Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

UPskill: Europa quer replicar programa de capacitação de recursos humanos criado em Portugal

UPskill: Europa quer replicar programa de capacitação de recursos humanos criado em Portugal
Share it:

 UPskill: Europa quer replicar programa de capacitação de recursos humanos criado em Portugal

  • O balanço foi feito esta sexta-feira, durante um pequeno-almoço com o Comissário Europeu, Nicolas Schmitt, que contou com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e do Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes;
  • Foram ainda envolvidos neste evento a Diretora Executiva da APDC, Sandra Almeida, e o Coordenador Nacional do UPskill, Manuel Garcia;
  • Relevância e impacto do Programa foi testemunhada por 30 jovens abrangidos e pelos seus mentores, das empresas contratantes;
  • Em destaque estiveram as vantagens da união entre Governos, Academias e Empresas;
  • Ficaram abertas as portas à multiplicação de projetos similares ao UPskill em toda a Europa, para responder às necessidades concretas do mercado.


O sucesso do UPskill – Digital Skills & Jobs, iniciativa que resultou de uma parceria entre a APDC, o Governo e a Academia, esteve esta sexta-feira em destaque. O programa tem vindo a chamar a atenção na Europa, que já considera Portugal pioneiro de uma nova forma de capacitação de recursos humanos.

O balanço desta iniciativa nacional foi realizado num pequeno-almoço com o Comissário Europeu para o Emprego e Direitos Sociais, Nicolas Schmitt, que contou com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, do Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, e da Diretora Executiva da APDC, Sandra Fazenda de Almeida.

A relevância e a importância do programa foram testemunhadas por 30 jovens abrangidos, assim como pelos seus mentores, vindo das empresas tecnológicas que os acolheram e contrataram.  Todos consideraram que o Programa Upskill representa uma oportunidade da maior importância, tanto para a requalificação profissional em áreas tecnológicas, que registam hoje uma forte procura, como para as empresas terem a oportunidade de recrutar talento qualificado à medida das suas necessidades específicas, garantindo desta forma o sucesso dos seus processos de transformação para o digital.

No final deste encontro, Nicolas Schmitt admitiu ter ficado impressionado com a forma como o Programa UPskill tem conseguido assegurar uma segunda vida profissional para os formandos. Destacou que Portugal é pioneiro de uma nova solução de capacitação de sucesso, que junta as vontades do Governo, através do IEFP, da Academia e das Empresas, através da APDC, e que o projeto mostra como a tecnologia pode ser trazer grandes mudanças positivas, se alguém mostrar o caminho.

Ficaram assim abertas as portas à multiplicação de projetos similares ao UPskill em toda a Europa, em que Governos, Academia e empresas se unem em projetos de requalificação ajustados às necessidades específicas de talento das empresas que atuam no mercado.

O Programa está neste momento na sua 3ª edição e a intenção é que continue a crescer em todo o país, envolvendo cada vez mais empresas e instituições de ensino superior. Na 1ª edição, que se iniciou em 2020, candidataram-se mais de 5.300 pessoas, selecionando-se 430 formandos para um total 25 ações de formação em 7 localidades, em 6 instituições de ensino superior. Foram contratados mais de 80% dos formandos que concluíram a formação com sucesso.

Já a 2ª edição, lançada em outubro de 2021, decorreu por ciclos. Foram selecionados 300 formandos para 20 turmas no 1º ciclo e 580 formandos para 29 ações de formação do 2º ciclo. As formações decorrem em 13 localidades do país e 11 instituições de ensino superior, envolvendo mais de 60 empresas.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: