Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

FCA anuncia a chegada às bancas da 2ª edição atualizada de “Introdução à Cibersegurança - A Internet, os Aspetos Legais e a Análise Digital Forense”

FCA anuncia a chegada às bancas da 2ª edição atualizada de “Introdução à Cibersegurança - A Internet, os Aspetos Legais e a Análise Digital Forense”
Share it:
Esta nova edição apresenta uma atualização geral dos conteúdos pensada face ao aumento expressivo do número de ciberataques a que temos assistido nos últimos anos e que resultaram na violação da privacidade online dos utilizadores e, em alguns casos, em perdas avultadas para as vítimas.
Vai ser apresentada no dia 8 de fevereiro, às 17h00, no Auditório 1 do Edifício Sede da Polícia Judiciária, em Lisboa, com a presença dos autores e a participação de Luís Neves, Diretor Nacional da Polícia Judiciária e Carlos Rabadão, Presidente do Instituto Politécnico de Leiria.
A editora FCA anuncia a publicação da 2ª edição de “Introdução à Cibersegurança - A Internet, os Aspetos Legais e a Análise Digital Forense” com conteúdos atualizados, numa altura em que este tema está na ordem do dia, atendendo ao aumento expressivo do número de ciberataques a que temos vindo a assistir nos últimos anos. 

Esta atualização contribui para a formação contínua dos utilizadores sobre o funcionamento da Internet, dos seus principais serviços e das estratégias de prevenção que aí podem ser aplicadas, com vista à gestão e à minimização dos eventuais riscos da sua presença no ciberespaço.

Através de uma linguagem simples, o livro apresenta-se como uma preciosa fonte de informação sobre os variados temas de interesse no âmbito da segurança na Internet e é dirigido aos profissionais que pretendam adquirir conhecimentos introdutórios e competências nas áreas da investigação da Criminalidade Informática e da Análise Digital Forense, bem como aos estudantes de Informática, de Direito e de outras áreas relacionadas e também ao público em geral.

Este livro contempla três áreas distintas, que, embora científica e tecnicamente distantes, quando abordadas em conjunto, acrescentam valor na compreensão das medidas proativas de segurança que se poderão implementar na Internet e no ciberespaço, designadamente: i) funcionamento da Internet e dos seus serviços; ii) funcionamento do sistema judiciário português; e iii) análise digital forense. Igualmente relevante é a introdução ao funcionamento de dois conceitos relacionados com a segurança do ciberespaço: i) as redes sociais; e ii) a dark web.

“Esperamos que esta edição atualizada possa contribuir para uma melhor compreensão sobre o funcionamento da Internet e dos seus serviços, com vista a uma atitude proativa na sua utilização diária. Contamos igualmente fornecer um enquadramento sólido sobre os principais desafios atuais da segurança da Internet, da cibersegurança e da análise digital forense.”
Mário Antunes e Baltazar Rodrigues
In Introdução

Capítulos – Principais conteúdos:
  • Internet, Cloud, IoT e Big Data
  • Redes Sociais
  • Sistema Judiciário Português
  • Gíria do Cibercrime
  • Análise Digital Forense
  • Recolha de Dados em Fontes Abertas
  • O Lado Oculto da Web e as Criptomoedas
Informações de agenda:

Sessão de apresentação do livro “Introdução à Cibersegurança - A Internet, os Aspetos Legais e a Análise Digital Forense”

Local: Auditório 1 – Edifício Sede da Polícia Judiciária (Rua Gomes Freire, 174 – Lisboa)

Data e hora: 8 de fevereiro, às 17:00

Sobre o livro:

“Introdução à Cibersegurança - A Internet, os Aspetos Legais e a Análise Digital Forense”
ISBN: 978-972-722-924-6

Nº de páginas: 272

PVP: 25,50€

Sobre os autores:

Mário Antunes
Professor coordenador do Departamento de Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria. Doutorado em Ciência de Computadores e mestre em Informática, ramo de Sistemas e Redes, pela Universidade do Porto. Licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico do Porto - Instituto Superior de Engenharia do Porto. Coordenador do Mestrado em Cibersegurança e Informática Forense e responsável pela lecionação de unidades curriculares nas áreas temáticas de Redes de Computadores, Segurança na Internet, Administração de Sistemas e Serviços de Rede e Infraestruturas de Cloud e de Data Centers. Organiza regularmente ações de formação no âmbito das temáticas da ciberconsciencialização e da segurança da Internet. É, atualmente, membro efetivo e investigador do Center for Research in Advanced Computing Systems do INESC TEC - Institute for Systems and Computer Engineering, Technology and Science e colabora com o Centro de Investigação em Informática e Comunicações do Politécnico de Leiria.

Baltazar Rodrigues
Inspetor da Polícia Judiciária, com 32 anos de carreira, nomeadamente na área do Combate à Criminalidade Informática, onde esteve colocado 17 anos, tendo vindo a chefiar, em 2005, a equipa de Informática Forense daquela área e, mais tarde, em 2014, o grupo de Perícias Informáticas da Polícia Judiciária. Licenciado em Engenharia Informática pela Universidade Autónoma de Lisboa, pós-graduado em Direito e Cibersegurança pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pós-graduado em Guerra de Informação pela Academia Militar. Professor adjunto convidado do Mestrado em Cibersegurança e Informática Forense do Politécnico de Leiria. Formador da lista não permanente da European Union Agency for Law Enforcement Training para as áreas de Informática Forense e Cibersegurança. Detentor de várias certificações internacionais relevantes na área da Análise Digital Forense, das quais se destacam as seguintes: "Applied NTFS Forensics", "Trainer Development" e "Advanced Windows Forensics" pela University College of Dublin; "Certified Forensic Computer Examiner" pela International Association of Computer Investigative Specialists; "Cyber-Trainer" pela Universidade de Zagreb; entre outras da INTERPOL, do OLAF, do FBI e da Europol.
Share it:

livro

Post A Comment:

0 comments: