Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

O Observatório de Inovação do Grande Consumo do Institut Cerdà reconhece boas práticas inovadoras no setor

O Observatório de Inovação do Grande Consumo do Institut Cerdà reconhece boas práticas inovadoras no setor
Share it:

 O Observatório de Inovação do Grande Consumo do Institut Cerdà reconhece boas práticas inovadoras no setor 

UM SISTEMA DE ABERTURA FÁCIL NO CAFÉ SOLÚVEL E UMA APLICAÇÃO DE ANÁLISE DE CUSTOS SÃO INICIATIVAS DA MERCADONA RECONHECIDAS ENTRE AS GRANDES INOVAÇÕES DO CONSUMO EM 2022

  • A  aplicação interna da empresa, denominada DPP, é capaz  de analisar os custos de cada produto de forma a otimizá-los, tornando-o compatível com melhorias de qualidade e serviço.
  • O novo sistema de abertura fácil, incorporado no opérculo da gama de café solúvel Hacendado, acelera e simplifica o processo de abertura.
O Institut Cerdà divulgou esta manhã, durante a celebração da sua sexta edição do Observatório de Inovação em Grande Consumo em Espanha, que decorreu no Ministério da Ciência e Inovação, as inovações do setor em 2022.  

Entre elas, destacou a aplicação interna da Mercadona como inovação nos processos, denominada DPP, capaz de determinar os custos e a rentabilidade de cada produto, a nível unitário, em todas as etapas da sua cadeia de montagem e facilitando a tomada de decisões de custos acertadas.  

O objetivo desta aplicação, desenvolvida internamente pela empresa e que representou um investimento de mais de 5 milhões de euros, é  otimizar os seus processos para se adaptar de forma ágil e flexível, à incerteza do contexto atual caracterizado pelo aumento do preço  da  energia, dos transportes e das matérias-primas (entre outros); tornando compatível a poupança de custos com as melhorias de qualidade em cada produto. Graças  ao uso desta ferramenta, até à data, a empresa conseguiu poupar mais de 150 milhões de euros. 

Além disso, também foi reconhecido como uma inovação de produto o sistema de abertura fácil que a empresa, em colaboração com o Fornecedor Totaler Prosol, incorporou no opérculo do café solúvel Hacendado (Clássico, Descafeinado e Espresso Creme).

Graças a esta nova embalagem, o consumidor pode facilmente abrir o produto pressionando a mesma tampa, evitando assim a utilização de utensílios adicionais, como colheres. Esta nova forma, que agiliza e simplifica o processo de abertura, permite manter o sabor e o aroma do café.


Modelo de Coinovação  da Mercadona

Para a Mercadona, a satisfação do “Chefe” (Cliente)  é o ponto fundamental da sua atividade e coloca-o sempre no centro das suas decisões. Para isso, existe uma cultura corporativa baseada na excelência do serviço e na melhoria contínua da qualidade que impulsiona a inovação em toda a empresa.

Além disso, dispõe de um Modelo de Coinovação pioneiro no qual trabalha, desde 2011, através da sua Estratégia Avental: partilhando com os clientes experiências e hábitos de consumo de alimentação e bebidas, limpeza do lar, higiene pessoal e cuidado dos animais de estimação, para os transmitir depois aos fornecedores e impulsionar uma colaboração direta para melhorar a qualidade e desenvolver novos produtos.

A empresa conta com uma rede de  22 centros de coinovação em Portugal e Espanha, cujas instalações se dedicam à inovação, promovendo a melhoria contínua nos processos e produtos, estudando as necessidades e desejos dos clientes para lhes oferecer, de forma ágil, as melhores soluções, num contexto cada vez mais em mudança.  

Equipa da Divisão de Custos de Processo da Mercadona, responsável pelo desenvolvimento, em colaboração com mais de 50 pessoas de outros departamentos, da nova aplicação, DPP.

Café Hacendado solúvel com o novo sistema de abertura fácil disponível na Mercadona


Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: