Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

INCoDe.2030 realiza levantamento nacional de iniciativas de capacitação digital

INCoDe.2030 realiza levantamento nacional de iniciativas de capacitação digital
Share it:

 INCoDe.2030 realiza levantamento nacional de iniciativas de capacitação digital 

O INCoDe.2030, Iniciativa Nacional de Competências Digitais e.2030, está a realizar um levantamento de iniciativas de capacitação digital, a nível nacional, com o apoio da Deloitte. Este levantamento tem como objetivo centralizar, na Plataforma Digital Skills and Jobs, toda a informação relacionada com iniciativas de formação e capacitação digital a nível nacional, para que cidadãos e cidadãs, empresas, administração pública central e local  e terceiro setor possam identificar as oportunidades de formação e desenvolver as mais adequadas às suas necessidades. 

A região de Aveiro foi alvo do projeto-piloto, e os resultados foram apresentados no âmbito do Roteiro INCoDe.2030 – Capacitação Digital, que decorreu na passada quinta-feira, dia 26 de janeiro, na Universidade de Aveiro. Até ao final do ano, vão ser recolhidos dados em todas as regiões e divulgados os resultados do projeto na Plataforma Digital Skills and Jobs em: https://digitalcoalition.pt/

Os resultados do piloto em Aveiro mostram que entidades públicas, privadas e do terceiro setor da região irão promover mais de 100 iniciativas de capacitação digital, e que 59 das iniciativas vão ser dirigidas a trabalhadores e 14 a empresas, e irão apostar em temas como a proteção de dados, a cibersegurança ou a linguagem de programação. As ações e formações criadas serão, na grande maioria das vezes (78%), gratuitas.

Entre as 13 entidades promotoras destas iniciativas contam-se nove do setor privado e três do público. O estudo, disponível em anexo, destaca ações que serão promovidas por entidades como a AEVA (Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro), a UNAVE (Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro), a Inova-Ria (Associação de Empresas para uma Rede de Inovação em Aveiro) ou a Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro (AIDA CCI).

“Portugal está ligeiramente acima da média europeia no que toca à utilização da internet, mas cerca de 15% da nossa população ainda não está online e apenas 29% dos portugueses e portuguesas têm competências digitais acima do nível básico. Há, por isso, um caminho a percorrer. O que este piloto nos mostra é que a região de Aveiro está a fazer esse percurso a bom ritmo, com uma oferta muito satisfatória de ações que devem ser mais divulgadas junto da população, de forma a diminuir o número de pessoas que ainda não têm estas competências. O trabalho feito nesta região vai servir de exemplo para um levantamento mais alargado de projetos como estes em todo o território nacional”, afirma Luisa Ribeiro Lopes, Coordenadora-Geral do INCoDe.2030. 

Share it:

Post A Comment:

0 comments: