Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Hama prepara entrada na economia circular sustentável

Hama prepara entrada na economia circular sustentável
Share it:
Além dos esforços para reduzir as emissões de CO2 e outros impactos ambientais na cadeia de fornecimento e logística, a Hama já deu passos importantes para maximizar o uso de matérias-primas de fontes renováveis nos seus produtos.
A Hama, empresa alemã especializada em acessórios e periféricos tecnológicos, cumpre o seu centenário em 2023 e acaba de tornar público o seu empenho em contribuir para a ação climática e conservação do ambiente, integrando na sua estratégia de sustentabilidade em atividades que visam salvaguardar o futuro ecológico, social e económico, bem como a competitividade e sucesso comercial.

Esta estratégia, orientada segundo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (https://unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/), estende-se quer à sua sede de administração e logística na cidade alemã de Monheim, na Baviera, quer aos seus produtos e serviços disponíveis em todo o mundo.

De forma a fazer frente aos atuais e futuros desafios ambientais, a Hama levou a cabo uma avaliação ambiental na sua sede de administração e logística, em Monheim, com o objetivo de reduzir as emissões de CO2 e impactos ecológicos. Desde 2016, a redução em emissões de gases com efeito de estufa nestas instalações tem sido de cerca de 11% ao ano, segundo a norma de avaliação Greenhouse Gas Protocol (https://ghgprotocol.org).
Atualmente, cerca de 27% do total de eletricidade consumida na sede da Hama é produzida internamente – através de painéis solares bem como de três centrais de produção combinada de calor e eletricidade. Adicionalmente, no verão, um sistema de refrigeração por absorção é usado para gerar ar fresco para o ar condicionado neste local.

Desde abril de 2022 que 100% da energia adquirida a partir da rede pública na sede em Monheim é energia verde certificada. Além disso, a Hama está a fazer uma conversão gradual para iluminação LED, com poupança energética adicional através da instalação de detetores de movimento.

Embalagens e produtos mais “verdes”

Enquanto especialista em acessórios tecnológicos, a Hama está também a tomar iniciativas que contribuem para a conservação dos recursos e entrada na economia circular, nomeadamente:
  • Uso de matérias-primas provenientes de fontes transparentes de reciclagem;
  • Conversão sistemática para embalamento em cartão (redução de 47% em embalamento tipo “blister” desde 2017);
  • Cartão e papel de fontes não-renováveis originários de silvicultura sustentável com certificação FSC (https://fsc.org);
  • Plásticos restantes no embalamento isentos de PVC desde 2021;
  • Redução progressiva no uso de ímanes no embalamento (redução de 52% desde 2018);
  • Designs recicláveis, com separação fácil e sempre que possível a partir de monomateriais;
  • Aumento da relocalização do processo de embalagem para a Alemanha;
  • Redução da proporção do volume de transporte total ocupado pelo transporte aéreo de 6% para 3% (durante o período de 2016 a 2021);
  • Inclusão do transporte férreo desde 2016 e aumento na proporção do transporte para 3%;
  • Redução considerável dos resíduos e aumento das taxas de reciclagem graças a um sistema progressivo de gestão de resíduos.

Os próximos passos para uma pegada mais sustentável

Para a Hama, adotar uma estratégia que internaliza a importância da conservação e proteção do ambiente e clima reflete um compromisso estável e continuado. Com a missão de reduzir ainda mais a sua pegada carbónica, os próximos passos incluem o aumento da proporção de eletricidade produzida internamente a partir de fontes renováveis; ampliar a rede de estações de carregamento de veículos elétricos; e converter a frota e deslocações para formas de mobilidade mais sustentáveis.

A Hama pretende ainda integrar e alargar a sua estratégia de sustentabilidade à sua rede internacional de fornecedores e produção. Nesse sentido, a Hama está a trabalhar para evitar matérias-primas e componentes de fontes não-renováveis, privilegiando materiais reciclados e matérias-primas biológicas, sem comprometer a segurança das suas soluções.

“A nossa visão é alcançar uma descarbonização sistemática”, comentou a propósito Dr. Eric Nebel, Sustainability Manager da Hama. “Para isso, estamos a concentrar-nos em aumentar sistematicamente a nossa eficiência e utilização de energias e matérias-primas renováveis”. Mais informação: https://pt.hama.com
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: