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Educação e Tecnologia em destaque na 9º edição da Apps for Good

Educação e Tecnologia em destaque na 9º edição da Apps for Good
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 Educação e Tecnologia em destaque na 9º edição da Apps for Good   

Evento decorreu com a presença do Secretário de Estado da Educação, António Leite, e de Carlos Vargas-Tamez, da UNESCO 

Legenda: 9ª Edição Apps for Good 

(Fonte: CDI Portugal)

 

O CDI – Center of Digital Inclusion, uma organização não-governamental de inclusão e inovação social e digital, encerrou a nona edição do programa Apps for Good no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. A educação e a transformação digital foram os temas em destaque de todo o evento.

A 9º edição do Apps for Good contou com dois Momentos Pitch, da parte da manhã e ao início da tarde, onde foram apresentadas as soluções finalistas do programa que respondem a alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas como  Erradicar a Fome, Saúde e Qualidade, Educação de Qualidade e Trabalho Digno e Crescimento Económico, Reduzir as Desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis, Produção e Consumo Sustentáveis, Ação Climática, Proteger a Vida Marinha, Proteger a Vida Terrestre e Paz, Justiça e Instituições Eficazes. 

Todos os projetos tecnológicos desenvolvidos por alunos e professores puderam ser apresentados ao público durante o Momento Marketplace, onde foi possível estar em contacto direto com cada solução. 

O Diretor-Executivo do CDI Portugal, João Baracho, moderou o H(À) Conversa em Palco!, que contou com a presença do Secretário de Estado da Educação, António Leite, e de Carlos Vargas-Tamez, Chefe de Secção da UNESCO para o desenvolvimento dos professores e Head da Taskforce de professores para a educação 2030.  

Os problemas do setor e de como transformar a educação foram os temas abordados. Ambos lamentaram a falta de docentes, tanto a nível nacional como global. “Não conseguimos ter educação sem professores”, garantiu o Chefe de Secção da UNESCO para o desenvolvimento dos professores ao realçar o papel destes profissionais enquanto “peça fundamental para a transformação da educação”. Contou ainda que tem de haver uma mudança de mindset para uma maior retenção de professores, uma vez que os seus salários “não são competitivos o suficiente”. 

O Secretário de Estado da Educação assegurou que Portugal precisa dos professores, embora tenha reconhecido que a profissão “tornou-se menos sexy”. Nomeou ainda um desafio que o país enfrenta: “temos mais professores a Norte e mais estudantes a Sul”. 

Quanto à utilização da tecnologia no setor, Carlos Vargas-Tamez adiantou que tudo depende da forma como a usamos para cumprir o propósito da educação. Já António Leite lembrou que, tal como é necessário ensinar os alunos a escrever e a ler, também o mesmo se aplica à tecnologia. Recusou também a ideia de que o digital poderá substituir os docentes. “Devemos apostar nas competências digitais de cada um, mas isto não faz sentido sem a educação”, disse. Concluiu com um elogio ao programa por promover a tecnologia no bom sentido. “Aquilo que a Apps for Good procura fazer é associar a tecnologia ao bem. E, se mais não fosse por isso, merece o nosso apoio”. 

Ambos, em conversa, realçaram a importância de confiar nos professores, com Carlos Vargas-Tamez a apelar para a colaboração e solidariedade em vez da competição. 

Esta nona edição do Apps for Good encerrou com o Momento Entrega de Prémios. No pódio, e na linha do Básico, o primeiro lugar foi entregue à solução 4AiJobs, da Escola Secundária de São Lourenço de Ermesinde, cuja solução pretende servir como um ponto de sensibilização e de informação acerca das vantagens para empregadores em recrutar pessoas com deficiências ou limitações; o segundo à Snap Work, da Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico, cuja app visa facilitar a contratação temporária de pessoas para serviços de hotelaria e turismo, de forma a responder ao crescimento turístico na ilha do Pico; e o terceiro prémio foi atribuído à solução Match2Learn, da Escola Secundária Fernando Namora da Amadora, que consiste num programa mentor-mentorando, em que alunos da mesma ou de outras turmas se oferecem para ajudar outros alunos. 

Na linha do secundário, a Genius - Fralda Inteligente, da Escola Secundária de Nelas venceu o primeiro prémio com a criação de uma fralda inteligente destinada a pessoas acamadas, de forma a melhorar a qualidade de vida e conforto do paciente, através da monitorização e medição contínua de certos níveis, detetando quando a fralda necessita de ser trocada.  A solução COME in Guide, da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado de Santarém, levou o segundo prémio para casa com a app de apoio a imigrantes no território nacional, com acesso a serviços, núcleos por nacionalidade e Banco de Horas. E em terceiro lugar ficou a Conpact – Orgs Connected, da Escola Secundária Amato Lusitano de Castelo Branco, cuja ideia visa beneficiar as associações dos Municípios oferecendo uma plataforma intermediária que permite facilitar a gestão e a partilha de recursos entre elas. 

Ainda houve espaço para outras premiações. O Prémio Cooler Planet – dedicado às soluções que ajudam no combate às alterações climáticas - foi entregue à solução Caudalímetro Inteligente, da Escola Secundária Infante D. Henrique do Porto, cujo dispositivo funciona como elemento persuasivo para consumos de água domésticos prolongados ou para detetar fugas de água. 

O Prémio Climate & Energy – dedicado às soluções que incentivem a sustentabilidade ambiental e propostas disruptivas na energia – foi entregue à solução PowerPool, da Escola Secundária Adolfo Portela de Águeda, e o Prémio Tecnológico – dedicado à solução tecnológica mais robusta tecnologicamente – foi entregue à solução Conpact  - Orgs Connected

As nomeações com vista a sensibilizar e atrair raparigas para a tecnologia foram entregues a Andreia Ramos com o Prémio Digital Young Women, Synopsys, e a Leonor Lázaro com o Prémio Jovem Aluna.PT. Ambas da solução Take Care of Me, da Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves de Vila Nova de Gaia, que se baseia num jogo multiplayer que simula a realidade, em que o cuidador adota uma criança (virtual) e onde é possível a angariação de fundos para ajudar organizações sem fins lucrativos que apoiem a educação e o bem-estar de uma criança (real). 

O Prémio do Público – dedicado à solução que reúne mais votos do público - foi entregue à solução Rodas Controladas, da Escola Básica Júlio Brandão de Vila Nova de Famalicão, voltada para aqueles que enfrentam limitações motoras, onde é fornecida ajuda em tarefas básicas da vida e onde é permitida uma deslocação em segurança. E, por fim, o Prémio Vencedor 2.0 - dedicado à solução vencedora da equipa de alunos da linha 2.0 que voltaram a participar na competição - foi entregue à solução PixBomBom, da EB 1,2,3/S Cardeal Costa Nunes – Sede UO, cuja app vende bombons originais, diverte os clientes com alguns jogos educativos e inclui a possibilidade de os clientes receberem vouchers para viajar para os Açores. 

O programa Apps for Good juntou projetos de todo o país com o intuito de resolver problemas sociais, através dos Encontros Regionais Norte, Centro-Sul e Madeira, e Açores, e contou com a presença de 25 equipas finalistas - 22 equipas da linha 1.0 (que participaram pela primeira vez na competição) e 3 equipas da linha 2.0 (que voltaram a competir com a mesma ou uma nova solução). 

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