Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Lenovo apresenta resultados sólidos enquanto os seus mecanismos de crescimento diversificados e a excelência operacional impulsionam a rentabilidade

Lenovo apresenta resultados sólidos enquanto os seus mecanismos de crescimento diversificados e a excelência operacional impulsionam a rentabilidade
Share it:

 Lenovo apresenta resultados sólidos enquanto os seus mecanismos de crescimento diversificados e a excelência operacional impulsionam a rentabilidade

O Grupo Lenovo (HKSE: 992) (ADR: LNVGY) anunciou hoje resultados do terceiro trimestre, reportando receitas do Grupo de 15,3 mil milhões de dólares e um resultado líquido de 437 milhões de dólares.  As receitas do grupo de empresas não PC atingiram um máximo de 41% e a rentabilidade manteve-se consistente, uma vez que os motores de crescimento diversificados do Grupo de soluções e serviços da Lenovo (SSG) e do Infrastructure Solutions Group (ISG) cresceram para atingir máximos recorde de 1,8 mil milhões de dólares e 2,9 mil milhões de dólares, respetivamente, subindo para mais 23% e 48% em comparação ao ano anterior.  Os principais grupos empresariais contribuíram com o lucro operacional pelo quinto trimestre consecutivo.  

Enquanto a indústria enfrenta pressões macroeconómicas significativas, a Lenovo vê oportunidades de longo prazo, à medida que as tendências globais de digitalização e transformação inteligente continuam a acelerar e espera-se que os gastos de TI recuperem para uma taxa de crescimento moderada a médio e longo prazo.  No setor do PC, a procura real, tal como refletida nos dados de ativação em 2022, é muito melhor do que os dados de envio da indústria indicam que o canal consome excesso de inventário. O Grupo espera que o crescimento anual seja retomado na segunda metade do ano civil, com a procura de utilizadores finais a ser superior aos níveis pré-Covid. 

O Grupo continua a tomar medidas proativas para reforçar ainda mais a sua competitividade em termos de custos. Vai fazê-lo investindo em motores de crescimento de alta margem, assim como reduzindo as despesas operacionais de taxa de execução.  O saldo de caixa da Lenovo continua sólido, o ciclo de conversão de caixa continua a melhorar, o inventário de canais diminuiu, e a empresa continua a investir em I&D e sustentabilidade – continuando empenhada em duplicar a rentabilidade a médio prazo.


Destaques Financeiros: 

 

 

3º trimestre 22/23

US$ milhões

3 º trimestre 21/22

US$ milhões

Alteração

 

 

Receitas do Grupo

15.267

20,127

(24%)

 

Rendimento antes de impostos

605

855

(29%)

 

Resultado Líquido (lucro atribuível aos acionistas)

437

640

(32%)

 

Resultado Líquido (lucro atribuível aos acionistas – não-HKFRS) [1]

447

652

(31%)

 

 

Ganhos básicos por ação (cêntimos dos EUA)

3.65

5.50

(1.85)

 


Citação do presidente e CEO - Yuanqing Yang:

"Os resultados sólidos de hoje demonstram que a nossa estratégia de transformação liderada por serviços está a dar frutos. Os nossos motores de crescimento diversificados de negócios não-PC representam agora mais de 40% das receitas do nosso grupo e estão a impulsionar uma rentabilidade consistente. Apesar do complexo ambiente macro, mantivemos a nossa liderança de mercado em Computadores. Continuo confiante de que a nossa estratégia clara, resiliência operacional, liquidez saudável e investimento contínuo em inovação assegurarão que podemos proporcionar um crescimento sustentável a longo prazo e uma melhor rentabilidade."


Grupo de Soluções e Serviços (SSG): receitas recorde e elevada margem

Oportunidade:

Espera-se que o mercado de serviços de TI de biliões de dólares se mantenha forte a médio e longo prazo, com o crescimento dos serviços geridos para a nuvem, on-prem e edge que deverá aumentar 7% da CAGR.  Os investimentos em soluções e serviços verticais na educação, retalho inteligente, cidades inteligentes e fabrico significam quase dois dígitos da CAGR.


Desempenho do 3º trimestre FY22/23:

  • No último trimestre, as  receitas da SSG cresceram 23% em termos homólogos para 1,8 mil milhões de dólares, com uma margem operacional de 20,2% e um lucro operacional de 12% em termos homólogos.
  • Todos os segmentos proporcionaram, uma vez mais, uma elevada rentabilidade e um forte crescimento das receitas.
  • O mix de receitas de soluções e serviços não centrados em hardware alcançou um recorde de 53%, com serviços geridos quase duplicando ano após ano, impulsionados pela TruScale Everything como um Serviço.


Crescimento Sustentável:

  • A SSG continua a investir na construção de soluções horizontais e verticais e verticais escaláveis e repetíveis com a Lenovo IP. 
  • Além disso, as suas soluções digitais de trabalho reforçaram o portfólio híbrido em nuvem e expandiram ainda mais as suas ofertas de sustentabilidade.


Grupo de Soluções de Infraestruturas (ISG): receitas recorde, lucro recorde

Oportunidade:

Só em 2025,  o mercado de servidores deverá atingir os 13 mil milhões de dólares. Em simultâneo, o mercado de infraestruturas de ponta vai crescer 17% CAGR para atingir os 37 mil milhões de dólares, e o mercado de armazenamento ultrapassará os 35 mil milhões de dólares.


Desempenho do 3º trimestre FY22/23:

  • As receitas do ISG para o trimestre aumentaram 48% em termos homólogos, atingindo um máximo histórico de 2,9 mil milhões de dólares.
  • Os lucros operacionais mais do que duplicaram em termos homólogos para um máximo de 43 milhões de dólares, marcando sete trimestres consecutivos de melhorias em termos homólogos.
  • As receitas dos servidores cresceram 35% para um novo recorde, fazendo da Lenovo a 3ª maior empresa de servidores do mundo. As receitas de armazenamento mais do que triplicaram (atualmente #5 no mundo), e o software cresceu 52% - ambos atingindo máximos de todos os tempos.  


Crescimento Sustentável:

  • O ISG continua a reforçar o seu portfólio abrangente de infraestruturas e a investir em inovação, nomeadamente na computação de ponta alimentada por IA e na nuvem híbrida. 
  • O ISG continua focado em ser um dos maiores fornecedores de soluções de infraestruturas de ponta a ponta no mundo, ao mesmo tempo que equilibra a escala e a rentabilidade.


Grupo de Dispositivos Inteligentes (IDG): rentabilidade sólida, expansão para áreas de crescimento

Oportunidade:

Apesar do declínio do mercado de PC,  a procura real, tal como refletida nos dados de ativação em 2022, é muito melhor do que os dados da indústria de envio, e indicam que o mercado deverá estabilizar a um nível superior ao da pré-pandemia no segundo semestre de 2023. 


Desempenho do 3º trimestre FY22/23:

  • A IDG manteve com sucesso a posição nº 1 no mercado dos PC com 23,1% de quota de mercado.  Manteve também a rentabilidade líder do setor em 7,3%, impulsionado por uma forte concorrênciade produtos, refletiu-se nas principais ativações do Windows e resultou numa melhoria dos níveis de inventário.
  • O negócio smartphone foi rentável pelo 11º trimestre consecutivo. As ativações do produto premium motorola edge cresceram 74% em relação ao período homólogo.
  • O mix de produtos premium no portfólio de tablets expandiu-se e as soluções de espaços inteligentes continuaram a demonstrar potencial de crescimento com ganhos chave. 


Crescimento Sustentável:

  • A inovação continuou a impulsionar a evolução de dispositivos inteligentes para espaços inteligentes. 
  • O Lenovo Yoga Book 9i ganhou 50 prémios no recente programa CES enquanto o primeiro portátil de ecrã duplo OLED em tamanho completo do mundo, e o Lenovo ThinkPhone da Motorola, o primeiro smartphone focado em B2B, ganhou 15 prémios "Best of CES" graças ao seu forte posicionamento em torno da segurança e produtividade. 
  • As soluções de trabalho digitais melhoradas estão a melhorar as experiências dos utilizadores em espaços de trabalho híbridos. 


Destaques operacionais e investimentos para o futuro

Ambiente, Social, Governance - A Lenovo tornou-se recentemente parte do primeiro grupo de empresas a receber validação net zero da iniciativa Science Based Targets, uma parceria entre o Pacto Global das Nações Unidas, o CDP, o World Resources Institute e o World Wide Fund for Nature, tornando-se o primeiro fabricante de computadores e smartphones com metas validadas pela Norma Net-Zero. Como parte dos seus compromissos amplos de sustentabilidade, a Lenovo aliou-se à Kuehne+Nagel para conceber uma solução logística sustentável para ajudar os clientes a reduzir a sua pegada de carbono.  A empresa foi cotada no Índice de Igualdade de Género (GEI) de 2023 pelo quarto ano. O quadro do Índice de Igualdade de Género da Bloomberg acompanha o progresso de 484 empresas, em 11 sectores e 45 países e regiões em todo o mundo em capacitação e igualdade feminina no local de trabalho.

Excelência da Cadeia de Abastecimento – No Fórum Económico Mundial deste ano em Davos, a fábrica de Hefei da Lenovo, LCFC, foi reconhecida como um dos 18 locais adicionais adicionados à Rede Global de Farol do Fórum de 132 fabricantes líderes, cada um escolhido pela sua liderança e integração das quartas tecnologias de revolução industrial (4IR).  Fundada em 2011, a LCFC é uma das fábricas de fabrico inteligente mais avançadas do mundo e a maior para dispositivos de computação inteligente (PCs, servidores, computação de borda, Internet inteligente das Coisas). É o elemento principal da rede da Lenovo com mais de 35 unidades fabris em nove mercados e envios de produtos para 126 mercados em todo o mundo. Tal é conseguido por se gerir mais de 300 mil partes e peças individuais todos os dias, 300 novos produtos todos os anos, e mais de 200.000 configurações diferentes de produtos.

Industry AccoladesA revista Fortune publicou recentemente a sua lista anual das empresas mais admiradas do mundo, onde a Lenovo subiu 11 lugares na lista para #189. O ranking anual avalia a reputação corporativa das organizações globais e olha para as 1.000 maiores empresas norte-americanas ao lado das 500 empresas globais da FORTUNE com receitas anuais de mais de 10 mil milhões de dólares. A Lenovo ocupa atualmente o 171º lugar na lista da FORTUNE Global 500. A lista classifica empresas globais de 52 indústrias diferentes. No seio das empresas da subcategoria da "indústria informática", a Lenovo foi particularmente reconhecida como "Mais Admirada", marcando bem a qualidade dos produtos e serviços, governação, inovação e responsabilidade social.

A Fast Company reconheceu recentemente a Tecnologia de Educação de Realidade Mista da Lenovo como uma "Next Big Thing in Tech".  O painel de editores e escritores investiga o mundo da tecnologia para mostrar o que acredita ser a "Next Big Thing in Tech" entre empresas de todos os tamanhos, desde multinacionais a start-ups. Este ano a Lenovo foi escolhida, juntamente com outras 120 empresas, que demonstraram um novo pensamento e tecnologia de ponta. A Lenovo destacou-se como uma das várias empresas que tentam fazer do mundo um lugar melhor, enfrentando problemas sociais básicos.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: