Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Numen é a vencedora do hackaton mundial da SAP com solução de Inteligência Artificial Generativa

Numen é a vencedora do hackaton mundial da SAP com solução de Inteligência Artificial Generativa
Share it:

 Numen é a vencedora do hackaton mundial da SAP com solução de Inteligência Artificial Generativa

A solução apresentada no Hack2Build da SAP visa transformar a gestão das cadeias de abastecimento, utilizando análise em tempo real e personalização proporcionadas pela IA generativa. 

A Numen, empresa brasileira de consultoria em tecnologia, foi a vencedora do "Hack2Build - Build Business AI applications using SAP Generative AI Hub in SAP BTP, um hackathon online mundial organizado pela SAP, com foco em Inteligência Artificial (IA) Generativa. 

Em apenas uma semana, as empresas participantes foram desafiadas a desenvolver uma solução de negócio inovadora que utilizasse IA generativa, em conjunto com a plataforma SAP. Mais de 150 empresas de todo o mundo candidataram-se, mas apenas 30 tiveram os seus casos de uso selecionados para a competição, sendo a Numen a vencedora.

"Na Numen procuramos a excelência e inovação em tudo o que fazemos. Esta vitória no Hack2Build da SAP é a prova do nosso compromisso com a qualidade, criatividade e a constante tentativa de encontrar soluções que agreguem valor aos nossos clientes”, refere Danilo Santos, CEO da Numen Europa, e um dos responsáveis pela iniciativa, que contou com uma equipa multidisciplinar com mais de 10 colaboradores da Numen. 

A proposta de IA generativa da Numen apresentada no hackathon concentra-se na gestão da cadeia de abastecimento. Este novo módulo, integrado na plataforma SAP, age como um "especialista" em tempo real, fornecendo análises instantâneas e alertas sobre tendências e possíveis impactos nos negócios.

Ao utilizar IA previamente treinada e especializada, o módulo tem a capacidade de compreender os detalhes específicos de cada empresa, as suas matérias-primas, fornecedores, localização e outras variáveis relevantes. Depois, monitoriza constantemente várias fontes de informação e avalia impactos no stock, nas métricas de sustentabilidade (ESG) e o estado da cadeia de abastecimento, identificando de que forma certos eventos globais podem influenciar as operações da empresa.

O grande diferencial da solução da Numen reside na sua abordagem centrada no ser humano. Projetada para uma rápida implementação e facilidade de utilização, o módulo oferece uma experiência intuitiva aos utilizadores. "Esta solução não só antecipa as necessidades das empresas, mas também as capacita a tomar decisões mais informadas e estratégicas", acrescenta Carlos Aravechia, especialista em Supply Chain Management e responsável pela área de Data Design & Intelligence da Numen. " A utilização deste módulo é aconselhável para empresas que procuram melhorar a eficiência e resiliência na gestão da cadeia de abastecimento. Não está limitada a um único setor e é escalável para servir uma variedade de casos de uso, em diferentes áreas de negócio", acrescenta Carlos Aravechia. 

Neste momento, a Numen está a aperfeiçoar as funcionalidades e a validar a ferramenta junto dos seus clientes, tendo como previsão lançar o produto no mercado no segundo semestre de 2024.

Fundada em 2009 no Brasil, a Numen já está presente nos Estados Unidos da América e chegou a Portugal em 2023. Especializada em sistemas de gestão empresarial, com o seu maior expertise na plataforma da alemã SAP, a Numen tem diversificado o portfólio para responder às necessidades de transformação digital dos clientes. 

Nos últimos três anos, a tecnológica brasileira registou um crescimento consecutivo na casa de dois dígitos e terminou 2023 com um volume de negócios global de 50 milhões de euros. Em Portugal, a sede da Numen fica situada em Lisboa, e irá funcionar como um centro nearshore para responder a clientes na Europa, aproveitando a proximidade geográfica e o fuso-horário.


Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: