental gratuita para os alunos testarem o produto, assim como um acompanhamento contínuo para garantir o sucesso escolar e desenvolvimento educacional. Aos explicadores, articulamos o contacto com alunos e damos formação e um acompanhamento contínuo para garantir a qualidade do serviço que estão a prestar”, afirma Francisco Faustino, cocriador do projeto.


Como funciona

O Portal da Sabedoria oferece uma primeira aula, sem custos nem qualquer compromisso. Caso os alunos queiram continuar, passam a ter a explicações semanais e acesso a uma sala de estudo virtual gratuita, aberta 20 horas por semana, com um professor para esclarecer todas as tuas dúvidas. A isto junta-se uma reunião mensal com um especialista de estudo, com valências nas áreas de estudo, gestão de tempo e produtividade.


Os explicadores

Os professores inscritos na plataforma passam por um processo de análise do seu CV, fazem um teste de avaliação e passam por uma entrevista que avalia motivações, interesses e compromisso. Os explicadores ganham entre 15 e 40 euros por hora, dependendo se dão explicações individuais ou a grupos.


Os fundadores

Francisco Faustino, atualmente no último ano da licenciatura em Engenharia Mecânica no Instituto Superior Técnico (IST), fundou o Centro de Explicações Online – CEO, o primeiro centro de explicações online em Portugal. É cocriador do podcast “Tenho média Pa’Isto”.

Francisco Lopes foi o melhor aluno do IST após ter concluído o Mestrado em Engenharia Física Tecnológica em 4 anos, menos do que os habituais 5. Durante o seu percurso profissional, fundou uma agência de crescimento digital multipremiada, foi investidor em múltiplas start-ups, incluindo Fireflyon (fireflyon.com), Crossmint.io e Aleph. Além disso, figurou também na lista dos 30 jovens mais promissores, pela Forbes, nos EUA após ter concluído o MBA na Universidade de Stanford.

Gonçalo Simões de Almeida é advogado, sócio da KGSA desde 2019, onde se dedica a assessorar projetos tecnológicos inovadores e instituições de solidariedade social, entre outos. Foi strategic advisor para temas jurídicos e regulatórios numa empresa de criptoativos em Portugal entre 2018 e 2020 e, durante a pandemia, foi assessor da Secretária de Estado da Educação do XXII Governo Constitucional, para matérias jurídicas, plataformas digitais e sistemas de informação da educação.

Rogério Jorge tem licenciatura e mestrado no ISTT, doutoramento em Física, vertente Fusão Nuclear, na École Polytechnique Fédérale de Lausanne, Suíça e dois pós-doutoramentos (um nos Estados Unidos da América e outro na Alemanha), tendo, de seguida, firmado um contrato de seis anos com a Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal para investigar novos desenhos de reatores nucleares a fusão no IST. É Professor auxiliar convidado do Departamento de Física no IST e líder de um projeto de investigação de 95 mil euros constituído por seis membros de equipa e com financiamento de EuroFusion - consórcio de investigação em fusão nuclear da União Europeia. 

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: