Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Ferramenta que salva vítimas de ransomware atinge os 360 mil downloads

Ferramenta que salva vítimas de ransomware atinge os 360 mil downloads
Share it:

Ferramenta da Kaspersky que salva vítimas de ransomware atinge os 360 mil downloads

As ferramentas de desencriptação da Kaspersky, acessíveis através da iniciativa “No More Ransom” e do seu portal, ultrapassaram os 360.000 downloads. Estas ferramentas gratuitas oferecem soluções eficazes de recuperação de dados para as vítimas de ransomware, sublinhando o impacto substancial dos esforços de cibersegurança colaborativa no combate a estas ameaças.

No final de 2023, a Kaspersky completou sete anos enquanto um dos principais contribuidores para a iniciativa “No More Ransom”. Durante esse período, registou-se uma expansão do acesso às ferramentas de desencriptação gratuitas da Kaspersky online para combater o ransomware. Estas ferramentas, que visam 39 famílias de ransomware, foram essenciais para ajudar cerca de 2 milhões de vítimas em todo o mundo, conforme relatado pela Europol, o que sublinha o profundo impacto da iniciativa “No More Ransom” apoiada pela Kaspersky.

Para além do seu contributo, a Kaspersky solidificou ainda mais o seu compromisso ao estabelecer o seu próprio site 'No Ransom' - que fornece um conjunto de recursos para combater as infeções por ransomware. O portal 'No Ransom' foi lançado em 2015 pela Kaspersky, em colaboração com a Polícia Nacional dos Países Baixos, tendo posteriormente evoluído para uma iniciativa mundial que ajuda pessoas sem qualquer custo.

Analisando os dados entre 2018 e o final do ano de 2023 pode-se verificar que as ferramentas de desencriptação da Kaspersky foram descarregadas mais de 360.000 vezes, fornecendo às vítimas uma forma de recuperar os seus dados críticos sem sucumbir aos pedidos de resgate. Em março de 2023, a Kaspersky lançou uma nova versão de uma ferramenta de desencriptação especialmente concebida para ajudar as vítimas de uma nova modificação de ransomware baseada no código-fonte Conti anteriormente divulgado.

“À medida que as ciberameaças continuam a evoluir, a colaboração entre os setores público e privado está a tornar-se cada vez mais vital. A campanha ‘No More Ransom’ e o portal ‘No Ransom’ da Kaspersky mostram como os esforços coletivos podem fazer a diferença na ajuda às vítimas e nos conselhos de prevenção. Além disso, é crucial que os utilizadores compreendam que pagar resgates aos cibercriminosos nunca é uma solução”, afirmou Jornt van der Wiel, Investigador Sénior de Segurança da Equipa de Investigação Global e Análise da Kaspersky.

Segundo o mesmo especialista, “em vez disso, encorajamos vivamente os indivíduos e as organizações a confiarem nas ferramentas de desencriptação disponíveis e nos recursos fornecidos através de esforços de colaboração, permitindo-lhes recuperar os seus dados sem sucumbir à extorsão”.

A Kaspersky tem um histórico comprovado na realização de iniciativas de ajuda gratuita contra ciberataques. Antes de cofundar a iniciativa “No More Ransom” e lançar o portal “No Ransom”, criou a Stop Gpcode - uma iniciativa internacional de combate ao ransomware em 2008.

O ransomware é um software malicioso que encripta os dados de um utilizador e exige um pagamento para proceder à libertação dos mesmos. Os cibercriminosos persistem em introduzir novas modificações de ransomware a um ritmo alarmante, com a Kaspersky a identificar mais de 4000 novos ficheiros só em outubro de 2023 - um número impressionante, 2,5 vezes superior ao de novembro de 2022 (1602 modificações). Isto sublinha a importância contínua de medidas de proteção robustas.

A iniciativa “No More Ransom”, lançada em 2016 pelos membros fundadores, incluindo a Kaspersky, a Europol e a Polícia Nacional Holandesa, entre outros, colabora com as autoridades policiais e o setor privado para combater o ransomware. Esta iniciativa fornece ferramentas de desencriptação, consciencializa o público para os seus riscos e promove práticas de cibersegurança para combater esta ameaça cibernética generalizada.

Para encontrar mais informações sobre o combate ao ransomware, ou aprender mais sobre a iniciativa “No More Ransom”, por favor visite este website nomoreransom.org. Todas as ferramentas de desencriptação da Kaspersky estão disponíveis em https://noransom.kaspersky.com.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: