Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Microsoft Power Women Awards voltam a reconhecer liderança feminina no setor tecnológico

Microsoft Power Women Awards voltam a reconhecer liderança feminina no setor tecnológico
Share it:

 Microsoft Power Women Awards voltam a reconhecer liderança feminina no setor tecnológico

As mulheres representam quase metade (49%) do emprego total em profissões não-STEM, mas apenas 29% de todas as funções estão relacionadas com o setor da tecnologia. Nos cargos de liderança, como VP e C-suite, a sua representação desce para 17,8% e 12,4%, respetivamente.



Para assinalar o Dia Internacional da Mulher, a Microsoft acaba de anunciar a segunda edição do Microsoft Power Women Awards, uma iniciativa internacional que visa premiar e dar visibilidade a mulheres que ocupam cargos de liderança no ecossistema de parceiros da Microsoft.

Os Microsoft Power Women Awards fazem parte do compromisso contínuo da Microsoft de inspirar uma nova geração de profissionais e investir no talento tecnológico feminino. Compromisso esse que se mantém premente numa altura em que a paridade de género ainda não é uma realidade. De acordo com dados do Global Economic Forum referentes a 2023, as mulheres representam quase metade (49%) do emprego total em profissões não-STEM, mas apenas 29% de todas as funções estão relacionadas com o setor da tecnologia. Já nos cargos de liderança, como VP e C-suite, a sua representação desce para 17,8% e 12,4%, respetivamente.

Neste contexto, o prémio criado numa parceria entre a Microsoft e a INSEAD Business School, surge como uma ferramenta orientada para encorajar mais mulheres a ingressar na área da tecnologia e, ao mesmo tempo, apoiá-las a manter as suas carreiras face aos desafios, como a pressão familiar e o trabalho doméstico.

Após a primeira edição, realizada no ano passado, ter superado todas as expectativas com um total de 159 nomeações recebidas de todos os países participantes, a edição de 2024 do Microsoft Power Women Awards vai alargar o seu alcance para abranger toda a região EMEA, incluindo 15 países (Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Países Baixos, Noruega, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido) e quatro áreas distintas (África, Europa Central, Médio Oriente e Sudeste da Europa).

O objetivo desta extensão passa por continuar a dar visibilidade a mulheres com um percurso profissional extraordinário neste setor, sobretudo na promoção e desenvolvimento de inovações tecnológicas, e que contribuem ativamente para a promoção de outras mulheres e raparigas em carreiras STEM nos seus países.

Este ano, a vencedora de cada país será anunciada a 24 de junho. Todas as 19 vencedoras serão convidadas a participar na segunda edição do Microsoft Women Leadership Executive Program, uma ação formativa de três dias desenvolvida pela Professora Jennifer Petriglieri, na INSEAD Business School em Fontainebleau, França, a começar em novembro de 2024.

Para Joana Pires, Diretora de Desenvolvimento de Negócio de Parceiros da Microsoft para a Europa, “são vários os estudos que demonstram que as equipas diversificadas conseguem ser mais inovadoras e mais eficazes. No entanto, menos de um quarto dos cargos tecnológicos na Europa são atualmente ocupados por mulheres. Torna-se, portanto, imperativo continuar a promover este tipo de iniciativas e reconhecer as contribuições das mulheres para a força de trabalho na área tecnológica, para que tenhamos cada vez mais mulheres líderes neste setor”.

“Mal posso esperar para usar o que aprendi para fazer uma diferença no mundo, sendo um modelo para outras mulheres, e inspirando-as a perseguir os seus sonhos”, disse Beatriz Oliveira, CEO & Founder da BindTuning, vencedora de Portugal na edição de 2023. Para participarem nesta iniciativa, as mulheres em concurso têm de integrar o ecossistema de parceiros da Microsoft e assumir cargos de liderança, sendo que se poderão autonomear ou podem ser nomeadas por colaboradores da Microsoft com o seu consentimento até ao dia 8 de maio através deste link. Termos e condições do prémio podem ser conhecidos aqui.

Saiba mais sobre esta iniciativa aqui.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: