Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Tecnologia da NEC prevê com sucesso áreas com alto risco de presença de minas terrestres

Tecnologia da NEC prevê com sucesso áreas com alto risco de presença de minas terrestres
Share it:

 Tecnologia da NEC prevê com sucesso áreas com alto risco de presença de minas terrestres

  • A elevada precisão da previsão (aproximadamente 90%) pode contribuir para uma remoção mais segura, rápida e eficiente de minas terrestres –


A NEC Corporation (NEC; TSE: 6701) realizou com sucesso experiências com IA para prever a probabilidade de minas terrestres estarem enterradas em determinadas áreas. Este projeto foi desenvolvido para contribuir para a redução de vítimas de minas terrestres e para apoiar a sua remoção segura, rápida e eficiente. Como resultado deste trabalho, foi confirmado que a localização mais provável de minas terrestres pode ser prevista com um elevado grau de precisão (cerca de 90%). Este trabalho foi conduzido como parte de um projeto de cocriação com o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), que teve início em junho de 2021.

Comparação entre a área de localização da mina prevista através de IA (círculos vermelhos) e a localização real (pontos verdes) 

(Pré-identificação da área a ser prevista por IA (moldura quadrada vermelha))


As minas terrestres são frequentemente colocadas de modo a serem difíceis de detetar e, por estarem enterradas em áreas onde pessoas e veículos passam frequentemente, continuam a representar uma ameaça à vida humana, mesmo depois de os conflitos terem terminado. Em 2021, o número de baixas causadas por Resíduos Explosivos de Guerra (ERW), tais como bombas de fragmentação e minas terrestres, atingiu 5.554 em todo o mundo, sendo a maioria dessas baixas civis (*1). Além disso, o aproveitamento dos terrenos é difícil em áreas onde as minas terrestres podem ser enterradas, dificultando o crescimento económico.

Para este projeto, a NEC recebeu dados abertos do CICV, tais como informação geográfica e geológica, dados que incluíam a localização de habitações e edifícios importantes, bem como relatórios dos residentes. A IA da NEC selecionou e analisou então a informação para prever áreas com uma elevada probabilidade de presença de minas terrestres. Com base na informação sobre áreas de conflito, a NEC utilizou esta tecnologia para alcançar uma taxa de correspondência de previsão de aproximadamente 90%, com as previsões a indicar tanto as áreas prováveis de presença de minas terrestres, como as áreas que provavelmente estão livres de minas terrestres (*2).

Como resultado, será possível que o pequeno número de peritos e pessoal de remoção de minas em todo o mundo possa analisar áreas maiores de terreno, de forma mais rápida e com um custo mais baixo. As primeiras fases de remoção de minas, requerem habitualmente muitas pessoas e muito tempo para analisar grandes quantidades de dados e informações. Ao utilizar a IA para classificar (ou "harmonizar") estes dados e informações, os peritos humanos podem concentrar-se na tomada de decisões sobre onde conduzir a remoção de minas terrestres da forma mais eficiente.

No futuro, o sistema irá incorporar também novas fontes de dados, tais como a deteção remota (por exemplo, dados recolhidos por drones e satélites), para melhorar ainda mais a velocidade e precisão das previsões. Além disso, até março de 2024, a NEC pretende fornecer aos governos e às organizações internacionais de todo o mundo, uma solução de previsão de minas terrestres baseada em IA. Este projeto está alinhado com a visão da NEC de realizar uma sociedade sustentável na qual todos possam alcançar o seu pleno potencial integrando conhecimento e TIC avançadas para o benefício de todos.


Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: