Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Bitcoin: O que é e como funciona?

Bitcoin: O que é e como funciona?
Share it:
A tecnologia avança e a internet também, hoje em dia as pessoas têm acesso a muita coisa na internet e o bitcoin é uma delas. Apesar de ganhar uma fama enorme no mercado de investimentos, alguns investidores ainda desconhecem a função de uma das maiores criptomoedas do mundo.
Hoje em dia muitos estão usando o bitcoin para vários fins como: compras, staking, investir na corretora forex entre outros.

Pensando nisso, hoje decidimos falar sobre o Bitcoin e como funciona.

O que é Bitcoin?

Bitcoin é uma moeda digital e também chamada de criptomoeda, que pode ser trocada por bens ou serviços com fornecedores que aceitam Bitcoin como pagamento. Com o Bitcoin, os detentores podem comprar, vender e trocar bens ou serviços sem uma autoridade central ou banco como intermediário.

Bitcoin é uma das moedas virtuais mais conhecidas atualmente, com seu valor subindo dramaticamente desde seu lançamento em 2009. Satoshi Nakamoto, o pseudônimo do criador do Bitcoin, que até hoje não sabemos de quem se trata, afirmou que o objetivo do Bitcoin é ser um sistema de pagamento eletrônico baseado em prova criptográfica, em vez de confiança. Alguns detentores compram bitcoin como um investimento, querendo que seu valor aumente, enquanto indivíduos e empresas usam ou aceitam pagamentos como moeda. O PayPal, por exemplo, atualmente suporta transações em Bitcoin, e o país de El Salvador aceitou o Bitcoin como moeda.

As transações Bitcoin-para-Bitcoin são feitas trocando digitalmente códigos hash anônimos e altamente criptografados em uma rede ponto a ponto ( P2P ). A rede P2P monitora e verifica a transferência de bitcoin entre usuários. Os bitcoins de cada usuário são armazenados em um programa chamado carteira digital (Wallet), que também contém cada endereço do qual o usuário envia e recebe bitcoins, bem como uma chave privada conhecida apenas pelo usuário.

Por design, o fornecimento de bitcoin é limitado a 21 milhões de moedas, das quais 18,77 milhões já foram extraídas. Isso torna o bitcoin escasso e controla a inflação que poderia ocorrer se houvesse um suprimento ilimitado da criptomoeda. No total 83% de todo o bitcoin que já existiu já circulou.

Como funciona o Bitcoin?

Bitcoin foi construído com um registro digital distribuído em mente chamado blockchain. Blockchain é um tipo de livro público e um sistema digital para registrar transações e dados relacionados em vários lugares ao mesmo tempo. Os blocos em uma blockchain são unidades que contêm dados sobre todas as transações, incluindo data, hora, valor, comprador e vendedor e um código de identificação para cada troca.

Blockchain foi projetado para tornar extremamente difícil hackear o sistema ou falsificar os dados armazenados nele, tornando-o seguro e imutável. Cada computador em uma rede blockchain tem uma cópia do registro para evitar pontos únicos de falha. Se um bloco for alterado, todos os outros blocos no ledger distribuído devem ser alterados. Blockchain é uma tecnologia descentralizada, o que significa que não é controlada por nenhuma organização. Além disso, os códigos de identificação dificultam a produção fraudulenta de blocos.

O Bitcoin é armazenado em um aplicativo de carteira digital em um computador ou smartphone. As carteiras de criptomoedas estão entre uma das melhores maneiras de manter o bitcoin seguro. Existem também vários tipos de carteiras. As carteiras de software permitem que os usuários mantenham apenas uma pequena quantidade de bitcoin em um computador ou telefone celular para uso diário, com o saldo mantido em uma carteira offline separada. Isso protege a maior parte do bitcoin de um usuário contra malware que tenta interceptar a senha usada para acessar uma carteira.

As carteiras offline são softwares de carteira instalados em um USB ou CD ao vivo, e não na Internet, para que possam ser mantidos fisicamente seguros. As carteiras de hardware, outra forma de carteira offline, são dispositivos físicos, como uma unidade flash, que armazenam as chaves privadas de um usuário. Mesmo quando conectado a outro dispositivo, as chaves privadas nunca são expostas, pois as transações assinadas são concluídas no dispositivo.

As pessoas podem enviar bitcoin para outras pessoas por meio de transferência de carteira para carteira de bitcoin. Bitcoin pode ser enviado iniciando uma solicitação de transferência de um endereço bitcoin na carteira do cliente para um endereço bitcoin, ou string alfanumérica, na carteira do fornecedor.

Os remetentes podem selecionar o valor a ser transferido como bitcoin ou em sua moeda local. Cada transação de bitcoin é cobrada uma pequena taxa, que é paga a um minerador de bitcoin. Essa taxa pode variar, dependendo de fatores, incluindo a rapidez com que a transação bitcoin precisa ser confirmada.

Por que o bitcoin é mais valioso?

Bitcoin tem valor semelhante a outras moedas porque outros estão dispostos a trocá-los por bens, serviços e moedas existentes. No entanto, o preço do bitcoin subiu, caiu e subiu exponencialmente várias vezes desde a sua introdução em 2009. Muitos consideram as oscilações voláteis.

Os preços subiram e caíram no mercado de ações devido a uma série de fatores, incluindo empresas que adotam ou abandonam o suporte à moeda e até mesmo o que as celebridades estão dizendo sobre isso. No entanto, o valor do bitcoin também é derivado de outras fontes. Por exemplo, para que uma moeda seja aceita, ela deve ter alguma forma de escassez, divisibilidade, transportabilidade, durabilidade e não deve ser facilmente falsificada.

Bitcoin tem as seguintes características:
  • É limitado a 21 milhões.
  • É divisível até oito casas decimais. A menor unidade, um satoshi ( 1 Satoshi ), equivale a 0.00000001 bitcoin e 100 Milhões correspondem a 1 Bitcoin.
  • Ele é armazenado em carteiras digitais, tornando-o facilmente transportável.
  • Não é físico, portanto não pode ser destruído. No entanto, pode ser comprometido se o hardware, software ou chave criptográfica da carteira correspondente for perdido.
  • Também é protegido contra possíveis falsificações por meio de blockchain e chaves criptográficas.

Como o bitcoin é usado?

O Bitcoin é frequentemente usado como uma opção de pagamento ou como um investimento alternativo. Como método de pagamento, o bitcoin pode ser usado para comprar bens e serviços. Embora o número de fornecedores que aceitam a criptomoeda ainda seja limitado, já existem muitos sites que estão começando a aceitar pagamentos em bitcoin. A empresa de carros elétricos Tesla também decidiu aceitar pagamentos em bitcoin. Como forma de investimento, os indivíduos podem investir em Bitcoin para ajudar a diversificar uma carteira de ações e títulos.

Quais são os riscos do bitcoin?

Os riscos envolvidos com bitcoin incluem o seguinte:
  • Volatilidade nos investimentos. O Bitcoin não tem um histórico de longo prazo ou histórico de credibilidade por trás dele. Os preços sobem e descem rapidamente, e indivíduos conhecidos como Elon Musk aumentaram o valor em quase 10% e o fizeram cair em 5%, apenas enviando uma publicação no twitter. Em 2014, em um dia, o preço caiu 80%.
  • Nenhum seguro. As trocas e carteiras de Bitcoin não são seguradas por programas federais ou governamentais. Ao contrário das contas bancárias, se algo acontecer, é improvável que os indivíduos recebam seus bitcoins de volta.
  • Suspeito de fraude. Como as transações são feitas digitalmente e anonimamente, o bitcoin é a moeda de escolha quando os hackers detêm o resgate de dados de uma vítima inocente.
  • Restrições regulamentares. O Bitcoin também tem sido usado para transações no mercado negro, o que pode levar a regulamentação do governo a restringi-lo.

Conclusão

As pessoas podem comprar bitcoin por meio de uma troca de criptomoedas, com moedas tradicionais ou por meio de caixas eletrônicos Bitcoin. As trocas são um dos métodos mais populares para comprar bitcoin, pois são empresas que permitem que indivíduos comprem e vendam por meio da criação de uma conta.

Exemplos de software incluem Binance e Coinbase ou mesmo a Payeer. As contas também precisam fornecer uma fonte de financiamento, como uma conta bancária ou cartão de débito. Além disso, os caixas eletrônicos Bitcoin são quiosques conectados à Internet que permitem que os indivíduos comprem bitcoin com dinheiro.

Os indivíduos também podem comprar e manter bitcoin como um estoque. Alguns indivíduos comprarão e manterão o bitcoin por um longo período de tempo, outros podem comprar e vender rapidamente depois que o preço subir e outros ainda podem vender e apostar na queda do preço.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: