Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Ciberataques contra a Ucrânia voltaram-se para os países da NATO em Setembro de 2022

Ciberataques contra a Ucrânia voltaram-se para os países da NATO em Setembro de 2022
Share it:

 Ciberataques contra a Ucrânia voltaram-se para os países da NATO em Setembro de 2022

Dados recentes mostram que os ciberataques contra a Rússia aumentaram 9% desde Setembro de 2022. A Estónia teve um aumento de 57%, enquanto a Polónia e a Dinamarca tiveram, cada uma, um aumento de 31%. O Reino Unido e os EUA também registaram aumentos de 11% e 6%, respetivamente. Estes números ilustram a crescente ameaça global dos ciberataques e a crescente necessidade de aumentar as medidas de cibersegurança.


Check Point Research, área de Threat Intelligence da Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), fornecedor líder de soluções de cibersegurança a nível global, marca Setembro de 2022 como um ponto de viragem para os ciberataques relacionados com a guerra Rússia-Ucrânia. Desde então, os ciberataques semanais contra a Ucrânia diminuíram 44%, enquanto os ciberataques contra países da NATO aumentaram quase 57% em alguns casos. O CPR enumera os limpa para-brisas, os ataques multifacetados e o hacktivismo como as principais tendências e forças como fatores do pivot.

A Check Point Research (CPR) cita Setembro de 2022 como um ponto de viragem para os ciberataques relacionados com a guerra russo-ucraniana. Olhando para trás, a CPR notou uma diferença nos ciberataques ao comparar os períodos de Março - Setembro de 2022 e Outubro de 2022 - Fevereiro de 2023. Os ciberataques contra a Ucrânia diminuíram, enquanto os ciberataques contra os países da NATO aumentaram acentuadamente. 


Os números: 

  • 44% decresceram no número médio de ataques semanais por organização contra a Ucrânia, de 1.555 ataques para 877
  • aumento de 9% no número médio de ataques semanais por organização contra a Federação Russa, de 1.505 para 1.635
  • Aumento dos ciberataques contra países da NATO
  • Estónia, Polónia e Dinamarca registaram aumentos de 57%, 31%, e 31%, respetivamente
  • O Reino Unido e os EUA registaram aumentos de 11% e 6% respetivamente

Figure 1 - Média semanal de ciberataques por organização

Figure 2 - Média de ciberataques semanais por organização, a nível do governo e da indústria militar


Principais tendências observadas: 

  • Ascensão dos wipers 
  • Ataques cibernéticos multifacetados 
  • Hacktivismo

"Vemos uma mudança na direção dos ciberataques num ponto específico durante a guerra. A partir do terceiro trimestre de 2022, assistimos a um declínio nos ataques contra a Ucrânia, ao mesmo tempo vemos também um aumento nos ataques contra certos países da NATO. Vemos os esforços desenvolvidos especialmente contra países específicos da NATO que são mais hostis à Rússia. Alguns desses ataques são ataques de malware, e alguns deles centram-se em operações de informação em torno de acontecimentos políticos, geopolíticos e militares específicos" comenta Sergey Shykevich, Threat Intelligence Group Manager na Check Point Research.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: