Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Eurofirms sublinha 4 razões pelas quais o reskilling será crucial em 2023

Eurofirms sublinha 4 razões pelas quais o reskilling será crucial em 2023
Share it:

 Eurofirms sublinha 4 razões pelas quais o reskilling será crucial em 2023

No Dia Internacional da Educação, o Eurofirms Group, empresa de RH especializada em gestão de talento, com mais de 30 anos de experiência a nível ibérico, relembra a importância da requalificação de competências para o sucesso das empresas.

As regras de trabalho e de mercado mudaram. As empresas enfrentam atualmente inúmeros desafios associados ao trabalho remoto, à atração e retenção de talento, à falta de mão de obra, ao envelhecimento da população e à própria inovação tecnológica, que acaba por criar um fosso de competências entre uma força de trabalho ativa que ainda é composta por inúmeras pessoas que nasceram na “era analógica.

“O reskilling pode ajudar as empresas e as pessoas a resolverem alguns dos principais problemas atuais. As empresas têm de fazer uma gestão mais inteligente dos seus recursos, e as pessoas precisam de investir no seu crescimento profissional e mudar, sem medos, arriscar”, diz Sara Pimpão, country lider da Eurofirms Portugal.

“Na Eurofirms já encontramos inúmeros profissionais que procuram empregos totalmente distintos da sua formação inicial, nomeadamente pessoas que se quiseram ajustar às novas tendências e realidade, e que enveredaram pelas áreas tecnológicas através de cursos de formação.”

 

1.Combater desemprego e procurar empregos sólidos

2023 será um ano desafiante em termos económicos, algo que poderá afetar investimento e o aumento das ofertas de emprego. No entanto, existem áreas com falta de mão de obra e com inúmeras oportunidades em aberto.

Design, programação, cibersegurança. São já muito comuns os profissionais que investem em cursos de formação numa determinada área ou mesmo ferramenta para se ajustarem à procura de mercado. E fazem-no com sucesso.  A modernização das empresas é inevitável e a utilização crescente das tecnologias é incontornável. No 2020 Future of Jobs Report, o Fórum Económico Mundial (WEF) diz que nos próximos 10 anos, a tecnologia e a automatização irá desencadear um aumento de novos empregos em profissões emergentes. Muitos empregos existentes poderão tornar-se redundantes, enquanto outros irão sofrer transformações significativas que exigirão novas competências.

É o exemplo das designadas profissões tradicionais, como eletricista ou mecânico, que estão cada vez mais ligadas à área tecnológica e que necessitam de novas competências. 

O Reskilling e o upskilling são opções viáveis para aumentar as competências no mercado de trabalho atual. Aumentar o conhecimento e melhorar as capacidades é uma estratégia sólida para qualquer pessoa que tenha em vista uma carreira longa e próspera. 

2.Redução de custos

Num ano que se adivinha difícil, a redução de custos é sempre prioridade. A contratação de novos colaboradores representa um investimento significativo para as organizações que nem sempre é bem medido, pelo facto de envolver bastante mais do que apenas dinheiro - nova contratação, processo de integração, equipamentos, formação geral e específica, tempo de adaptação. Quando ele vai embora, à margem dos custos de saída, este investimento é também perdido, a par com a propriedade intelectual. 

Requalificar os colaboradores com as competências específicas que a empresa precisa permite reter os melhores membros da equipa. É importante lembrar que os colaboradores possuem um conhecimento inestimável da empresa, que lhes permite trabalhar sem assistência, realizar tarefas com mais rapidez e gerar produtos de maior qualidade. 

3.Garantir competitividade e crescimento

Os líderes devem identificar os fatores de crescimento cruciais e as competências que o negócio precisa para se manter relevante. Num ano desafiante, quaisquer desequilíbrios internos podem comprometer a capacidade de resposta, a qualidade de entrega, a inovação e o crescimento. Numa equipa vencedora não se mexe! E se tem a sorte de as ter, as empresas precisam fazer uma gestão eficiente dos seus recursos. Priorizar programas de formação de empregados para enfatizar a requalificação irá ajudar as organizações a permanecerem competitivas e a continuarem a obter resultados positivos em termos líquidos.

As empresas devem assegurar o aumento da qualificação da sua força de trabalho crítica - especialmente aquelas que são responsáveis por conduzir os seus principais modelos de negócio. Ter uma abordagem passo-a-passo e investir em competências críticas deve ser uma grande prioridade para qualquer empresa.

 4.Retenção de talento

Se um colaborador é fantástico, porquê mandá-lo embora, mesmo que o seu posto de trabalho se tenha tornado desnecessário. Entender as capacidades de um recurso fiável e de alto desempenho, e recolocá-lo noutra área é crucial para não perder o seu valor. Por outro lado, o upskilling ajudar os colaboradores a ter sucesso, a adaptar-se às novas mudanças na indústria, a permanecer confiante e conhecedora na sua área de especialização - mesmo que essa área mude e se desenvolva.

Um colaborador que sente que a sua empresa investe em si, o valoriza e premeia, “veste a camisola” e cria um elo emocional mais difícil de quebrar.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: