Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Devoteam apresenta as 150 principais tecnologias para 2023

Devoteam apresenta as 150 principais tecnologias para 2023
Share it:
TechRadar Devoteam: as 150 principais tecnologias a ter em conta em 2023 para se destacar na era Cloud Native

Hoje, às 16h30, a Devoteam apresenta o guia num evento ao vivo no LinkedIn. Inscrição gratuita em:
Após o sucesso da primeira edição do TechRadar, a Devoteam, consultora líder focada em estratégia digital, plataformas tecnológicas e cibersegurança, revela hoje a segunda edição deste guia que contém as 150 tecnologias que deve conhecer em 2023.

Como prova da capacidade de crescimento e inovação do ecossistema digital, quase metade das tecnologias incluídas neste TechRadar foram atualizadas desde a primeira edição. Há, também, espaço para empolgantes e promissoras tecnologias “Cloud Native”, que é sem dúvida a expressão de destaque da versão de 2023.

Perante o acumular de desafios em todas as frentes nos últimos três anos, as empresas sabem que o único caminho possível é a digitalização. No entanto, devido à falta de recursos e competências, por vezes sentem-se impotentes perante uma oferta tecnológica cada vez mais ampla e inovações em rápida evolução. Assim, faz parte do trabalho e da cultura da Devoteam estar sempre atenta às mais recentes inovações tecnológicas, para avaliar, testar e adotar as mais avançadas inovações nas áreas de Cloud, dados, desenvolvimento de aplicações, cibersegurança e muitas outras.

O TechRadar é resultado de uma seleção especializada, dedicada e imparcial levada a cabo por 96 Tech Leaders do Grupo Devoteam. Inclui 150 tecnologias classificadas por domínios estratégicos, indicando os tópicos nos quais as organizações devem focar-se se se quiserem tornar líderes no digital.

Bem-vindos à era dos Cloud Native

A Cloud não é apenas mais uma forma de organizar e gerir as infraestruturas de TI perante as flutuações de negócios, como era quando apareceu; e é, também, mais do que apenas um reservatório ilimitado de recursos digitais. Agora, a Cloud é uma ferramenta essencial para a inovação e adaptação das empresas. Permite o aumento da produtividade, acelera o tempo de lançamento no mercado e ajuda a escalar o sucesso. É essencial para a reinvenção dos negócios e para a criação de novos modelos, mais sóbrios, resilientes e alinhados com as expectativas da sociedade e do contexto mundial.

"As 150 tecnologias emergentes que apresentamos no TechRadar foram classificadas de acordo com o seu nível de maturidade e eficácia. A expertise tecnológica está no nosso ADN, e fazer com que os nossos clientes beneficiem dela é a nossa vocação," explicou Philippe Bournhonesque, CTO do Grupo Devoteam. "Os novos modelos de negócio disruptivos são construídos com a Cloud, na Cloud, para a Cloud. São ‘Cloud Native’ – nativos da Cloud –, e quase todas as tecnologias apresentadas no TechRadar 2023 fazem parte desse movimento. A Gartner estima que até 2025 95% das novas iniciativas digitais serão baseadas em plataformas Cloud Native – esta é, portanto, uma questão estratégica, e as empresas devem preparar-se para uma nova era em que tecnologia e os negócios estão mais interligados que nunca."

Algumas das tendências apresentadas no TechRadar 2023 são:

1. Produtos e Negócios Digitais – Nestes tempos difíceis, em que as empresas estão a rever os seus investimentos digitais, a criação de valor passa sobretudo por uma execução sem falhas, e os desenvolvimentos tecnológicos são o instrumento e o reflexo dessa vontade.

2. Inteligência Orientada por Dados – Os dados continuam a ser uma das principais preocupações das organizações, e um material sensível que não pode ser explorado de forma eficaz sem tomar primeiro algumas precauções. As empresas devem levar a cabo uma profunda mudança cultural antes de poderem ser verdadeiramente orientadas por dados.

3. Cloud Distribuída – A maturidade da Cloud deve-se principalmente à maturidade dos Kubernetes, que, apesar de sua complexidade, se tornaram a pedra angular de todos os sistemas "Cloud Native". A maioria das tecnologias apresentadas no TechRadar são baseadas em Kubernetes ou desenhadas para os tornar mais fáceis e geríveis para as empresas.

4. Automação dos Negócios – A oferta de Business Automation está a estruturar-se rapidamente. Através de várias aquisições ou grandes parcerias, os principais fornecedores estão a afastar-se da sua especialização inicial para oferecer uma gama cada vez mais completa de ferramentas complementares. Esta convergência tecnológica é mais um acelerador para um mercado que já vivia um forte crescimento, e estas soluções, que permitem poupanças substanciais ao eliminar ineficiências operacionais, são particularmente bem-vindas no contexto económico atual, ainda mais porque o retorno do investimento pode ser bastante rápido.

5. Confiança & Cibersegurança – As organizações cibercriminosas tornaram-se altamente profissionalizadas, recrutando, inovando e reinvestindo os seus ganhos para reforçar continuamente as capacidades de ataque. Contra uma eficácia formidável, alvos fáceis como as PMEs, autoridades locais e estabelecimentos de saúde não têm hipótese fora da Cloud. Embora a Cloud seja o ambiente mais seguro, ainda é vulnerável a erros – de fato, os erros humanos são a principal causa de vulnerabilidades e as tecnologias presentes no TechRadar 2023 foram projetadas para resolver esse problema.

6. Sustentabilidade habilitada pelo Digital – É crucial passar de iniciativas bem-intencionadas, mas limitadas, para uma estratégia de sustentabilidade coordenada e com impacto real. Fortalecer os relatórios não financeiros é um grande passo para acelerar a transição para um futuro de baixo carbono, no entanto, apresenta um imenso desafio para as empresas. É aqui que os grandes players digitais se posicionam com soluções cada vez mais maduras, como o Google Carbon Assessment e o Salesforce Net Zero Cloud.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: