Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

A GMV, pioneira na aplicação de SAFe Agile no setor aeroespacial

A GMV, pioneira na aplicação de SAFe Agile no setor aeroespacial
Share it:
Aplica a metodologia SAFe, a mais utilizada mundialmente, de acordo com o relatório “16th Annual State of Agile Report” de 2022.

A GMV implementa esta nova forma de trabalhar, adaptando-a às características de um setor tão altamente regulado como o aeroespacial.

O objetivo é conseguir maior agilidade e produtividade empresarial, acelerar o time to market na entrega de soluções, um incremento da qualidade e o compromisso das equipas de trabalho.
No passado mês de junho, a Agência Espacial Europeia (ESA) adjudicou à multinacional tecnológica GMV o desenvolvimento do segmento terrestre para o controlo e validação em órbita da segunda geração do sistema Galileo (G2G), somando-se este contrato aos já assinados para a primeira geração do Galileo (G1G). O sistema europeu de navegação por Satélite Galileo presta atualmente serviços de posicionamento, navegação e sincronização de tempo a mais de 4000 milhões de utilizadores em todo o mundo, sendo inegável o destacado papel da GMV no mesmo.

Para oferecer estes serviços de maneira eficiente, a GMV está a aplicar nos desenvolvimentos dos seus projetos a SAFe (Scaled Agile Framework), a metodologia de Agile mais utilizada mundialmente, de acordo com o relatório "16th Annual State of Agile Report” de 2022, dando exemplos disso empresas de ponta como: Airbus, Boeing, Lockheed Martin, NASA, Porsche, Deutsche Bank, Société Générale, Chevron, Petrobas, IBM ou Air France.

Como parte do ciclo de vida do desenvolvimento de sistemas de software, as equipas da GMV em Portugal e em Espanha aplicam esta nova forma de trabalhar adaptando-a às características de um setor tão altamente regulado como o aeroespacial. O objetivo da GMV com a aplicação da SAFe é conseguir grandes melhorias na agilidade do negócio, incluindo a produtividade, a qualidade e o compromisso dos funcionários. Com isso, obtém maior capacidade de previsão no momento de equilibrar e priorizar a carga de trabalho, uma entrega incremental de valor, a aceleração do time to market na entrega de soluções e uma melhoria da qualidade dos produtos.

Alguns dos resultados do impacto de SAFe Agile nas organizações que usam esta metodologia de trabalho centram-se em quatro aspetos fundamentais do negócio e das equipas de trabalho: o tempo de resposta no mercado, a qualidade, produtividade e compromisso.
  • 20-50% de aumento da produtividade
  • 25-75% de melhoria na qualidade
  • 30-75% de redução de time to market
  • 10-50% de aumento do compromisso dos colaboradores e da sua satisfação laboral

De acordo com Víctor Pozo, diretor da unidade de negócio Navigation Systems Ground Control Segment, "SAFe é essencial porque promove o alinhamento da estratégia com a execução. Proporciona também uma melhoria significativa da produtividade do negócio, da qualidade, do compromisso dos funcionários e do tempo de comercialização, mantendo as equipas de trabalho sincronizadas".

Personalização de SAFe no G2G da Galileo

A adaptação do quadro SAFe realizada pela GMV no desenvolvimento do segmento terrestre para o controlo e validação em órbita da segunda geração do Galileo (G2G) contou com o apoio da Scaled Agile, Inc e da Estratecno, como partner e empresa pioneira na introdução de metodologias ágeis, Gold Transformation Partner de SAFe em Espanha. A sua aplicação baseia-se no roteiro oficial de implementação de SAFe, o que está a transformar e a evoluir a forma de trabalhar da GMV, implementando práticas ágeis nos seus processos e estruturas organizativas, possibilitando assim a entrega eficiente de produtos e serviços. Por outro lado, a sua aplicação está a contribuir para a criação de um segmento terrestre flexível, escalável, expansível, robusto e autónomo.

Como parte de uma tournée europeia, no final de 2023 a GMV recebeu a visita do CEO e de vários executivos da Scaled Agile, Inc., organização de referência que promove e proporciona marcos de trabalho ágeis à escala como SAFe. A visita serviu para que o CEO da Scaled Agile interagisse com a GMV e com a Agência Espacial Europeia como business owners das atividades que se executam ao abrigo do marco de trabalho deste contrato. A própria Scaled Agile reconheceu o valor da customização do marco SAFe realizado pela GMV no desenvolvimento deste projeto, assim como a experiência e as melhores práticas desenvolvidas para adaptar as centenas de requerimentos, validações e características software das soluções de missão crítica do setor aeroespacial.

Durante esta visita foram também comentadas iniciativas relativas a aspetos de cibersegurança e SecDevOps, filosofia de desenvolvimento software que promove a adoção da segurança em todo o ciclo de vida, em linha com a relevância atual desta área em tudo o que se refere à segurança das operações, cumprimento de regulamentos e proteção contra a espionagem cibernética.

Metodologia “Agile” para dar suporte a outras atividades

A GMV está a ampliar com êxito artefactos de SAFe (recursos que cimentam a produtividade e qualidade de um projeto), obtendo feedback rápido de stakeholders, business owners e sócios comerciais através de Systems Demos. Implementou também eventos de planificação de incrementos de programa (PI Plannings), eventos chave em SAFe para alinhar objetivos e prioridades, reunindo equipas de desenvolvimento para planificar e coordenar as suas atividades ao longo de um período específico (geralmente 8-12 semanas). Tudo isso facilita a comunicação, a colaboração e a tomada de decisões, permitindo uma execução mais eficaz de projetos ágeis em grande escala.
Nesta linha estão também a ser estabelecidos contactos entre profissionais para partilhar conhecimentos entre especialistas da GMV, da Scaled Agile, Inc. e de outras empresas de referência no setor.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: