Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Primeiros alunos terminam o curso da 42 em Portugal

Primeiros alunos terminam o curso da 42 em Portugal
Share it:

 Primeiros alunos terminam o curso da 42 em Portugal 

André, Eduardo, João, Manuel e Tiago. São estes os cinco primeiros alunos a terminar o curso da 42 em Portugal. Com backgrounds bastante diferenciados, iniciaram o curso na 42 Lisboa em 2021 e acabam de terminar o chamado Common Core, que dita o fim do curso e pode ser comparado a um bacharelado. Inclui ainda 6 meses de um estágio pago.  

Quatro dos finalistas já se encontram a trabalhar na sua área de formação e um vai integrar a equipa da 42 como Junior Lifeguard na 42 Porto.

Convidado a descrever a sua experiência na 42, Tiago, que trabalhava como estofador antes de iniciar o curso, assume que “formar-me na 42 abriu-me novas portas para um mundo profissional com melhores condições e uma boa perspetiva de carreira". 

Pedro Santa Clara, Diretor da 42 em Portugal, vê com “grande satisfação o facto de a 42 dar mais um passo relevante em Portugal com os primeiros cinco finalistas, aos quais muitos outros se seguirão nos próximos tempos. Mais importante ainda é verificar o impacto do curso da 42 na vida dos nossos alunos, seja a nível de empregabilidade, da carreira ou na perspetiva salarial, e também na vida das empresas, que vêm na 42 a escola que prepara os profissionais com competências muito procuradas pelo mercado de trabalho”. 

A Escola 42 é considerada a melhor escola de Software Development do mundo (com mais de 15 mil alunos em 26  países), oferece um método inovador e gamificado, que promove a aprendizagem sem salas de aula, sem horários e sem professores. 

O programa da 42 é 100% gratuito (as propinas são totalmente pagas por mecenas) e não exige background académico ou experiência em programação. O que se deseja é que os candidatos sejam proactivos, curiosos, criativos, dedicados e gostem de trabalhar em equipa. E que tenham pelo menos 18 anos ou o 12º ano concluído.  

Desde que abriu portas em Portugal (2020 em Lisboa e 2022 no Porto), a 42 já soma 5 kick-off, +500 alunos, mais de 36 mil candidatos registados, 11 Piscines em Lisboa e 3 no Porto. 

Para aceder aos cursos da 42 é necessário passar dois testes  online e completar um bootcamp de 26 dias intensivos nas  instalações da 42, em que os candidatos aprendem as bases de  programação e descobrem se esta é a escola ideal para eles. 

As candidaturas estão abertas 365 dias por ano em Lisboa e no Porto através dos links apply.42lisboa.com e apply.42porto.com

Em Lisboa, a 42 tem o apoio dos parceiros fundadores Fundação Santander Portugal, Vanguard Properties, Fidelidade e Reformosa, bem como da Bi4all, Mercedes-benz.io, Observador, DST group, BA glass, Casa Relvas, NTTData, Huawei, KPMG, Axians, SaltPay, Sul Account, The Claude and Sofia Marion Foundation, Família Alves Ribeiro, Rita e Filipe Botton e Fundação José Neves. 

Já no Porto conta como parceiros fundadores com a Critical Techworks e a SaltPay, e tem ainda o apoio de Amorim, BA Glass, Ecosteel, Sodecia, Sogrape, Sonae, Prozis, Vicaima, João Nuno Macedo Silva e Câmara Municipal do Porto. 

O apoio dos mecenas revela uma aposta de empresas e individuais num modelo de educação mais inclusivo e mais tecnológico. 


Como funciona? 

O curso da 42 é partilhado nas mais de 40 escolas em todo o mundo. Demora entre 12 e 18 meses a concluir, caso o aluno dedique cerca de 40h semanais ao programa. Depois disso, mergulha na sua primeira experiência profissional. Com um conhecimento mais profundo do mercado de trabalho, os alunos poderão posteriormente regressar à 42 para complementar o curso com uma especialização à sua escolha, entre inteligência artificial, cyber security, web development, data analytics, entre muitas outras. 

Posteriormente, os alunos podem começar a sua Especialização  em qualquer campus do mundo, altura em que decidem quais as  áreas que mais lhes interessam e que querem explorar. Mais uma vez, e para que depois recebam um certificado de especialização, terão que fazer uma experiência profissional em que coloquem em prática toda a aprendizagem. 

A metodologia de aprendizagem assenta numa experiência project-based e peer learning, que é muito enriquecida pela experiência presencial dos alunos no Campus.  

Complementado com as experiências profissionais exigidas no final de cada etapa, o curso e especialização da 42 preparam os  alunos de uma forma prática, promovendo o desenvolvimento das competências do futuro. 

Todos os parceiros da 42 têm acesso a uma plataforma onde podem divulgar ofertas de emprego para os alunos de toda a rede 42, e não apenas para os do Campus da sua cidade/país. 


Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: