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Da pesquisa à aplicação: a Bosch impulsiona uso da inteligência artificial

Da pesquisa à aplicação: a Bosch impulsiona uso da inteligência artificial
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 Da pesquisa à aplicação: a Bosch impulsiona uso da inteligência artificial

Especialistas em IA trabalham em casos de uso para modelos de fundação

  • Tanja Rückert: “Os avanços tecnológicos estão a abrir um novo capítulo na área da IA. Queremos explorar esse potencial para a Bosch.”
  • Mais de 1.000 pedidos de patente de IA por parte da Bosch desde 2018.
  • As vendas da Bosch de soluções de IA vão atingir os mil milhões de euros nos próximos anos.


A Bosch continua a definir o ritmo no uso de inteligência artificial: nos últimos cinco anos, a empresa apresentou pedidos de patente para mais de 1.000 invenções de IA, tornando-se um dos principais requerentes de patentes de IA na Europa. Desenvolvimentos tecnológicos recentes na área de IA generativa e os chamados modelos de base (como ChatGPT) também oferecem à Bosch novas oportunidades. Esses modelos são capazes de gerar conteúdo como código de software, texto, imagens e música. Aquilo que os torna especialmente poderosos em comparação com os modelos de IA anteriores é que são treinados em grandes quantidades de dados. Essa amplitude e volume de informações permitem que os modelos básicos sejam traduzidos entre idiomas, por exemplo, e trabalhem em tarefas de maneira estruturada. “Os avanços tecnológicos estão a abrir um capítulo totalmente novo na área de IA”, afirma Tanja Rückert, membro do conselho de administração e diretora digital da Robert Bosch GmbH. “Esse avanço vai influenciar quase todas as áreas da sociedade e os processos das empresas. Queremos explorar este potencial para a Bosch – tanto para os nossos clientes como para os nossos colaboradores.”

É por isso que atualmente a Bosch tem especialistas em IA tanto na pesquisa e nas divisões que analisam as aplicações específicas que esses novos modelos de IA oferecem à empresa. Um exemplo é o próprio banco de dados da empresa, que armazena os registos de acordo com os termos de busca. Quanto menos precisa for a palavra-chave pesquisada, menos preciso será o resultado da pesquisa e vice-versa. Uma solução baseada em IA generativa iria procurar – e encontrar – informações muito mais rapidamente e, o mais importante, de forma mais abrangente. Isso permitiria um acesso mais fácil e uma utilização mais completa do conhecimento já existente na empresa. A pesquisa baseada em IA é um dos cerca de 60 casos de uso em potencial relacionados com modelos de fundação que estão a ser revistos e que a empresa planeia implementar se a avaliação for positiva.


Bosch traz IA para aplicações mais rápido do que o previsto

“Nos últimos anos, a Bosch fez um bom progresso no desenvolvimento da IA nas suas divisões e localizações em todo o mundo”, explica Rückert. “Estamos a trazer a IA para os nossos dispositivos e aplicações com rapidez e sucesso. Estamos a fazer um bom progresso neste campo.” Antes do final deste ano, todos os produtos e soluções devem conter IA ou foram desenvolvidos ou fabricados com a sua ajuda. Originalmente a empresa estabeleceu essa meta para 2025, mas agora está no caminho certo para a conseguir alcançar dois anos antes. Isso deve-se também a mais de 300 investigadores de IA que atualmente trabalham no desenvolvimento de novos métodos de IA na Bosch. Há um contacto próximo entre a pesquisa e as divisões sobre isso. Além disso, a empresa segue políticas personalizadas de RH e formação: em 2019, foi lançado um programa de formação em IA sob a liderança da pesquisa da Bosch. Até o momento, 26.500 colaboradores concluíram esse programa, que inclui formatos de formação em três níveis diferentes para gestores, engenheiros e utilizadores de IA. “Os cursos de formação desempenham um papel importante ao trazer o conhecimento de IA para todas as áreas da empresa”, afirma Thomas Kropf, chefe de pesquisa da Bosch. A Bosch também estabeleceu fortes parcerias com instituições globais líderes, como a prestigiada Carnegie Mellon University, nos Estados Unidos, e tem vindo a expandir continuamente o seu portfólio de patentes no campo da inteligência artificial ao longo dos anos.

 

Mil milhões em vendas de inteligência artificial

A IA tem sido um impulsionador do progresso e do crescimento há algum tempo. Segundo a PWC, o PIB da Alemanha pode aumentar 11% até 2030. A Tractica projeta que as vendas globais irão aumentar para cerca de 31 mil milhões de dólares em 2025. Os principais motivos são a maior produtividade e eficiência que as soluções de IA possibilitam. Nos próximos anos, a Bosch também deseja que as suas vendas de produtos habilitados para IA atinjam a marca dos mil milhões de euros. “Consideramos a inteligência artificial, em combinação com a conectividade do produto, como uma tecnologia chave e um impulsionador do progresso na nossa sociedade. O nosso principal objetivo é que a IA beneficie as pessoas”, diz Rückert.

A Bosch está focada em IA industrial, por outras palavras, algoritmos inteligentes combinados com experiência de domínio em transporte, manufatura e edifícios. A empresa está a aplicar os seus próprios pontos fortes na produção de objetos físicos complexos, em conjunto com os seus muitos anos de experiência na área de IA. Isto contrasta com as empresas de TI dos EUA e da China, que estão a usar a IA principalmente para construir um modelo de humanos e o seu comportamento. As aplicações potenciais de soluções baseadas em IA são múltiplas: na produção de chips, por exemplo, a IA ajuda a detetar anomalias. O processamento de imagem baseado em IA permite a inspeção ótica automatizada de wafers. Ao mesmo tempo, a IA gere os fluxos de material para obter a utilização ideal da maquinaria de produção de wafer.

As tecnologias de IA são também essenciais para tornar a nova fábrica de chips em Dresden na fábrica de semicondutores mais eficiente do mundo. Câmaras e sensores inteligentes ajudam a detetar incêndios num estágio inicial, enquanto nos automóveis, sistemas de assistência inteligentes ajudam a prevenir acidentes.


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