Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Sophos deixa dicas para o Dia Mundial do Backup

Sophos deixa dicas para o Dia Mundial do Backup
Share it:
Sophos deixa dicas para o Dia Mundial do Backup
A efeméride celebra-se a 31 de março e tem como objetivo sensibilizar para a importância de realizar sempre uma cópia de segurança dos documentos no nosso computador.
A Sophos, líder global em inovação e oferta de soluções de cibersegurança como serviço, não quis deixar passar em branco o Dia Mundial do Backup, que se celebra a 31 de março e tem como objetivo sensibilizar a população para a importância de realizar sempre uma cópia de segurança dos seus documentos, sejam pessoais ou de trabalho. Assim, a empresa compilou algumas dicas simples para que nunca percamos dados importantes:

Não adie o backup – faça-o já

Dá por si a questionar-se se deve fazer uma cópia da sua tese, documentos fiscais, código-fonte, dados essenciais ou base de dados de clientes? A resposta é sim, claro. Pergunta-se se deve fazê-la já hoje ou pode adiar até amanhã, ao fim de semana, ao final do ano fiscal ou mesmo para sempre? Não adie – a única cópia de segurança de que se vai arrepender é aquela que não fez.

Menos é mais

Precisa realmente de todos os dados que recolhe, ou há alguns que está a acumular e para os quais não vai voltar a olhar? Conseguirá reduzir o tempo e o espaço de armazenamento necessários para fazer uma cópia de segurança completa, e simplificar as suas obrigações de privacidade e conformidade em simultâneo, ao livrar-se dos dados que não precisa.

Encriptação em todos os momentos

Como diz o ditado: “Dance como se ninguém estivesse a ver, mas encripte os seus dados como se todos estivessem.” Proteja as suas cópias de segurança de olhares curiosos encriptando os dados lá contidos antes de estes saírem do seu computador, para que fiquem seguros em todos os momentos – tanto quando precisa deles, como quando estão só armazenados.

Segurança em primeiro lugar

Até mesmo uma cópia de segurança encriptada não é proteção suficiente, caso os cibercriminosos a apaguem durante um ataque. São precisas mais. As cópias de segurança online e em tempo real são úteis para reduzir diariamente (ou até de hora a hora) as alterações indesejadas; no entanto, deverá sempre manter pelo menos uma cópia recente offline e, idealmente, fora do local de trabalho ou num sítio diferente de onde se encontra o seu computador principal.

A recuperação é parte do backup

Será que sabe não apenas como recuperar a versão correta de um determinado arquivo perdido numa situação de emergência, mas também como reconstruir sistemas inteiros em caso de um desastre de ransomware? A prática leva à perfeição e lembre-se: uma cópia de segurança que não pode restaurar rapidamente não é verdadeiramente uma cópia de segurança.
Paul Ducklin, Principal Research Scientist da Sophos, refere: "Faça uma lista dos dados que precisa de manter em segurança, e um registo de quando fez o último backup, para que não continue a adiar para amanhã o que já queria ter feito na semana passada. Não precisa de um sistema de alta tecnologia para isto. Pode escolher algo que já faz regularmente, tal como ir levar o lixo lá fora, como lembrete do seu próprio Dia Pessoal do Backup."
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: