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Perfil do consumidor: Portugueses concordam, comprar é via PC e web

Perfil do consumidor: Portugueses concordam, comprar é via PC e web
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Perfil do consumidor: Portugueses concordam, comprar é via PC e web
A Geração Z é a que mais utiliza o computador para realizar as suas compras, mas os Gen X e a geração anterior também partilham da mesma opinião

Focada em analisar todas as mudanças no setor do retalho, a Adyen, plataforma global de tecnologia financeira escolhida por muitas das empresas líderes no mundo, traça o perfil do atual consumidor português.

Se em 2021 existiu um regresso às lojas físicas após os sucessivos confinamentos, 2022 e 2023 ditam uma nova tendência. Segundo os dados recolhidos pela Adyen no seu último Retail Report, as compras em loja caíram 20%. A compra híbrida, conhecida como phygital, ganha destaque: 75% dos consumidores portugueses prefere ter a opção de compra online e recolher na loja. E através de que dispositivo preferem comprar? Através do seu computador, principalmente, e em páginas web. No entanto, é importante compreender se este modelo de comportamento é transversal a todos os grupos etários para melhor adaptar o negócio.

O computador é o favorito de todos

Quando questionados sobre qual o dispositivo que escolhem para fazer as suas compras, os portugueses concordam: o PC. E, embora estejam sempre com os seus telemóveis, 8 em cada 10 consumidores da Geração Z afirma que o computador é onde se sentem mais confortáveis. Uma opinião também partilhada pelos Millennials (70%), bem como pelos Gen X (67%) e pela faixa etária entre os 52 e 65 anos (62%).

O telemóvel é a segunda opção de todas as gerações, exceto a mais antiga, que ainda prefere as lojas físicas na mesma medida que o computador. Nos outros grupos, cerca de 6 em cada 10 escolhem seus smartphones. No entanto, apenas 4 em cada 10 consumidores entre 18 e 51 anos veem a loja física como uma opção para realizar suas compras. O tablet surge por último, com cerca de 15% a usá-lo como dispositivo para comprar.

Comprar através da web sim, mas recolher em loja

E de onde compram os diferentes grupos etários? As páginas web são a preferência, principalmente para a Geração Z (79%) e os Millennials (76%). A elas seguem-se as aplicações, com 6 em cada 10 jovens a escolher, assim como 5 em cada 10 Gen X. Apesar do seu crescimento, as redes sociais são apenas uma opção para 1 em cada 10 consumidores em todas as gerações.

Embora os portugueses escolham o online para comprar, a localização física da marca ainda desempenha um papel muito importante. 77% dos compradores mais jovens (Geração Z e Millennials) gosta de comprar online, mas levantar o seu pedido na loja. Um aspeto que o último Retail Report da Adyen demonstra ser comum aos restantes grupos etários: 74% dos Gen X e 69% da faixa etária entre os 52-65 anos. Esta tendência vem a reforçar a relevância da aposta no phygital para os negócios, uma compra híbrida na qual o cliente é livre de decidir em que ambiente cada passo da compra é realizado.

Geração Z é a que menos se preocupa com a segurança

É do conhecimento geral que é impossível falar de compras online sem falar de segurança, e o assunto ocupa muito a mente dos portugueses. Segundo os entrevistados, apenas 24% concorda que as lojas guardem os seus dados. Detalhando por gerações, aqui é onde se encontram as diferenças mais significativas.

As gerações mais velhas são as mais preocupadas em compartilhar os seus dados. 66% da Gen X e 67% da geração seguinte não gosta que os seus dados de pagamento sejam armazenados, preferindo escrevê-los cada vez que realizam uma compra. Já na camada mais jovem este comportamento apenas se reflete em 59% dos Millennials e 49% da Geração Z. Além disso, a Geração Z e Millennials são as que mais concordam que as lojas armazenem os seus dados para acelerar o processo de compra, 39% e 52%, respectivamente.
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