Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Generix Group anuncia a solução Resource Management System para planeamento e otimização dos recursos de armazém

Generix Group anuncia a solução Resource Management System para planeamento e otimização dos recursos de armazém
Share it:

 Generix Group anuncia a solução Resource Management System para planeamento e otimização dos recursos de armazém

Automatização da previsão e organização dos recursos humanos e materiais para reduzir até 25% os custos de trabalho

A Generix Group, editor de soluções colaborativas SaaS para o ecossistema da Supply Chain, Indústria e Retalho, anuncia o Resource Management System, a sua solução de planeamento e otimização de recursos de armazém. Face à crescente complexidade dos fluxos de encomendas e aos problemas de absentismo e turnover, as empresas devem ser capazes de antecipar melhor. A Generix Group combina, numa única solução, serviços de análise de performance e de planeamento de recursos para melhorar a produtividade dos armazéns. O Resource Management System é uma ferramenta poderosa que contribui para o aumento da fidelização dos colaboradores ao melhorar a sua qualidade de vida no trabalho, reforçando assim a atratividade dos postos de trabalho nos armazéns.

Os responsáveis da Supply Chain enfrentam vários desafios no armazém: performance, flexibilidade, complexidade das encomendas e variações de volume. Além disso, surgiram novos parâmetros com o e-commerce, como a personalização, prazos e volatilidade, que requerem uma maior agilidade organizacional. O RMS fornece uma resposta que combina a excelência da promessa ao cliente e a otimização da primeira unidade de custos da Supply Chain: recursos, tanto humanos, como materiais. Ao oferecer funcionalidades de análise e planeamento de recursos numa única solução, o Resource Management System (RMS) é uma nova alavanca de performance para o armazém. A solução está disponível em modo SaaS e pode ser facilmente integrada com todas as soluções WMS disponíveis no mercado.


Antecipar as necessidades de recursos para reduzir os custos

Encomendas cada vez mais irregulares, absentismo e dificuldades de recrutamento, os desafios enfrentados pelos armazéns têm impacto na sua produtividade e nos seus custos. Além disso, satisfazer a procura crescente de novos serviços e cada vez mais personalizados exige flexibilidade, tanto para os operadores como para os recursos de produção. Os gestores dos armazéns querem antecipar a necessidade de recursos, tendo em conta tanto a capacidade das suas equipas, como os volumes de trabalho planeados para cada dia, para gerirem melhor os recursos disponíveis. Por conseguinte, devem decidir e antecipar melhor a adequação das cargas de trabalho/capacidades para terem uma maior visibilidade das necessidades diárias. Com o RMS, os gestores logísticos maximizam os recursos ao serem capazes de medir a produtividade, planear os recursos e melhorar o empenho das equipas através de uma única ferramenta.


Medir a produtividade para otimizar os recursos logísticos de produção

A combinação única de funções de Labor Management e Resource Planning permite uma melhor gestão dos recursos logísticos de produção nos armazéns, que se estão a tornar maiores e cada vez mais automatizados. Com a solução RMS, a previsão e organização dos recursos humanos e materiais pode ser automatizada. Antes de investir em novos equipamentos, os responsáveis do site logístico conseguem ter a certeza de que estão a tirar o máximo partido dos recursos existentes.

O RMS define e automatiza minuciosamente as tarefas do plano de carga, de acordo com as necessidades: por tarefa, por dia, ou mesmo por hora. Calcula o tempo médio necessário para completar a carga de trabalho por turno (receção, preparação de encomendas, packaging) e tem em conta as condições de trabalho e os perfis dos colaboradores para adaptar as normas e estabelecer objetivos. Por último, mede a produtividade dos operadores, tendo em conta o contexto de execução, para fornecer informação às ferramentas de RH.


Desenvolver a polivalência dos operadores para armazéns mais flexíveis

Com referências e preparações cada vez mais unitárias, os responsáveis de sites logísticos precisam de aumentar a sua flexibilidade para melhorar a capacidade dos seus recursos de passarem facilmente de uma tarefa para outra: uma exigência crescente com variações de volumes e uma procura crescente de novos serviços. Com o RMS, é possível planear a atribuição dos recursos, tanto humanos, como de equipamentos, de forma dinâmica e em tempo real. A inteligência artificial acrescenta uma camada de automatização ao processo de tomada de decisão: antecipa as cargas de trabalho a executar e otimiza a distribuição dos recursos, enquanto se adapta às especificidades de cada armazém, aos seus objetivos e constrangimentos. Alguns armazéns têm taxas de absentismo de 50%: calcular a capacidade real e otimizar a utilização da mão-de-obra disponível diariamente é um grande desafio, especialmente para armazéns de maior dimensão.

A polivalência dos recursos é, mais do que nunca, uma alavanca para aumentar a flexibilidade e produtividade, considerando o planeamento dos recursos e a performance individual por turno. O RMS permite aos operadores passar de um trabalho para outro durante o mesmo turno e executar tarefas diferentes, reduzindo a fadiga e a repetibilidade. Os resultados: aumento da produtividade, planeamento mais inteligente para os colaboradores, gestão diária das ausências dos colaboradores e um aumento de 50% na fiabilidade das previsões de capacidade.


Atrair, recrutar e reter melhor os colaboradores, reforçando a sua marca

As condições salariais já não são o único fator para reter colaboradores. Face às dificuldades em recrutar e reter profissionais, a atratividade dos locais de trabalho e a diversidade das tarefas são um grande desafio tanto para os gestores, como para os recursos humanos, especialmente porque a utilização de trabalhadores temporários e a formação das equipas são muito dispendiosas. Além disso, as empresas devem abordar várias questões sociais: gerir longas carreiras com tarefas físicas, prevenir acidentes relacionados com o trabalho, doenças profissionais e outras dificuldades.

Graças à solução RMS, que atribui de forma dinâmica tarefas relevantes aos operadores e mede a sua performance, tanto individual, como global, de uma forma objetiva e transparente, os armazéns podem reforçar a sua atratividade. Ao considerar a performance real e ao monitorizar ciclos de evolução e aprendizagem, os responsáveis dos sites logísticos podem recompensar os seus operadores e aumentar a sua motivação e fidelização em até 20%.

Outro elemento motivador é a gamificação. Os trabalhadores dos armazéns gostam de participar em desafios como a contagem do número de passos diários. A participação em desafios mantém os operadores energizados e motivados, permitindo-lhes acompanhar a sua atividade com maior precisão, o número de picos por hora e os dados da sua performance pessoal em comparação com o grupo. O RMS mede a produtividade instantânea em relação a um objetivo.

"Hoje, os gestores logísticos enfrentam um grande desafio: antecipar com precisão a capacidade de produção nas próximas horas, dias, meses. Tendo em conta uma capacidade logística existente, novos produtos, clientes, etc. quanto custaria à organização, por exemplo, assegurar simultaneamente a fidelização das equipas existentes? Os armazéns precisam de ser mais flexíveis para realizar os seus objetivos e para antecipar e planear a atribuição dos seus recursos. O RMS apoia diariamente os gestores da Supply Chain através de serviços de análise de dados, cálculo e previsão de carga, planeamento e simulação. A solução é também uma forma de tirar o máximo partido do que já existe antes de se envolver em projetos mais complexos e dispendiosos de integração de novos meios de produção, tais como robots ou autómatos, por exemplo", explica Nicolas PICQUEREY, Chief Solutions & Services Officer da Generix Group.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: