Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

NTT DATA APRESENTA TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS

NTT DATA APRESENTA TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS
Share it:
NTT DATA APRESENTA TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS
Technology Foresight 2023

A NTT DATA, consultora global de negócios e tecnologia, que reinventa e transforma a atividade das organizações pela inovação, acaba de apresentar o Technology Foresight 2023, um relatório das mais recentes tendências de base tecnológica, que prometem transformar o mundo e que se assume como um instrumento para perspectivar o futuro.

Para desenvolver o Technology Foresight, que é publicado desde 2012, a NTT DATA recorre a múltiplos dados objetivos para analisar as áreas de negócio que se estão a destacar e a crescer, tirando partido das tecnologias de informação. Este exercício apresenta perspetivas de médio e longo prazo, que são partilhadas com os clientes da NTT DATA, no sentido de os apoiar no desenho e planificação de estratégias de futuro, revelando também as estratégias e tecnologias nas quais a NTT DATA pretende apostar a nível global.

Contexto internacional

As condições sociais continuam a mudar significativamente em resultado da intensificação da competitividade em todas as indústrias e categorias de negócio, mas também em virtude das preocupações ambientais e dos problemas relacionados com a energia. O planeamento estratégico baseado em perspetivas de médio/longo prazo são, assim, essenciais para as organizações afinarem a sua presença nos mercados internacionais.

O NTT DATA Technology Foresight é composto por dois capítulos: Introdução e Tendências Tecnológicas. Na primeira, a NTT DATA demonstra como os negócios e as tecnologias de informação estão interligados; na segunda, sobre tendências de tecnologia, a NTT DATA analisa a forma como as tecnologias de informação estão a evoluir, prevendo como estes desenvolvimentos irão afetar as estratégias empresariais.

Quais são as tendências de negócio?

Crescimento do negócio motivado pelas tecnologias de informação

Atualmente já são a tecnologias de informação que alavancam e orientam o negócio das organizações. Estão no centro da atividade das empresas, tanto enquanto ponto de contacto dos clientes, como instrumento para a tomada de decisões racionais e fundamentadas.

Neste âmbito, destaca-se a inteligência artificial, que suporta decisões inteligentes, mudando a forma como as pessoas trabalham e fazem negócios, mas também representa um risco, na medida em que constitui um espaço de oportunidade para os cibercriminosos desestabilizarem a sociedade.

As fronteiras são superadas pelas tecnologias de informação

Os negócios suportados e orientados pelas tecnologias de informação têm a capacidade de superar barreiras comerciais e setoriais. Permitem desenvolver novos modelos de negócio e novos modelos de trabalho a uma escala sem precedentes. Estes fenómenos estão a reinventar as áreas de atividade e fronteiras tradicionais, o que representa um território de oportunidades e desafios.

O futuro das Tecnologias de Informação

A continuidade da evolução da sociedade motivada pelo IT representa um grande desafio. Desde logo, porque é difícil manter a cadência de inovações tecnológicas para sustentar o crescimento. Por outro lado, espera-se que as empresas de serviços IT contribuam para o desenvolvimento de novas regras que protejam o ambiente e se integrem ainda mais na sociedade, conquistando a confiança dos cidadãos. À medida que as tecnologias de informação desempenham papeis cada vez mais relevantes na nossa vida, torna-se fundamental conhecer a origem e a forma de como os dados são geridos, assim como definir como preservar quantidades massivas de dados e defender o futuro das próximas gerações.

Quais são as tendências tecnológicas de 2023?

Crescimento suportado pelas tecnologias mais convencionais

Um conjunto de tecnologias vão suportar o crescimento das tecnologias de informação e determinar a altura do aparecimento de novos negócios. Destacam-se as seguintes: A inteligência artificial vai elevar para outro nível tudo o que designamos por “inteligente”; a transição para a cloud e o desenvolvimento de software vão acelerar; a cloud vai abranger todas as atividades e com isso transformar tudo o resto.

Tecnologias em crescimento ultrapassam fronteiras

As tecnologias de crescimento rápido já estão em fase de teste e a evoluir para assegurar novas áreas de diferenciação. Antecipam-se possibilidades que são cada vez mais uma realidade: as fronteiras terrestres são ultrapassadas por infraestrutura espacial; a robótica vai alcançar a inteligência; os mundos virtuais estarão plenamente integrados no mundo físico.

Tecnologias emergentes são precursoras do futuro

Há um conjunto de tecnologias que começam a mostrar sinais de que podem dar origem a crescimentos significativos, pela inovação, num futuro próximo: a nova geração de computadores vai permitir às tecnologias de informação manterem-se como dínamo da economia; as tecnologias de informação vão tornar a descarbonização uma realidade; a bioinformática vai alargar o futuro.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: