Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

SIC Esperança lança o projeto Programar o Futuro com o apoio do Google.org

SIC Esperança lança o projeto Programar o Futuro com o apoio do Google.org
Share it:
Iniciativa tem como objetivo formar jovens nas áreas da programação, código e robótica
A SIC Esperança, com o apoio do Google.org, lançou o projeto Programar o Futuro, que consiste na capacitação de jovens desempregados e/ou com baixa escolaridade, entre os 18 e os 30 anos, nas áreas da programação, código e robótica.

Segundo o último relatório “O Futuro dos Empregos”, do Fórum Económico Mundial divulgado em 2020, os empregos na área da tecnologia serão dos mais procurados no futuro a nível global. Os avanços tecnológicos criaram novos empregos, mas aqueles que perderam os seus empregos nesta transição ou os que ainda não iniciaram o seu percurso profissional serão os menos capacitados para integrar estas novas vagas.

Em Portugal, o número de ofertas de emprego na área da tecnologia e o número de cidadãos formados nestas matérias é cada vez mais discrepante. Foi com enfoque nesta problemática que a SIC Esperança desenvolveu o projeto Programar o Futuro.

O projeto-piloto tem como objetivo formar 400 jovens desempregados e/ou com baixa escolaridade durante 2023, e será implementado em 5 municípios, Castelo Branco, Coimbra, Braga, Faro e Setúbal.

Os conteúdos programáticos das formações foram criados pelo Instituto Politécnico de Setúbal, com quem a SIC Esperança irá colaborar para este projeto, e que será também a entidade responsável pela gestão de toda a formação no terreno.

Para Rowan Barnett, Diretor do Google.org para EMEA, "a tecnologia pode ser um motor de crescimento para pessoas e comunidades, mas nem todos têm o mesmo acesso às oportunidades que a tecnologia cria. As competências digitais são essenciais para as carreiras com elevada procura e salários mais altos. O Google.org tem o prazer de apoiar a SIC Esperança ao disponibilizar a jovens adultos a educação digital de que precisam e de ajudar a preparar a próxima geração para o sucesso.”

A Presidente da SIC Esperança reforça que “este projeto ajusta-se à filosofia que ao longo de 20 anos tem pautado a ação da SIC Esperança: ir ao encontro das necessidades mais urgentes e, muitas vezes anteciparmo-nos a elas.”

A sessão de apresentação do projeto decorreu esta segunda-feira nos Montes Claros, em Lisboa, e contou com a presença da Presidente da SIC Esperança Mercedes Balsemão, do Country Manager da Google Portugal Bernardo Correia, do CEO do grupo Impresa Francisco Pedro Balsemão e do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa Mário Campolargo, que esteve em representação do Primeiro-Ministro António Costa.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: