Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Fundação Repsol lança convocatória para 12ª edição do programa Fundo de Empreendedores

Fundação Repsol lança convocatória para 12ª edição do programa Fundo de Empreendedores
Share it:

 Fundação Repsol lança convocatória para 12ª edição do programa Fundo de Empreendedores

  • Há mais de uma década que a Fundação Repsol apoia o empreendedorismo e os empreendedores. No início deste ano,  lançou uma nova convocatória para o programa Fundo de Empreendedores, a sua aceleradora para startups tecnológicas que ofereçam soluções inovadoras no setor da transição energética. 
  • As empresas selecionadas vão receber entre 60 mil a 100 mil euros num ano, aconselhamento de uma equipa de mentores especializados no setor energético e terão a oportunidade de realizar testes-piloto nas instalações da Repsol. 
  • Em Portugal, já participaram e submeteram candidaturas 117 startups sendo que, até ao momento, quatro receberam investimento do Fundo de Empreendedores para desenvolverem os seus projetos.
  • A convocatória é de âmbito internacional e as propostas podem ser apresentadas até 10 de março em https://www.fundacionrepsol.com/es/fondo-emprendedores.

Há mais de uma década que a Fundação Repsol apoia o empreendedorismo e os empreendedores através do seu programa de aceleração de startups. Por isso, acaba de lançar a décima segunda convocatória para o seu Fundo de Empreendedores, através do qual procura startups tecnológicas que desenvolvam soluções inovadoras nos domínios da transição energética e redução da pegada de carbono, das tecnologias de baixas emissões, da economia circular e da digitalização da indústria energética.

Desde a sua criação em 2011, o Fundo já permitiu acelerar mais de 70 startups, com uma taxa de sobrevivência de 80% entre as empresas incubadas -, desenvolver mais de 850 protótipos, e registar cerca de 230 patentes. Estes resultados confirmam a trajetória desta aceleradora de inovação da Fundação Repsol.   

Nas suas onze edições, a Fundação Repsol doou mais de 10 milhões de euros às empresas incubadas, que conseguiram angariar no seu conjunto mais de 400 milhões de euros de financiamento público e privado, e criaram quase 500 novos empregos, 25 dos quais em Portugal, em setores como os das tecnologias de baixas emissões, biotecnologia, mobilidade avançada, nanotecnologia, economia circular ou digitalização.

Em Portugal, já participaram e submeteram candidaturas 117 startups, sendo que, até ao momento, quatro empresas nacionais receberam investimento do Fundo de Empreendedores para desenvolverem os seus projetos.


Apoiar o Empreendedorismo para a transição energética

O Fundo de Empreendedores apoia, todos os anos, entre cinco a sete empresas na fase pré-comercial, dando-lhes o impulso que necessitam para se converterem num projeto real no mercado, o mais rápido possível. Todas elas têm em comum o facto de estarem a desenvolver projetos inovadores que contribuem para uma transição energética mais sustentável.

Os projetos selecionados receberão um apoio financeiro de até 100 mil euros durante um ano, e aconselhamento de uma equipa de mentores especializados que os acompanharão durante a fase de aceleração. Este grupo de mentores agrega uma variedade de especialistas, desde profissionais da Repsol Technology Lab e das diferentes áreas de negócio da empresa, que farão um acompanhamento técnico e empresarial, até antigos executivos da Repsol, com uma vasta experiência no desenvolvimento de negócios.   

As startups incubadas também poderão testar os seus protótipos nas instalações industriais da Repsol e desenvolver testes-piloto em colaboração com os profissionais da multienergética. Um dos pontos que torna o Fundo de Empreendedores diferenciador em relação a outras aceleradoras, é a combinação entre o apoio para a realização de testes-piloto, como forma de validação e ampliação da tecnologia destas startups em ativos da Repsol permitindo condições de operação reais, e o acesso a um ecossistema de investimento, com medidas que completam o processo de aceleração das startups.

O processo de aceleração tem a duração de um ano e começa em outubro de 2023. Durante este período, não é necessário que as startups alterem a sua localização atual. Os empreendedores que queiram participar podem apresentar os seus projetos até 10 de março de 2023, através do formulário disponível no site da Fundação Repsol, em www.fundacionrepsol.com.  


Quem pode participar?

As convocatórias da Fundação Repsol têm um âmbito internacional e estão abertas para pequenas e médias empresas de base tecnológica em fase pré-comercial e que estejam, simultaneamente, a trabalhar em soluções inovadoras nas seguintes áreas: 

  • Tecnologias energéticas de baixo carbono e economia circular;
  • Biotecnologia e nanotecnologia para soluções energéticas sustentáveis; 
  • Produtos e serviços baseados na gestão da energia e energias renováveis; 
  • Tecnologias digitais para a indústria energética;
  • Soluções naturais para a redução da pegada de carbono.


Impulsionar uma transição energética justa e inclusiva   

O Fundo de Empreendedores faz parte da estratégia da Fundação Repsol, centrada na transição energética e na sociedade, ao mesmo tempo que responde ao compromisso da multienergética com a inovação, o conhecimento e as pessoas, e implementa-se em quatro grandes linhas de atuação:

  • Investimento em empresas que trabalham para uma transição energética sustentável e inclusiva, gerando um triplo impacto positivo: ambiental, social e económico. 
  • Um acelerador empresarial que apoia soluções inovadoras de base tecnológica nos setores da energia e da mobilidade. 
  • Disseminação de conhecimento sobre a transição energética, através da plataforma digital Open Room, uma rede de Cátedras de Transição de Energia em universidades de prestígio, e do Zinkers, um programa educativo digital para sensibilizar os jovens para os desafios do futuro da energia. 
  • Promoção de projetos sociais e de voluntariado, relacionados com transição energética e as alterações climáticas, e que promovam o desenvolvimento social.


Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: