Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

TES e Galp avaliam reciclagem de materiais de baterias de lítio na Península Ibérica

TES e Galp avaliam reciclagem de materiais de baterias de lítio na Península Ibérica
Share it:

TES e Galp avaliam reciclagem de materiais de baterias de lítio na Península Ibérica

Empresas vão unir competências nas áreas da energia, industrial e de reciclagem de baterias com objetivo de criar uma plataforma ibérica de circularidade nos componentes das baterias de iões de lítio.
Passo lógico nos esforços de ambas as empresas para enfrentar um dos principais desafios do nosso sistema energético, enquanto criam oportunidades de crescimento sustentável.

A TES, multinacional com sede em Singapura especializada na reciclagem de baterias e na gestão do ciclo de vida de ativos informáticos, e a Galp, empresa integrada de energia, vão avaliar em conjunto o desenvolvimento de um negócio sustentável de reciclagem de baterias na Península Ibérica, um elo essencial para criar circularidade na cadeia de valor de baterias.

As duas empresas assinaram um Memorando de Entendimento para darem os passos necessários no estudo de viabilidade das operações de reciclagem de baterias de iões de lítio – que podem envolver processos químicos e mecânicos – na Península Ibérica.

A Galp e a TES vão sondar e envolver neste projeto os produtores de baterias, fabricantes de automóveis, proprietários de frotas de veículos elétricos e outras atividades que possam ser fonte de abastecimento de matéria-prima ou de baterias em fim de vida. Irão igualmente realizar estudos de engenharia com o objetivo de conceber um processo de conversão da matéria-prima em produto reciclado que seja competitivo e sustentável, e que cumpra os requisitos dos clientes.

A Galp tem vindo a transformar os seus negócios com a ambição de ser uma empresa neutra em carbono até 2050, alocando mais de metade dos seus investimentos líquidos a energias renováveis, hidrogénio verde, combustíveis de baixo carbono e mobilidade elétrica. A empresa está também a criar uma unidade de conversão de lítio em Portugal, em parceria com um produtor europeu pioneiro no mercado, naquilo que será o arranque de uma cadeia de valor de baterias nacional.

A TES está profundamente envolvida em todos os aspetos da gestão do ciclo de vida das baterias, incluindo as dos automóveis elétricos, e já opera instalações de reciclagem na Europa, Sudeste Asiático e China.

“As baterias de iões de lítio são vitais para a eletrificação da mobilidade, para a penetração das energias renováveis nos sistemas elétricos e para uma vasta gama de aplicações. Temos de garantir a disponibilidade a longo prazo dos principais materiais das baterias e, para isso, a circularidade é essencial”, afirma Georgios Papadimitriou, vice-presidente executivo de Renováveis e Novos Negócios da Galp. “A reciclagem desempenhará um papel fundamental na sustentabilidade da cadeia de valor das baterias no futuro e isso só acontecerá se colocarmos as competências e conhecimentos necessários a funcionar no presente. É isso que a Galp e a TES estão a fazer”, acrescentou.

“Estamos muito entusiasmados com este projeto. A Galp tem demonstrado a seriedade com que está a fazer a transição que a posiciona como líder na sustentabilidade”, referiu Thomas Holberg, vice-presidente global da TES Sustainable Battery Solutions. “É uma honra contribuir para este caminho invejável”, acrescentou.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: