Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

NTT DATA e Biblioteca do Vaticano colaboram em projeto Web3 e NFT para ampliar comunidade de utilizadores do arquivo digital

NTT DATA e Biblioteca do Vaticano colaboram em projeto Web3 e NFT para ampliar comunidade de utilizadores do arquivo digital
Share it:

 NTT DATA e Biblioteca do Vaticano colaboram em projeto Web3 e NFT para ampliar comunidade de utilizadores do arquivo digital

  • A solução "AMLAD", desenvolvida pela NTT DATA, tem sido utilizada na Biblioteca do Vaticano desde 2014 para arquivar digitalmente uma coleção documental composta por cerca de 1,6 milhões de livros impressos, 80.000 manuscritos, 300.000 moedas e medalhas e 150.000 gravuras e desenhos;
  • A NTT DATA e a Biblioteca do Vaticano lançaram o “Projeto de Apoio Web3 da Biblioteca do Vaticano" que recompensa o apoio dos utilizadores à Biblioteca do Vaticano com NFT;
  • Este é o primeiro projeto de "Web3 Community Platform" da empresa, que tem como objetivo ampliar a comunidade online dos titulares de conteúdos com a tecnologia Web3;
  • A NTT DATA vai continuar a trabalhar no desenvolvimento de serviços baseados na tecnologia Web3.

A NTT DATA, consultora global de negócios e tecnologia, que reinventa e transforma a atividade das organizações pela inovação, desenvolveu a "AMLAD", uma solução de arquivo digital, utilizada para digitalizar e arquivar os bens culturais da Biblioteca do Vaticano. Com mais de 2 milhões de bens, a solução tem como objetivo digitalizar cerca de 1,6 milhões de livros, 80.000 manuscritos e 300.000 moedas e medalhas, criando cópias digitais que vão contribuir para a sua preservação.

Os bens culturais conservados em bibliotecas e museus de todo o mundo mostram a evolução da história humana, mas estão constantemente em risco de deterioração. Assim, a digitalização representa uma oportunidade para a sua manutenção e preservação. Foi por esta razão que a NTT DATA criou uma solução para arquivar digitalmente dados 2D e 3D.

Esta solução representa o futuro dos arquivos digitais, uma vez que se destina a promover a sua utilização e consulta, para além da sua preservação. Em concreto, esta solução pretende facilitar os sistemas de pesquisa, localizando rapidamente dados e documentos, para promover a sua consulta. Foi também desenhada para disponibilizar os arquivos a investigadores de qualquer parte do mundo, que passam assim a poder consultar o acervo digitalizado da biblioteca, independentemente da sua localização.

Para além disso, a solução armazena os dados de acordo com estruturas de dados internacionais, em conformidade com os padrões e classificações das bibliotecas, bem como das regras da própria Biblioteca do Vaticano.

Asahi Hasebe, responsável pelo projeto AMLAD da NTT DATA, explica que "existe um grande número de bens culturais valiosos armazenados em instituições culturais de todo o mundo. No entanto, só conseguimos vê-los se formos até lá e, mesmo indo, é muito difícil encontrar o que se procura. No entanto, se os dados forem corretamente arquivados, é possível encontrar e consultar facilmente o que se pretende, independentemente do local do mundo onde estejamos".

Mauro Mantovani, Diretor da Biblioteca do Vaticano, afirma que “à semelhança do diretor emérito, Mons. Cesare Pasini, também entendo que o nosso espólio requer uma cuidadosa preservação. A solução de arquivo digital AMLAD contribuiu para a preservação a longo prazo deste património extremamente valioso, sem causar qualquer dano. A NTT DATA tem desempenhado um papel importante no suporte à missão da Biblioteca do Vaticano de partilhar publicamente acervos recolhidos em todo o mundo, independentemente da raça, linhagem, cultura, religião, política ou ideologia, e de apoiar a investigação e o desenvolvimento científico".

O projeto de digitalização da Biblioteca do Vaticano começou em 2014 e, em fevereiro de 2023, a NTT DATA lançou o 1º projeto da Biblioteca para ampliar a sua comunidade online, ligando a Biblioteca e os seus utilizadores. A iniciativa foi criada para recompensar os utilizadores, através de NFTs e tecnologia blockchain, que partilham o projeto ou que mostram apoio à Biblioteca do Vaticano nas redes sociais. Os detentores destes NFTs podem ver imagens de alta resolução de 15 bens do património cultural da biblioteca, acompanhados de conteúdos descritivos. A NTT DATA desenvolveu este projeto para promover uma nova ligação entre a Biblioteca do Vaticano e os seus utilizadores.

Asahi Hasebe, responsável pelo projeto AMLAD da NTT DATA, refere que "a tecnologia Web3, com as suas características de imutabilidade, permanência e utilização livre, é perfeita para criar ligações e comunidades baseadas em objetivos individuais e confiança. Nesse sentido, criar novas ligações e comunidades com base em conteúdos digitais nada mais é do que usar esses tão esperados arquivos digitais. Por explorar o valor e a importância da Web3 na sociedade, acredito que este projeto tem o potencial para vir a ser o primeiro case study da era Web3”.

Mauro Mantovani, Diretor da Biblioteca do Vaticano, reforça que "a Biblioteca do Vaticano não é a única que vê valor nas novas comunidades que a NTT DATA está a criar. Certamente, a NTT DATA vai continuar a criar sistemas como este, com os seus parceiros de todo o mundo".

Após o resultado deste primeiro projeto com a Biblioteca do Vaticano, a NTT DATA continuará a melhorar os serviços baseados em tecnologia Web3.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: