Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Marinha Portuguesa lança projeto no Google Arts & Culture

Marinha Portuguesa lança projeto no Google Arts & Culture
Share it:
No dia 1 de fevereiro, assinalou-se os 706 anos da criação formal da Marinha, e a partir de agora, mais de 22 mil conteúdos digitais da Marinha Portuguesa podem ser vistos online no Google Arts & Culture pelo público em todo o mundo, devido à parceria entre as duas entidades que gerou o projeto “Portugal, um Legado Marítimo”.
Com mais de 1 milhão e 300 mil visitantes nos últimos seis anos, os equipamentos Culturais da Marinha passam a estar também disponíveis aos visitantes de forma online, permitindo visitas 360º, exposições virtuais e fotografias dos acervos, dando continuidade ao trabalho desenvolvido junto de gerações mais jovens, que teve início com o projeto “Cultura em Casa”.

Os milhares de conteúdos históricos e científicos, agora disponíveis na plataforma Google Arts & Culture, permitem fazer uma autêntica viagem pela história marítima portuguesa dos últimos 500 anos. Os documentos culturais da Marinha fornecem uma perspetiva da evolução dos navios portugueses ao longo do tempo e divulga a história da marinha de guerra e da marinha mercante portuguesas, ao mesmo tempo que sublinha a importância do mar enquanto recurso natural e fonte de biodiversidade.

O Google Arts & Culture tem como objetivo levar tecnologia de ponta aos parceiros e apoiá-los na disponibilização dos seus acervos a uma audiência global. O projeto 'Portugal, um Legado Marítimo' reúne centenas de anos de história, e temos muito orgulho de ter colaborado com a Marinha para ajudá-los a contar essa trajetória única no mundo digital, reforçando o papel do Google Arts & Culture e da tecnologia no setor cultural”, destaca Helena Martins, responsável de políticas públicas da Google para Portugal.

“Para a Marinha é um passo muito significativo a visibilidade e dimensão que este projeto lhe confere”, refere o diretor da Comissão Cultural de Marinha, vice-almirante Edgar Bastos Ribeiro. “Passamos a disponibilizar ao mundo, com a colaboração da Google Arts & Culture, um vasto e muito rico património marítimo e marinheiro, de que Portugal se orgulha”.

“Este projeto, «Portugal, um legado marítimo», trará aos equipamentos culturais da Marinha ainda mais visitantes portugueses e oriundos de todo o mundo” e estamos convictos de que contribuirá para criar uma ligação ainda mais vincada ao “Mar que é nosso”, diz o vice-almirante Bastos Ribeiro, destacando ainda o “pioneirismo da Marinha”.

A disponibilização de acervo do Aquário Vasco da Gama, Banda da Armada, Biblioteca Central de Marinha, Fragata D. Fernando II e Glória, Museu de Marinha e Planetário de Marinha é o resultado de dois anos de trabalho de levantamento, inventariação e catalogação de todos os materiais, colocando-o ao alcance do público em geral, estudantes, cientistas, investigadores, interessados em temas marítimos e instituições de ensino superior.

Áreas como a Biologia, Música, Ciências Documentais, História, Astronomia ou Assuntos do Mar são exemplos da multiplicidade de áreas do conhecimento dos equipamentos culturais da Marinha que poderá encontrar de forma acessível, a partir de agora, no Google Arts & Culture.

Assim, a Marinha Portuguesa passa a disponibilizar de forma virtual o seu património histórico, na vanguarda da integração da tecnologia na preservação, promoção e divulgação de património cultural português, afirmando-se como parceiro indispensável na afirmação dos interesses de Portugal no mar.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: