Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Um em cada cinco líderes quer apostar numa liderança mais autêntica em 2023

Um em cada cinco líderes quer apostar numa liderança mais autêntica em 2023
Share it:

 Um em cada cinco líderes quer apostar numa liderança mais autêntica em 2023


  • Um em cada cinco líderes tem como principal prioridade para 2023, uma liderança mais humanista, um maior foco no bem-estar, a promoção de um ambiente de trabalho mais justo, transparente, autêntico e seguro, potenciando o desenvolvimento das competências profissionais de cada colaborador. Esta é a principal conclusão revelada na 1.ª edição do Boyden Leadership Trends, um estudo conduzido à escala global e coordenado pelo Centro de Excelência da Boyden, sobre tendências de liderança.
  • Uma “Freedom-Centric Culture” é uma das tendências que se destaca também e que pressupõe-se uma aposta numa liderança que inspire e encoraje a implementação de formas de trabalho que se adequem aos diferentes estilos de vida e expetativas profissionais e que contribuam para o sucesso de cada colaborador.
  • De acordo com o estudo, são os líderes jovens em empresas de pequena e média dimensão quem dá mais importância ao investimento em práticas de liderança mais humanistas, quando comparado com líderes em grandes organizações.
  • A aposta no desenvolvimento de competências através de estratégias de aprendizagem de valor acrescentado e elevado impacto será também uma das prioridades no próximo ano.


Uma liderança mais autêntica, com foco em políticas de flexibilidade e uma forte aposta no desenvolvimento de valor acrescentado, são alguns dos destaques entre as tendências de liderança para 2023, de acordo com o Boyden Leadership Trends, divulgado esta quinta-feira, em Lisboa, pelo Centro de Excelência da Boyden.

O relatório Boyden Leadership Trends foi conduzido durante o primeiro semestre de 2022, e contou com um total de 463 contributos de líderes em funções de CEO, Conselhos de Administração, Talento e RH por todo o Mundo, dos quais 42,7% da América do Norte, 30% da Europa e 17,1% da China e Singapura. Deste grupo, 56% homens, 42,9% mulheres e 1,1% que preferiu não se identificar.

Em termos de setores, as respostas recolhidas somam 16,2% do setor das telecomunicações, 14,9% de serviços profissionais e 12,7% dos setores da energia, recursos e indústria, e os restantes cerca de 56,2%, do setor do consumo, serviços financeiros, cuidados de saúde e ciências da vida, Governo e serviço públicos, educação, desporto, artes, cultura e entretenimento. 

O estudo destaca sete tendências de liderança para 2023, surgindo em primeiro lugar da tabela como a principal prioridade dos líderes inquiridos, a tendência “Human-Centered Leadership”. Quase metade dos inquiridos identificou esta como a sua principal prioridade para este ano. São os líderes mais jovens e em empresas de pequena e média dimensão (50,1%), quem dá mais importância ao investimento em práticas de liderança mais humanistas, quando comparado com líderes em grandes organizações (34,4%). 

“Parece haver uma consciência cada vez mais clara dos líderes de que a vocação das suas empresas é, também, a de valorizar as suas pessoas. A capacidade de o fazerem terá um impacto muito positivo no desenvolvimento mais sustentável das suas organizações”, sublinha João Guedes Vaz, Partner e Global Head of Leadership Consulting.

Para alcançar esta meta, os líderes referem que será importante investir em processos mais personalizados de desenvolvimento, como o coaching e a mentoria; no desenvolvimento de uma liderança mais empática e autêntica, e no reforço das relações interpessoais e redes de colaboração; e, ainda, na criação de um ambiente psicologicamente seguro dentro da organização.


Manter a conexão apesar da distância

A tendência “Freedom-Centric Culture” destaca-se na segunda posição em termos de prioridade para 2023. Neste tópico, pressupõe-se a aposta numa liderança que inspire e encoraje a implementação de formas de trabalho que se adequem aos diferentes estilos de vida e expetativas profissionais e que contribuam para o sucesso de cada colaborador. "O foco numa liderança humanista e que promova uma maior liberdade de escolha por parte dos colaboradores, foram muito valorizadas no nosso estudo", destaca Katia Pina, Head of Global Center of Excellence da Boyden. "Durante a pandemia, líderes com maior capacidade de ajustar as suas formas de trabalho às necessidades específicas das suas equipas conseguiram uma valorização do seu papel e uma diferenciação positiva. Curiosamente, a importância de uma cultura centrada na liberdade revela também uma tensão paradoxal com a expetativa de uma liderança humanista. Existe uma necessidade de pertença e conexão, mesmo em contextos de trabalho remoto e virtual. Esta ambiguidade pressiona a responsabilidade individual e traz mais complexidade à liderança."

Quase 70% dos líderes inquiridos no estudo consideram que a estratégia mais eficaz para conseguir implementar e desenvolver uma cultura de liberdade de escolha, passa por ter líderes que promovam uma cultura de responsabilidade individual; e que invistam em ferramentas e processos que promovam a colaboração, a comunicação e o trabalho remoto.   

Este estudo analisa também a maturidade das empresas, no que diz respeito à implementação destas tendências. Neste critério, e apesar de esta ser uma das principais prioridades dos líderes, parte dos inquiridos considera que estas estratégias não são, em alguns casos, implementadas de forma concertada e consistente. 


A dificuldade como oportunidade competitiva

Em terceiro lugar, os inquiridos apontam a tendência “Beyond Resillience”, ou seja, a capacidade de aproveitar os desafios para se diferenciar da concorrência, através de uma maior agilidade e capacidade de adaptação. Cerca de 70% dos líderes refere que é importante melhorar a comunicação e a colaboração, promover equipas autónomas e descentralizar as decisões (56,9%); criar um modelo organizacional e de gestão que promova agilidade (42,5%) e, ainda, promover uma cultura de tolerância ao erro (31,7%). A maioria dos líderes acredita que as organizações já dispõem de ferramentas e práticas de liderança que apoiem a implementação destas medidas, sendo que neste caso, os mais otimistas são os líderes de regiões como a China e Singapura. “Esta é uma das tendências mais relevantes, tendo em conta o contexto dos últimos anos e o mundo em que vivemos, em rápida transformação. A agilidade implica uma aprendizagem constante e capacidade de adaptação sob pressão, pelo que é uma competência essencial no contexto atual”, sublinha Katia Pina, Head of Global Center of Excellence da Boyden.


Reforçar o impacto do desenvolvimento de competências em 2023

Cerca de 10% dos inquiridos identificou a aprendizagem de alto impacto e valor acrescentado como a sua principal prioridade, aparecendo a tendência “Impact Learning” como a quarta tendência de liderança para 2023. O desenvolvimento de programas de coaching e mentoria personalizados e o reforço de competências técnicas e relacionais, são algumas das soluções apontadas pelos líderes para obter maior valor acrescentado e impacto dos investimentos efetuados na área do desenvolvimento.

Esta é uma aposta transversal das lideranças, independentemente da sua origem, idade ou setor de atividade. 


Em sintonia com a tecnologia e a inovação

A quinta tendência de liderança “People-Technology Link”, surge como um objetivo transversal às lideranças, e essencial para assegurar a competitividade e o sucesso dos negócios numa era de transformação digital. De acordo com o estudo, as estratégias que mais contribuem para a fluência digital são: o acesso e incentivo de ferramentas de comunicação e colaboração digitais, o treino e capacitação em competências tecnológicas e a atração e desenvolvimento de líderes com competências digitais.


Líderes terão papel decisivo em organizações mais sustentáveis e inclusivas

Em sexto e sétimo lugares, surgem duas tendências relacionadas com políticas de ESG e DEI – “Responsible Businesses” e “Diverse Leadership Bench”, respetivamente. Segundo o estudo, os líderes acreditam na importância de assumir posições de responsabilidade perante um vasto leque de stakeholders, promover a transparência e o propósito com um grande foco na sustentabilidade social, ambiental e financeira, bem como a promoção de uma liderança mais inclusiva.

Um número significativo de inquiridos considera prioritário desenvolver negócios de forma responsável e com um impacto positivo na sociedade e no mundo. Neste caso, são os líderes seniores, provenientes de empresas de grande dimensão da Europa e América do Norte, quem dá mais importância a estas práticas de liderança. 

Entre as estratégias que mais contribuem para a sustentabilidade e responsabilidade dos negócios está a capacidade de envolver os colaboradores no propósito da organização, e capacitá-los para comportamentos e práticas éticas e de responsabilidade social. 

9,4% dos inquiridos, em particular líderes mais seniores, assinalou como sua principal prioridade para o próximo ano a promoção da diversidade e de uma cultura mais inclusiva, vendo estas políticas como basilares para o sucesso do seu negócio.

No entanto, mais de 60% dos inquiridos refere que há uma escassez de urgência e de promoção destas políticas por parte da liderança de topo, e, ainda, pouco entendimento sobre os benefícios destas práticas, uma fraca aposta na formação sobre as mesmas, e um desajuste das métricas de diversidade, equidade e inclusão (DEI). 

“É uma oportunidade única conseguirmos recolher uma tão vasta diversidade de insights sobre liderança. Os dados recolhidos neste estudo poderão ajudar os líderes a ter uma perceção mais concreta das necessidades das pessoas e das suas organizações, preparando-se para 2023 e assegurando que conseguem prosperar num contexto de incerteza e constante mudança, mantendo o bem-estar das suas equipas e o sucesso dos seus negócios”, conclui João Guedes Vaz.

O Centro de Excelência global da Boyden promove o desenvolvimento de competências de liderança e de soluções de consultoria nesta área, combinando a expertise interna e as fortes parcerias, com a inovação e mais recente investigação do setor.


Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: