Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

CDI celebra uma década e lança podsérie que conta os impactos sociais da sua atuação

CDI celebra uma década e lança podsérie que conta os impactos sociais da sua atuação
Share it:

 CDI celebra uma década e lança podsérie que conta os impactos sociais da sua atuação

Foto: Carlos Pinto, o primeiro entrevistado da podsérie

O Center of Digital Inclusion (CDI) completa dez anos de atividade e, em modo de comemoração, lança a podsérie “CDI Portugal - Há 10 anos a Bater Corações”, que conta com dez episódios. O objetivo é contar como, ao longo dos dez anos, a organização conseguiu alcançar mais de 58 mil beneficiários, fornecer mais de três mil horas de formação em parceria com 88 empresas e instituições e formar quase 1.200 professores para diferentes projetos.

Cada episódio da podsérie irá abordar um projeto, como o Apps For Good e o Switch to Innovation, e quais os impactos que tiveram na sociedade, seguindo um perfil de organização de inovação social, nomeadamente através da tecnologia. Este lançamento tem como intuito dar a conhecer todo o impacto social dos projetos do CDI em Portugal.

O primeiro dos dez episódios comemorativos já está disponível e conta a história sobre como, em 2014, um projeto desenvolvido no CDI Comunidade Musgueira propôs uma solução tecnológica para minimizar o abandono escolar na região. Cada episódio será lançado no dia 10 de cada mês, às 10 horas.

João Baracho, diretor-executivo do CDI Portugal, aponta que a organização chegou a Portugal em 2013 com uma missão muito clara: “O CDI existe para promover a inclusão e inovação social e digital. Temos a firme intenção de despertar uma nova consciência nas pessoas e nas organizações para se apropriarem das novas tecnologias e, assim, serem capazes de criar soluções com impacto positivo e melhorarem a sociedade”. 

Segundo um levantamento feito pelo CDI, entre os participantes dos projetos e eventos realizados pela organização, cerca de 85% demonstram-se satisfeitos e recomendam os projetos. Quanto às competências dos beneficiários, o impacto ultrapassa os 70%, contribuindo, assim, para o aumento da autoconfiança na utilização das tecnologias, aumento da literacia digital, melhoria de competências tecnológicas, aumento do interesse pelas tecnologias e melhoria de soft skills, tais como resolução de problemas, comunicação, criatividade, entre outras.

O CDI recebeu, em 2020, o Prémio UNESCO pelo Apps for Good, programa educativo tecnológico com alunos do 5º ao 12º ano de escolaridade e professores de todas as áreas disciplinares. Além disso, o CDI mantém um ecossistema digital presente no município de Valongo com o Centro de Cidadania Digital (CCD) que recebeu o 2º Prémio Nacional na categoria de Empreendedorismo Responsável e Inclusivo no âmbito dos EEPA 2022 - European Enterprise Promotion Awards. 

A podsérie está disponível no Spotify, Google Podcast e Apple Podcast e no Youtube e também poderá ser vista nos perfis do CDI no Instagram, Facebook e LinkedIn.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: