Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Airbus lança projetos de I&D do Fundo Europeu de Defesa

Airbus lança projetos de I&D do Fundo Europeu de Defesa
Share it:
A Airbus lançou dois projetos de investigação e desenvolvimento no domínio da defesa, que está a coordenar no âmbito do Fundo Europeu de Defesa (FED) de 2021. Em Julho de 2022, a Comissão Europeia selecionou, entre outros, oito projetos de colaboração, dos quais a Airbus faz parte, cobrindo diferentes áreas tecnológicas inovadoras. O FED promove a cooperação entre empresas e institutos de investigação europeus de diferentes dimensões e origens geográficas na UE, reforçando a resiliência e a autonomia estratégica da Europa.
Entre os 61 projetos de defesa colaborativos de R&T e I&D que foram selecionados e financiados com 1,2 mil milhões de euros, a Airbus Defence and Space está a coordenar o projeto European Defence Operational Collaborative Cloud (EDOCC), enquanto a Airbus Helicopters está a coordenar o projeto EU Next Generation Rotorcraft Technologies Project (ENGRT). Os contratos para estes projetos foram assinados em Dezembro de 2022.

O EDOCC vai criar uma plataforma virtual para aumentar a interoperabilidade, eficiência e resiliência das operações militares, reforçando os serviços de colaboração no campo de batalha. O projeto vai estudar, desenhar e validar conceptualmente a plataforma virtual e desenvolver a primeira versão de um catálogo de serviços, identificando ao mesmo tempo normas e tecnologias adequadas para um elevado desempenho e interoperabilidade.

O ENGRT centrar-se-á na análise e compreensão das necessidades das forças armadas europeias para operações de helicópteros para além de 2030. Os parceiros do projeto vão estudar o conceito de operações de helicópteros militares e definir as tecnologias-chave necessárias para os futuros helicópteros militares. Serão explorados conceitos e arquiteturas alternativas de helicópteros. Este projeto abrirá o caminho para a próxima geração de helicópteros militares na Europa.

A Airbus é também parceira em seis projetos multinacionais do FED e contribuirá com a sua experiência nas seguintes áreas de investigação e desenvolvimento: Uniformização do Combate Aéreo Colaborativo; Cockpit Aperfeiçoado; Proteção Europeia de Waveform para SatCom; Inteligência em cyber ameaças; Tecnologias Avançadas de Radar e Componentes Avançados de Radiofrequência.

O Fundo Europeu de Defesa tem o objetivo de atribuir 8 mil milhões de euros até 2027.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: