Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

As cinco linguagens de programação mais procuradas pelas empresas em Portugal

As cinco linguagens de programação mais procuradas pelas empresas em Portugal
Share it:
Python e JavaScript são algumas das linguagens de programação com maior procura no mercado tecnológico de acordo com a escola tecnológica Ironhack
À medida que a indústria da tecnologia continua a crescer e a expandir-se em Portugal, as empresas estão cada vez mais à procura de profissionais qualificados em competências de programação, o que reflete a sua crescente vontade em aprimorar os seus produtos e serviços digitais.

Segundo um estudo da Adecco lançado no final de 2022 as perspetivas de emprego para programadores web aumentarão em 22% nos próximos anos. Neste sentido, muitos profissionais estão a redirecionar as suas carreiras para adquirir conhecimentos sobre as linguagens de programação mais usadas na atualidade. Efetivamente, de acordo com dados do Google Trends, a procura pela carreira de programador aumentou 30% só em 2022.

Assim, a Ironhack, escola líder em formação tecnológica, apresenta as cinco linguagens de programação mais procuradas pelas empresas atualmente, com o objetivo de orientar quem busca uma carreira nesta área:

1. Python: utilizada no desenvolvimento Web, na análise de dados e em ambientes de automatização, Python é uma linguagem de programação versátil e fácil de aprender, famosa pela sua simplicidade e legibilidade. A sua versatilidade faz com que seja uma ferramenta poderosa para uma vasta gama de aplicações e uma excelente escolha para principiantes nesta área. Enquanto o excel é limitado a uma determinada quantidade de dados, o Python consegue geri-los em volumes infinitamente maiores.

2. JavaScript: usada para criar páginas Web interativas, a linguagem JavaScript está presente tanto no front-end como no back-end e foi concebida para criar aplicações centradas na rede. É uma linguagem interpretada, de alto nível, multiparadigma e dinâmica. Para além de ser uma das linguagens de browser mais amplamente adotadas no mundo, está totalmente integrada com HTML/CSS e pode ser executada em todos os principais browsers.

3. Java: esta linguagem, conhecida pela sua confiabilidade e desempenho, ainda é uma das principais escolhas para o desenvolvimento de aplicações empresariais e sistemas robustos. É uma linguagem compilada, de alto nível, orientada para objetos e de tipo estático. É sobretudo utilizada para codificar todo o tipo de projetos, desde aplicações e websites a aplicações de grandes volumes de dados e tecnologias do lado do servidor.

4. C++: esta é uma linguagem de programação que foi criada como uma extensão da linguagem C, adicionando suporte à programação orientada a objetos. C++ é conhecida pelo seu desempenho e é amplamente usada em desenvolvimento de sistemas, jogos e aplicações de alto desempenho. É uma linguagem complexa, exigindo um conhecimento sólido para o seu uso eficaz.

5. Ruby: esta é uma linguagem de programação iinterpretada, de alto nível, multiparadigma e dinâmica cujo objetivo principal é a produtividade do programador. Utilizada principalmente para o desenvolvimento Web, Ruby também é útil para automatização, criação de sites estáticos, DevOps, recolha de dados da Web e ferramentas de linha de comandos.

Segundo Catarina Costa, General Manager na Ironhack Portugal, “no panorama digital atual, as linguagens de programação desempenham um papel fundamental na formação do nosso mundo. Neste sentido, temos currículos focados em algumas destas linguagens para que possamos capacitar os nossos alunos para estarem adaptados às necessidades do mercado de trabalho e na vanguarda da inovação. Aprender a programar não se trata apenas de ganhar competências; trata-se de se tornar um arquiteto do futuro”.

Desde a sua chegada a Portugal em 2019, a escola tecnológica Ironhack tem-se dedicado a preparar a próxima geração de criadores digitais. Para os interessados em entrar na área de programação, as candidaturas para os bootcamps de Web Development e Data Analytics já estão abertas para o formato full-time presencial que começa a 9 de outubro e para o formato remoto.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: