Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Mulheres e cibersegurança: um imperativo para potenciar o futuro

Mulheres e cibersegurança: um imperativo para potenciar o futuro
Share it:
Mulheres e cibersegurança: um imperativo para potenciar o futuroEm 2023, as mulheres representavam apenas 25% da mão de obra no setor da cibersegurança.

20% dos vice-presidentes da Check Point Software a nível mundial são mulheres, acima da média da indústria de 16%.
No Dia Internacional da Mulher, a Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), um fornecedor líder de soluções de cibersegurança a nível mundial, quer destacar o papel das mulheres na cibersegurança. Nos últimos anos, tem-se registado um aumento da presença de mulheres neste domínio. De acordo com um relatório da Tehtris "Women in IT and cyber security", em 2013, as mulheres representavam 10% dos cargos de cibersegurança, em comparação com 25% no ano passado, o que representa um aumento notável de 150% na última década.

A Check Point Software também reforçou o seu compromisso em produzir e apoiar uma equipa de liderança equitativa, com 20% dos nossos Vice-presidentes a serem mulheres a nível global, em comparação com o padrão da indústria de 16%. Há oito membros no nosso conselho executivo, quatro dos quais são mulheres, o que é progressivo para a cibersegurança e para a tecnologia como um todo.

De facto, 44% dos cargos de liderança de topo na Check Point a nível mundial são ocupados por mulheres, com 78% dos nossos funcionários supervisionados por estas líderes femininas. Para promover a inclusão das mulheres na cibersegurança e abordar a lacuna de género, a Check Point Software assinala quatro razões pelas quais as mulheres são um impulso essencial para o futuro:Perspetiva holística e diversidade de abordagens: os ciberataques podem afetar qualquer pessoa, e os ciberadversários também têm origens diferentes. Uma equipa diversificada pode responder mais eficazmente às necessidades da população. O estudo da Cloverpop revela outra razão importante: as equipas com diversidade de género tomam melhores decisões comerciais em 73% das vezes.

Criatividade na resolução de problemas: uma equipa com diversidade de género é possivelmente mais criativa na resolução de problemas da empresa devido às suas diferentes perspetivas e experiências de vida. As mulheres são consideradas de modo geral, mais pormenorizadas nos processos, o que pode contribuir para uma resolução eficaz dos problemas.

Adaptabilidade e resiliência: as mulheres têm demonstrado nos últimos anos a sua capacidade de mudança e de adaptação. Depois de terem sido negligenciadas ao longo das suas vidas, estão a reunir forças para entrar em áreas onde a sua presença nunca foi considerada necessária, como é o caso do domínio da cibersegurança, tradicionalmente dominado pelos homens. Esta resiliência é crucial para a cibersegurança, uma vez que se trata de um setor em constante mudança e evolução, e os defensores devem estar sempre à frente e ao mesmo nível dos atacantes.
Necessidade de talento: a primeira razão aborda a necessidade de incluir pessoal qualificado na cibersegurança, uma vez que este setor ganhou maior relevância no último ano devido ao aumento dos ciberataques globais: de acordo com o Relatório de Segurança 2023 da Check Point Software, em 2022 houve um aumento de 38% nos ciberataques por semana em comparação com o ano anterior. É por isso que a Check Point Software está a desenvolver diferentes estratégias, como o Woman Mentoring para desenvolver o futuro das mulheres líderes, e o FIERCE para gerar interesse pela cibersegurança para atrair e capacitar jovens talentos femininos.

Programas para a inclusão

A Check Point Software também partilhou a forma como as empresas podem dar o exemplo na promoção da diversidade e inclusão de género. Nos últimos anos, a Check Point introduziu vários programas para garantir a inclusão de mulheres neste setor tradicionalmente dominado por homens:Programa Secure Academy: Através de parcerias com universidades e instituições educativas em todo o mundo, a Check Point inclui a cibersegurança nos currículos académicos, encorajando um leque diversificado de estudantes a explorar e a destacar-se neste campo.
Programa para licenciados: Adaptado a recém-licenciados em engenharia, vendas e outras disciplinas, este programa oferece uma ponte para o setor da cibersegurança, proporcionando orientação, experiência prática e oportunidades de desenvolvimento de carreira.
Check Point Mind: Uma iniciativa de formação abrangente que oferece uma série de oportunidades de aprendizagem sobre cibersegurança, assegurando que os profissionais podem manter-se a par das últimas novidades no setor, promovendo uma cultura de aprendizagem e inovação contínuas.

Ao investir na educação e no desenvolvimento profissional, a Check Point não só contribui para colmatar o fosso entre géneros, como também reforça o panorama geral da cibersegurança, tornando-o mais resiliente contra as ameaças num mundo cada vez mais digital.

Incentivar a diversidade e a inclusão nas organizações

Na procura de uma maior diversidade, é essencial garantir que a representação feminina se estende a todos os níveis da organização. No entanto, para atingir este objetivo, é necessário mais do que apenas esforços de recrutamento, é necessário um ambiente propício ao crescimento e ao equilíbrio entre a vida profissional e a vida privada e que promova o apoio à vida familiar, em vez de ser penalizado pelo facto de a ter. Com o setor da tecnologia e da cibersegurança a ser mais dinâmico e flexível, o trabalho móvel é permitido e, em alguns casos, encorajado, proporcionando flexibilidade às mães trabalhadoras, tornando-o mais atrativo para as mulheres que desejam esse equilíbrio.

A Check Point também promove um maior apoio às mulheres na Check Point para que possam desenvolver as suas carreiras e assumir funções de liderança através do seu Programa de Mentoria para Mulheres em PO e FIRE (Females in Roles Everywhere). Isto levou a empresa a ter perto de 50% de mulheres em funções de liderança executiva, com mulheres a gerir mais de 4.000 funcionários. Além disso, a Check Point colabora com vários parceiros dentro da comunidade para defender a inclusão de um conjunto diversificado de identidades sub-representadas dentro da indústria tecnológica. Estas parcerias incluem organizações como a She-Codes, WomenHack, Tech Career, JBH (Avratech), Kama Tech, Tzofen e ItWorks, entre outras.

Estes programas demonstram coletivamente o compromisso da Check Point Software em fomentar o talento, promover a diversidade de género e equipar a futura força de trabalho com as competências necessárias para ter sucesso na cibersegurança.

Promoção da liderança feminina

Na procura do equilíbrio entre os géneros, é crucial que as organizações promovam a liderança das mulheres, tanto no interior como no exterior. Na Check Point, na região EMEA, foram dados passos significativos para garantir práticas de recrutamento inclusivas, com 41% dos funcionários recém-contratados a serem mulheres.

O Presidente da Check Point, Rupal Hollenback, é uma forte defensora da liderança feminina, promovendo líderes femininas de dentro da empresa e mesmo de fora da indústria. Através de uma abordagem abrangente que inclui o recrutamento, o cultivo e o desenvolvimento, bem como a oferta de oportunidades de reconhecimento, as mulheres podem prosperar e progredir dentro da organização. Ao adotar estas práticas inclusivas, organizações como a Check Point não estão apenas a falar de mudança, mas estão a dar o exemplo.

Modelo para as futuras gerações

Líderes femininas como a Rupal também reconhecem a importância de servir como modelo para as mulheres mais jovens que aspiram a entrar em setores dominados de forma geral por homens, como a cibersegurança. Ao se envolverem ativamente com os jovens talentos e ao cultivá-los, o esforço para quebrar barreiras e incentivar mais mulheres a seguirem carreiras em áreas não tradicionais será bem-sucedido.

No fim de contas, é crucial realçar e celebrar as conquistas das mulheres líderes em vários domínios, incluindo as STEM. Ao dar a conhecer mulheres de sucesso que se destacaram em setores tradicionalmente dominados por homens, podemos esperar inspirar a próxima geração de líderes femininas e criar um futuro mais inclusivo para todos.

"A cibersegurança precisa sempre de novos talentos para crescer; no entanto, a inclusão das mulheres continua a ser muito limitada, e a sua presença no setor está a crescer muito lentamente", explica Maya Horowitz, VP de Investigação da Check Point Software. "Fechar a lacuna de género na cibersegurança não é apenas uma questão de igualdade. Concentramos os nossos esforços na educação, no desenvolvimento profissional, em medidas de recrutamento inclusivas, em programas de mentoria e na defesa da equidade salarial para tornar o percurso profissional da cibersegurança cada vez mais acessível e atrativo para as mulheres. Apelo às organizações de segurança para que assumam um papel mais ativo no progresso da liderança feminina neste setor, à semelhança dos esforços da Check Point. Uma força de trabalho inclusiva contribui para uma melhor força de trabalho com resultados comerciais mais sólidos".
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: