Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Xeque-mate! Como os cibercriminosos apanham os jogadores de xadrez online

Xeque-mate! Como os cibercriminosos apanham os jogadores de xadrez online
Share it:
Xeque-mate! Como os cibercriminosos apanham os jogadores de xadrez online

À medida que cresce o número de jogadores de xadrez online, aumenta também o risco de ciberataques relacionados com este jogo. Os especialistas em cibersegurança da Kaspersky descobriram que os jogadores de xadrez têm sido alvo de uma série de ataques diferentes, desde cibercriminosos que espalham programas móveis maliciosos ou indesejados, inclusive no Google Play, a trojans e ransomware disfarçados de aplicações de xadrez para PC e telemóvel.

Ao longo da última década, o mundo do xadrez tem vindo a crescer rapidamente, com cada vez mais plataformas e aplicações de treino online e numerosos torneios mundiais organizados digitalmente. No entanto, o desenvolvimento online do xadrez também despertou o interesse dos cibercriminosos, que tentam apanhar os jogadores através de uma variedade de truques.

Os jogadores de xadrez estão constantemente a aprender novas táticas e a jogar com outros jogadores online, pelo que descarregam frequentemente aplicações para o seu computador e dispositivos móveis, muitas vezes a partir de websites de terceiros. Escusado será dizer que podem estar escondidos ficheiros maliciosos nestas aplicações. De acordo com as últimas estatísticas da Kaspersky, em 2022, os cibercriminosos fizeram 139.203 tentativas de ataque, visando quase 12.000 jogadores de xadrez.

Na maioria dos casos analisados, os investigadores da Kaspersky descobriram downloaders capazes de instalar outros programas indesejados, mas também encontraram outros adwares e até trojans, programas maliciosos que podem permitir aos cibercriminosos recolher informações de cartões de crédito, credenciais, modificar dados ou perturbar o desempenho dos computadores. A empresa de segurança também encontrou cibercriminosos a espalhar ransomware disfarçado de aplicações de xadrez, capazes de encriptar quaisquer ficheiros no dispositivo infetado. A maioria dos jogadores atacados encontrava-se na Rússia, Índia, Vietname, Brasil e Alemanha.

Número de tentativas de ataques a jogadores de xadrez online em 2022

Os investigadores da Kaspersky também descobriram que, nos últimos anos, os cibercriminosos distribuíram aplicações móveis maliciosas e software indesejado disfarçados de jogos de xadrez. Uma delas, denominada "Chess", foi encontrada no Google Play, mas já foi removida. Fora do Google Play, os criminosos também estão a espalhar ativamente malware móvel e adware através de websites de terceiros. Uma das aplicações detetadas em 2023 enviava mensagens SMS a partir do telemóvel de um utilizador infetado, tornando-se uma ferramenta de spam para os cibercriminosos. Outro esquema detetado, como a maioria dos ficheiros dos atacantes em aplicações de xadrez, é um adware que abre periodicamente separadores de publicidade no navegador contra a vontade do utilizador, imitando uma aplicação real chamada "Chess Pro" no Google Play, com mais de 100.000 downloads.

"O mundo do xadrez mudou drasticamente nos últimos anos, tornando-se digitalizado, com treinos e até campeonatos internacionais a decorrerem online, permitindo aos jogadores partilhar experiências a nível global e competir entre si. No entanto, como vemos, a popularidade do xadrez também está a ser explorada por atacantes, que distribuem milhares de ficheiros maliciosos disfarçados de jogo de xadrez. Nunca foi tão importante mantermo-nos vigilantes e lembrarmo-nos das regras básicas de cibersegurança para não sermos vítimas dos cibercriminosos, quer se trate de e-mails de phishing ou de aplicações móveis suspeitas que apenas imitam o xadrez", afirmou Igor Golovin, especialista em segurança da Kaspersky.

"O xadrez está a tornar-se digital há décadas. Foi, aliás, um dos primeiros jogos de computador. Mas, recentemente, a maior parte dos jogos de xadrez deu o salto digital. Não estamos a falar apenas de jogadores casuais, mas, também, o ensino de xadrez, as competições de nível de elite, os clubes de xadrez, as escolas, etc. Por exemplo, a nossa plataforma de jogo eletrónico FIDE Online Arena acolhe todos os meses mais de 600 torneios. Como tal, os novos desafios relacionados com o mundo digital são, agora, uma questão no xadrez: batota, cibersegurança, gestão de ID, ligação entre o digital e o OTB (over-the-board play), corrida ao armamento do poder computacional, etc. A tecnologia está a mudar o mundo do xadrez, pelo que os jogadores devem estar preparados para responder a esses desafios”, referiu Ilya Merenzon, CEO da World Chess.

A Kaspersky é um parceiro oficial de cibersegurança do Campeonato Mundial FIDE 2023, o evento mais influente no mundo do xadrez, que se realizou em Astana, no Cazaquistão, tendo terminado no início deste mês.

Para se manter a salvo de ameaças móveis, a Kaspersky recomenda:

● Verifique as permissões das aplicações que utiliza e pense cuidadosamente antes de dar autorização a uma aplicação, especialmente quando se trata de permissões de alto risco, como para utilizar os Serviços de Acessibilidade.

● Uma solução de segurança fiável pode ajudá-lo a detetar aplicações maliciosas e adware antes que estes comecem a comportar-se erroneamente no seu dispositivo.

● Os utilizadores do iPhone têm alguns controlos de privacidade fornecidos pela Apple e podem bloquear o acesso de aplicações a fotografias, contactos e funcionalidades de GPS se considerarem que essas permissões são desnecessárias.

● Atualize o sistema operativo e as aplicações importantes à medida que as atualizações ficam disponíveis. Muitos problemas de segurança podem ser resolvidos através da instalação de versões atualizadas de software.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: