Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Bosch anuncia receita de vendas recorde de 4,5 mil milhões de euros em 2022 na área da Termotecnologia a nível global

Bosch anuncia receita de vendas recorde de 4,5 mil milhões de euros em 2022 na área da Termotecnologia a nível global
Share it:

 Bosch anuncia receita de vendas recorde de 4,5 mil milhões de euros em 2022 na área da Termotecnologia a nível global

Negócio de bombas de calor cresce 54%

  • As receitas de vendas aumentaram cerca de 13% no ano financeiro de 2022; a divisão atinge um crescimento de dois dígitos em vários mercados.
  • Na Alemanha, o negócio de bombas de calor está a crescer muito mais rápido do que o mercado, com 75% de crescimento nas vendas.
  • A partir de 1 de abril: a Bosch Termotecnologia passa a designar-se como “Bosch Home Comfort Group”. O novo nome enfatizará a expansão da linha de produtos, incluindo tecnologias sustentáveis de ar condicionado e produtos de bem-estar para uma casa mais confortável e agradável.
  • O número de colaboradores da divisão aumenta para 14.400.
  • A Bosch investe 700 milhões de euros em eletrificação para acelerar ainda mais o crescimento da bomba de calor. 
  • A Bosch está também a expandir a sua capacidade de produção de bombas de calor em Aveiro.
  • Transformação consistente e acessível de sistemas de energia através do uso de bombas de calor híbridas em edifícios existentes.

Um parque imobiliário neutro em termos de clima é a chave para uma transição energética bem-sucedida. A importância e relevância deste tópico refletem-se na elevada e contínua procura por soluções favoráveis ao clima. No exercício de 2022, a Bosch Termotecnologia aumentou as suas receitas de vendas em cerca de 12 por cento em termos nominais, e em cerca de 13 por cento ajustado para efeitos de taxa de câmbio, para 4,5 mil milhões de euros. “Embora a situação macroeconómica tenha sido muito desafiante, as nossas receitas de vendas atingiram novamente um nível recorde, tornando 2022 um ano positivo no geral”, explica Jan Brockmann, presidente da Divisão de Termotecnologia da Bosch.

Em termos de produtos, as bombas de calor energeticamente eficientes foram os principais impulsionadores do crescimento, com as vendas internacionais a crescerem 54 por cento. Na Alemanha, a empresa aumentou as suas vendas de bombas de calor em 75%, superando claramente o mercado. Na União Europeia, a Bosch espera ver um crescimento desproporcional neste ambiente altamente dinâmico e estabeleceu como meta crescer mais rápido do que o mercado.

Os negócios da Bosch Termotecnologia cresceram numa percentagem significativa de dois dígitos em vários mercados, incluindo 68% na América e 28% na Ásia. Os aparelhos de ar condicionado foram os principais impulsionadores do forte crescimento das vendas nos EUA. Nesta região, a Bosch Termotecnologia tem um portfólio de produtos altamente competitivo de dispositivos inversores continuamente variáveis e, portanto, muito eficientes em termos energéticos. O mercado mais importante da Ásia é a China, onde a procura por caldeiras a gás suspensas para uso residencial foi muito elevada.

Juntamente com os valores recordes, a Bosch anunciou também que a Bosch Termotecnologia passa, a partir de 1 de abril de 2023, a ser designada como Bosch Home Comfort Group. “A alteração da designação é o próximo passo lógico e consistente após a definição há um ano do objetivo corporativo 'Make. Home. Comfort. Green.’,” justifica Jan Brockmann. “O novo nome destaca o nosso portfólio de produtos inovadores e o nosso compromisso em impulsionar a megatendência global de eletrificação, expandindo fortemente o negócio das bombas de calor, híbridas e ar condicionado. Com a eletrificação abrangente de todos os fluxos de energia e a interação inteligente e eficiente entre todos os dispositivos de consumo do edifício, combinamos um estilo de vida sustentável com um alto nível de conforto.”

Em 2022, os investimentos globais totais da Bosch Termotecnologia em pesquisa e desenvolvimento aumentaram 13% em comparação com o ano anterior, para 216 milhões de euros. A força de trabalho global aumentou 1,4 por cento para cerca de 14.400 colaboradores, na Alemanha, a aumento foi de cerca de 3 por cento.

A Bosch Termotecnologia espera que a indústria de aquecimento e ar condicionado se desenvolva positivamente em 2023. O pré-requisito para isso são condições estruturais estáveis para materiais e logística. Da mesma forma, é necessário continuar a apoiar financeiramente os clientes finais na transição térmica.


Investir em bombas de calor para cumprir as metas climáticas

A Bosch Termotecnologia é um dos vários fabricantes líderes de bombas de calor que assinaram uma declaração de intenção conjunta com o governo federal alemão para produzir 500.000 bombas de calor por ano a partir de 2025. “Para gerir a transição energética, precisamos avançar vigorosamente com o aumento de soluções favoráveis ao clima. Até 2025, estaremos a investir um total de 700 milhões de euros em eletrificação e no fortalecimento da nossa rede de localizações europeias, entre outras coisas”, afirma Jan Brockmann. No início de 2023, foi inaugurada uma nova unidade de produção de bombas de calor em Eibelshausen, no centro de Hesse, na Alemanha, onde a Bosch fabrica unidades interiores para a nova geração de bombas de calor particularmente silenciosas que funcionam com o refrigerante natural R290 (propano). Nas instalações da empresa em Wernau, na Alemanha, o laboratório e as instalações de teste para bombas de calor e soluções híbridas estão a ser significativamente expandidos. Desde 2020, os recursos de pesquisa e desenvolvimento desta unidade aumentaram significativamente. Em Tranås, na Suécia, a capacidade das linhas de produção existentes foi ampliada e uma linha de produção adicional para bombas de calor entrou em operação em fevereiro de 2023. As instalações do laboratório estão a ser totalmente reformadas e ampliadas. A Bosch está também a expandir a sua capacidade de produção de bombas de calor em Aveiro, Portugal, onde a linha de produção existente de unidades interiores para bombas de calor ar/água será complementada por uma nova linha de produção de unidades exteriores em 2023. Para expandir a produção existente de bombas de calor reversíveis ar/água na joint venture com a Electra Industries, foi lançada a primeira pedra para uma nova fábrica de bombas de calor na cidade israelita de Ashkelon em fevereiro de 2023. A partir de 2024, a nova fábrica irá produzir não só produtos de ar condicionado para o mercado israelita, mas também bombas de calor para o mercado europeu.

A Bosch Termotecnologia acaba de lançar uma nova iniciativa de formação para bombas de calor por ocasião da feira ISH, com o objetivo de acelerar ainda mais o crescimento deste mercado e alavancar o potencial de otimização dos processos de instalação. O 'Klimahelden-Schmiede' (Climate hero forge) ensina aos instaladores como instalar uma bomba de calor em apenas um dia em vez de dois. Isto duplica o número de possíveis instalações de bombas de calor quando usadas em toda a Alemanha.

A Bosch Termotecnologia oferece um total de mais de 20 cursos de formação diferentes somente na área de bombas de calor. Isso significa que especialistas altamente treinados no comércio de saneamento, aquecimento e ar condicionado podem impulsionar a proteção climática no setor da construção no ritmo delineado e instalar o número de bombas de calor planeadas para a Alemanha.


Bomba de calor híbrida para uma transição de aquecimento acessível

Tendo em conta a percentagem particularmente elevada de edifícios antigos não renovados na Alemanha, por exemplo, a Bosch Termotecnologia estima que apenas um terço destes edifícios existentes possa ser aquecido de forma eficiente com bombas de calor, enquanto cerca de dois terços dos edifícios requerem, por vezes, investimentos de renovação consideráveis para estarem preparados para uma operação eficiente da bomba de calor. “Estamos, portanto, a procurar uma estratégia de portfólio diversificado. Além das bombas de calor, esse portfólio inclui também bombas de calor híbridas que consistem numa bomba de calor e uma caldeira de condensação adicional para picos de cargas. Esta é a única maneira de alcançar rapidamente uma transformação dos sistemas de energia que seja acessível para todos – e atingir a meta do governo alemão de usar 65 por cento de energias renováveis em novos sistemas de aquecimento”, diz Birte Lübbert, membro da gestão executiva da Bosch Termotecnologia responsável pela tecnologia, desenvolvimento, produção, logística e gestão da qualidade. “Como parte de um sistema híbrido, as bombas de calor podem ser muito menores, o que as torna mais baratas de comprar do que as bombas de calor independentes. Estas últimas geralmente requerem uma adaptação extensa e dispendiosa do sistema de aquecimento ou renovação da envolvente do edifício”, explica Lübbert.


Forte aposta em Aveiro para produção de bombas de calor

No ano passado, a Bosch já havia anunciado o reforço do negócio na unidade de Termotecnologia em Aveiro com a instalação de uma nova linha de produção de bombas de calor, um investimento total de 12 milhões de euros realizado em duas fases distintas, e a criação de cerca de 300 postos de trabalho. Atualmente a Bosch Aveiro produz a unidade interior - designada de IDU - para as bombas de calor de ar e água numa única linha de produção. Com esta nova linha de produção passa também a produzir a unidade exterior da bomba de calor (a ODU). O arranque da produção acontece durante o primeiro semestre deste ano, com o objetivo de chegar às 150 mil unidades anuais, mas com a perspetiva de que esse número aumente a médio prazo para as 400 mil unidades. A Bosch pretende continuar a investir em Aveiro, ao longo dos próximos anos, na produção e também no desenvolvimento das bombas de calor.


Soluções de bem-estar e casa inteligente para conforto e eficiência energética

Em 2022 a Bosch Termotecnologia entrou no novo e atrativo mercado de produtos de bem-estar. Na feira ISH, as marcas Bosch e Buderus apresentam soluções desta nova área de negócio. Isso inclui produtos que oferecem aos consumidores maior conforto e bem-estar em casa, como purificadores de ar de alto desempenho, aquecedores de painel infravermelho com eficiência energética e ar condicionado móvel. As soluções domésticas inteligentes da Bosch, como os termóstatos de radiador inteligentes, economizam até 36% nos custos de aquecimento, graças às opções de controlo flexíveis e ao consumo com base na procura. Um fornecimento eficiente de energia para todos os dispositivos é assegurado pela Bosch Energy Manager: a aplicação é o “centro de controlo” que transforma uma casa inteligente numa casa verdadeiramente verde. A energia solar gerada internamente é distribuída de forma inteligente e automática, reduzindo os custos de eletricidade em até 60%. O gestor de energia decide quais os componentes do sistema são fornecidos com eletricidade económica gerada no telhado: a bomba de calor de última geração, a nova caixa de embutir (disponível a partir do terceiro trimestre de 2023) ou os eletrodomésticos HomeConnect economizadores de energia da BSH Eletrodomésticos. 



Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: