Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

ODISSEIA EXIBE ESPECIAL “MÊS DA TERRA”

ODISSEIA EXIBE ESPECIAL “MÊS DA TERRA”
Share it:
Mais de vinte documentários surpreendentes alertam para a importância da preservação do planeta
  • “A Grande Onda”, documentário filmado em Portugal e Espanha apresenta recriações virtuais e inéditas de possíveis tsunamis;
  • “Legacy”, documentário apresentado pelo premiado fotógrafo e realizador Yann Arthus-Bertrand e Vencedor do Prémio “Unifrance TV Export Award” para o Documentário Francês mais vendido no Mundo em 2022, compartilha uma visão sensível e radical do nosso planeta;
  • “Nascidos da Tempestade”, série narrada pelo famoso ator Ewan McGregor, dá a conhecer uma das zonas mais incríveis do planeta;
  • “Grandes Rios da Terra”, série com a chancela da BBC, explora os rios mais icónicos do mundo;
  • “Planeta em Perigo”, projeto colossal da BBC, documenta como os habitats mais vulneráveis da Terra evoluirão ao longo dos anos;
A 22 de abril comemora-se o Dia Mundial da Terra e para assinalar a data o canal Odisseia preparou o especial “Mês da Terra”, composto por mais de vinte documentários, com arranque a 10 de abril, que alertam para a importância do planeta e para a necessidade de preservar os seus recursos naturais.

O especial arranca a 10 de abril, pelas 22h30, com “Nascidos da Tempestade”, uma série de três episódios, narrada pelo famoso ator Ewan McGregor, que dá a conhecer a brava orla setentrional do Oceano Atlântico, uma terra de rochedos, gelo e água. Nesta região de ondas gigantescas, rios de gelo e violentas tempestades, conheceremos famílias de animais incríveis que habitam num cenário que tem tanto de selvagem como de romântico.

A 11 de abril, pelas 22h30, o canal estreia “Como sobreviver ao aquecimento global?”, uma série de três episódios que revela o trabalho de cientistas ao analisar como poderá ser o nosso futuro, tendo em conta as vagas de calor extremo do passado. Um novo período de aquecimento está próximo e é possível que alguns locais se tornem inabitáveis. Como irão os ecossistemas responder às mudanças? Quais as consequências do mundo de hoje, ao reverter para um período de aquecimento, ou como mudaria a face da Terra, são algumas das questões que veremos debatidas.

“O Equador: A Linha da Vida” é a série que se segue para ver a partir de 12 de abril, pelas 22h30. O equador envolve a Terra numa faixa de 40 mil quilómetros de sol, abundância e Natureza deslumbrante e é conhecido como “berço da vida” devido a todas as espécies que ali tiveram origem e como “museu da vida” já que raros são os animais que ali se extinguem.

Porém, com as temperaturas a subirem cada vez mais devido ao aquecimento global, o paraíso equatorial está a mudar. Ao longo de três episódios, veremos essa transformação, mergulhando na beleza fascinante deste friso maravilhoso que detém a maior biodiversidade da Terra.

A nova temporada de “Grandes Rios da Terra”, uma série com a chancela da BBC chega ao canal Odisseia a 13 de abril, pelas 22h30, para contar as incríveis histórias de três rios icónicos – o serpenteante Danúbio, o biodiversificado Yukon, e o Zambeze, onde se encontram as estrondosas Cataratas de Vitória. Ao longo de três episódios, veremos imagens deslumbrantes de animais e paisagens, captadas com a mais recente tecnologia, ao longo das grandes vias fluviais do globo.

A 14 de abril, pelas 22h30, estreia “O Ciclo da Vida Selvagem”, uma série surpreendente de seis episódios que regista os eventos mais espetaculares de migração, renascimento e transformação. Durante um ano turbulento e perigoso, observamos como criaturas enfrentam os padrões sazonais da Terra, cada vez mais extremos, imprevisíveis e gravemente instáveis. Com ajuda de impressionantes imagens 4K, captadas na Ásia, na Austrália, na Europa, em África, e nas Américas do Norte e do Sul, assistiremos a espetáculos verdadeiramente deslumbrantes.

Para as noites dos sábados de 15, 22 e 29 de abril, pelas 22h30, o canal Odisseia selecionou três impactantes documentários sobre temas que afetam o nosso planeta.

A 15 de abril, o canal exibe “Planeta em Perigo”, um projeto colossal da BBC que documenta como os habitats mais vulneráveis da Terra – e os animais que neles vivem – evoluirão ao longo de sete anos, resultando em filmes documentais cativantes e elucidativos.

Recorrendo à extensa rede global da Unidade de História Natural de cientistas, ambientalistas e operadores de câmara no terreno, contaremos a história de cada habitat e da sua principal espécie animal, através daqueles que melhor os conhecem.

Para a noite de sábado de 22 de abril, Dia Mundial da Terra, o canal Odisseia reservou “A Grande Onda”, um documentário impressionante, filmado em Portugal e Espanha, que apresenta recriações virtuais de possíveis tsunamis e entrevistas com cientistas, especialistas, políticos, socorristas (BUSF) e ONGs de diferentes países.

“A Grande Onda” revela uma verdade que todos têm medo de ouvir, mas que não devemos ignorar. Se acontecer o que a comunidade científica prevê, enfrentaremos uma das maiores catástrofes da História: um tsunami com ondas entre 5 e 15 metros que, em apenas um quarto de hora, chegará às costas ibéricas. As costas de Espanha e de Portugal já sofreram mais de uma dezena de grandes tsunamis ao longo da sua História, mas o tabu está a aumentar cada vez mais, apesar de algumas medidas tímidas tomadas nos últimos anos.

“Legacy”, o documentário apresentado pelo premiado fotógrafo e realizador, Yann Arthus-Bertrand, pioneiro das filmagens aéreas, compartilha uma visão sensível e radical do nosso mundo e revela um planeta sofrido e uma humanidade desorientada, incapaz de levar a sério a ameaça que pesa sobre todos os seres vivos.

Vencedor do Prémio “Unifrance TV Export Award” para o Documentário Francês mais vendido no Mundo em 2022, ‘Legacy’ é uma ode à beleza da natureza e da humanidade, mas também um aviso de que a vida na Terra nunca esteve tão ameaçada.

O especial encerra com a nova temporada de “Clima Extremo Viral”, uma série para ver nos dias 16, 23 e 30 de abril, pelas 22h30, que recolhe testemunhos de sobreviventes e meteorologistas sobre os piores e mais impressionantes fenómenos meteorológicos. Veremos como o clima mais extremo do planeta pode destruir os planos para um fim-de-semana, a nossas férias ou uma reunião de família. Que poderemos fazer quando a ira da natureza aparece sem aviso prévio?

ESPECIAL MÊS DA TERRA

NASCIDOS DA TEMPESTADE
Segundas 10, 17 e 24, às 22h30

COMO SOBREVIVER AO AQUECIMENTO GLOBAL?
Terças 11, 18 e 25, às 22h30

O EQUADOR: A LINHA DA VIDA
Quartas 12, 19 e 26, às 22h30

GRANDES RIOS DA TERRA – T2
Quintas 13, 20 e 27, às 22h30

O CICLO DA VIDA SELVAGEM
Sextas 14, 21 e 28, às 22h30

Nas noites de sábado, o canal selecionou os mais impactantes documentários sobre temas que afectam directamente o planeta.
  • Planeta em Perigo, sábado, 15 de abril, 22h30
  • A Grande Onda, sábado, 22 de abril, 22h30
  • Legacy, sábado, 29 de abril, 22h30
CLIMA EXTREMO VIRAL T5
Domingos 16, 23 e 30 às 22h30
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: