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5 factos sobre a força de trabalho em 2023

5 factos sobre a força de trabalho em 2023
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5 FACTOS SOBRE A FORÇA DE TRABALHO EM 2023
Que prioridades devem ter as empresas para a retenção de talento? Ao optar por permanecer num emprego, que fatores são mais importantes para os profissionais? De acordo com o relatório do Grupo Adecco Global Workforce of the Future há diferenças assinaláveis em profissionais administrativos e não administrativos e as tendências variam em função da idade e do estatuto laboral. Aqui estão 5 factos-chave sobre a força de trabalho que não pode ignorar para manter a reserva de talento indoor.

Quando o talento é escasso e a incerteza económica está presente, as organizações devem assegurar que os salários das posições em aberto se mantenham competitivos. Para aumentar a mobilidade interna dos trabalhadores, especialmente a nível dos não-gestores, as organizações precisam de investir na requalificação e desenvolvimento dos seus colaboradores. Para além de aumentar a satisfação dos trabalhadores, também tornará a empresa mais preparada para o futuro e criará uma reserva de talentos.

O primeiro passo deve ser as conversas de carreira e as revisões de desempenho, bem como a mobilidade interna. A implementação de programas de formação eficazes a todos os níveis da organização, através de parcerias com peritos, é fundamental. Para evitar burnout e interrupções de carreira, as empresas devem também implementar programas eficazes de apoio à saúde mental e sistemas de deteção precoce. É possível promover uma boa saúde mental, encorajando os colaboradores a tirar férias e encorajando uma comunicação aberta em toda a organização. Eis a súmula dos 5 factos-chave que não pode ignorar se quiser manter a força de trabalho saudável, resiliente, comprometida e conectada com os objetivos da sua organização.

1. CONTÁGIO por despedimentos

Os profissionais têm o dobro da probabilidade de desistir se virem outros a partir. É como um efeito dominó. Um quit influencer é o fenómeno em que os trabalhadores tomam medidas depois de verem os seus colegas desistir, transversal a funções de escritório e trabalhos não administrativos. 70% preveem desistir nos próximos doze meses (final de 2022), e 50% tomam medidas. Em comparação com os Baby Boomers, os Gen Z tem 2,5 vezes mais probabilidades de ser influenciados a desistir.

2. NÍVEL ELEVADO DE PREOCUPAÇÃO COM A INFLAÇÃO

Seis em cada 10 pessoas estão preocupadas que o seu salário não acompanhe a inflação, sendo que os millenials os Gen Z estão mais preocupados.

Metade dos profissionais que não trabalham em regime de cash-in-hand estão a considerar assumir um segundo emprego para lidar com o aumento do custo de vida. Isto é mais comum entre os millenials.

Os inquiridos no estudo do Grupo Adecco admitem que a incerteza económica irá afetar a sua capacidade de encontrar um emprego no futuro. No entanto, poucos acreditam que perderão os seus empregos em resultado desta incerteza. Numa descoberta surpreendente, mais de 60% dos trabalhadores acreditam que a automação, inteligência artificial, digitalização e economia verde os forçarão a aprender novas competências, e tornarão as suas atuais competências menos relevantes.

3. CONVERSAS DE CARREIRA SÃO UMA PARTE CRÍTICA DA PROGRESSÃO DE CARREIRA E DA RETENÇÃO DE TALENTOS

A Grande Re-avaliação continua a marcar o candidato no mercado de trabalho. O relatório Global Workforce of the Future revela que os trabalhadores estão em grande parte a perder oportunidades de formação, conversas de carreira, e oportunidades internas.

As empresas estão a investir menos nos seus colaboradores que não estão em cargos de liderança. Apenas 36% dos não-gestores dizem que a sua empresa investe no desenvolvimento das suas competências, em comparação com 64% dos gestores. Esta enorme diferença explica por que é que os não-gestores, podem sentir-se pouco motivados.

Além disso, um quarto da força de trabalho nunca teve uma conversa sobre a sua carreira (23%). Os trabalhadores que têm conversas de carreira frequentes têm 10 vezes mais probabilidades de serem encorajados a candidatarem-se a ofertas de emprego internas do que os que não o fazem.

Existe um grau significativamente mais elevado de desinteresse entre os profissionais de escritório e os profissionais que não trabalham em escritório: estes últimos têm quase uma diferença de 10 pontos percentuais em relação aos primeiros, face à probabilidade de permanecerem na sua empresa atual ou de progredirem para outro emprego dentro da empresa.

4. EXISTE UM GAP SIGNIFICATIVO DE SATISFAÇÃO ENTRE OS PROFISSIONAIS ADMINISTRATIVOS E NÃO ADMINISTRATIVOS (52% VS. 65%) QUANDO SE TRATA DE MANTER A SAÚDE MENTAL E O BEM-ESTAR

O termo profissional de não-escritório refere-se aos profissionais que não trabalham atrás de uma secretária, pelo que é difícil contactá-los por correio electrónico e intranet. A satisfação destes trabalhadores com a sua carga de trabalho, saúde mental e física e bem-estar estão no fim da lista.

A chave para promover a resiliência dos colaboradores é criar um ambiente de trabalho seguro. Para prevenir o esgotamento, as empresas devem encorajar o seu pessoal a tirar todas as suas férias anuais e estabelecer uma cultura de confiança e segurança.

5. O SALÁRIO NÃO É O ÚNICO FATOR QUE MANTÉM OS PROFISSIONAIS MOTIVADOS

Cerca de metade de todos os profissionais que querem demitir-se nos próximos 12 meses citam o salário como a principal razão para sair. Curiosamente, o número de não-gestores (52%) que escolhem um salário mais elevado é muito maior do que o número de gestores (37%).

No entanto, os salários não são o único fator que afeta as atitudes dos profissionais; entre aqueles que se sentem envolvidos nos seus empregos, o salário cai para o sexto lugar numa lista de prioridades. Apenas 25% dos empregados citam o seu salário como razão para permanecerem no seu posto de trabalho.

No inquérito do Grupo Adecco, a maioria dos trabalhadores que planeiam ficar com o seu atual empregador nos próximos 12 meses fá-lo porque são felizes, o seu emprego oferece estabilidade, têm um bom equilíbrio Work/Life, gostam dos seus colegas e têm também uma boa flexibilidade. Vale a pena notar que a flexibilidade é mais importante para os trabalhadores não administrativos, do que o salário, e é também uma regalia muito importante para a nova geração de trabalhadores.
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