Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Tendências e competências para entrar no mundo tecnológico em 2024

Tendências e competências para entrar no mundo tecnológico em 2024
Share it:
A importância dos dados e sustentabilidade entre as tendências no sector tecnológico

Liderança e capacidade de comunicação também estão entre as competências mais procuradas pelas empresas este ano
A Ironhack, escola tecnológica com mais de 10 anos de experiência em formação intensiva, reuniu profissionais no mundo dos recursos humanos no Madrid Tech Recruitment Scene 2024: uma mesa-redonda com o objetivo de descobrir quais os perfis tecnológicos que serão mais procurados face às mudanças que as empresas estão a viver com a transformação digital.

Tendências do mundo tecnológico para 2024

As tendências no mundo da tecnologia estão em constante evolução e tudo aponta para um futuro mais inovador e eficiente. Algumas das tendências mencionadas no evento da Ironhack que terão um grande destaque em 2024 serão:
  • Inteligência Artificial: compreender e dominar a Inteligência Artificial permite que profissionais entrem na nova era dos negócios, onde a tecnologia desempenha um papel fundamental na definição do sucesso empresarial.
  • Cibersegurança: os ciberataques estão a tornar-se cada vez mais comuns para as empresas. Proteger-se dos possíveis riscos que as novas tecnologias podem trazer será uma das tarefas relevante das empresas.
  • Dados: em 2024, as empresas estão a concentrar os seus esforços na recolha e análise de dados, para que a tomada de decisões seja sobre como obter o melhor valor possível.
  • Sustentabilidade tecnológica: cada vez mais empresas começarão a implementar tecnologias "ecofriendly" que posicionem a sua organização como uma entidade comprometida com o futuro do planeta.

As competências mais procuradas pelas empresas

As competências mudam à medida que a transformação tecnológica avança para diferentes necessidades. É importante que as pessoas que estão no mundo digital, ou que querem entrar nele, estejam conscientes da direção que as empresas estão a tomar para atrair talentos. Assim, a Ironhack, aponta as competências mais importantes para os próximos meses para quem quiser entrar no sector:
  • Comunicação eficaz: é cada vez mais relevante saber comunicar de forma clara e objetiva uma vez que o mundo tecnológico não é apenas composto por programadores que falam a mesma língua, mas também por muitos outros perfis diferentes uns dos outros, como UX/UI designers, gestores de projeto, entre outros.
  • Liderança: é necessário ser proactivo. Os profissionais têm de ser capazes de fazer com que qualquer cliente perceba o que é melhor para si. Normalmente, os clientes não têm conhecimentos digitais ou tecnológicos, o que exige competências de liderança para ganhar a confiança dos mesmos.
  • Pensamento analítico e crítico: é fundamental para esta indústria ser capaz de discernir o que é relevante ou não, ou ser capaz de chegar à raiz de um problema, e depois ter uma palavra a dizer sobre o que tem de ser feito e como tem de ser feito.

Desde a sua chegada a Portugal em 2019, a escola tecnológica Ironhack tem-se dedicado a preparar a próxima geração de criadores digitais. Para os interessados no mundo da tecnologia, as candidaturas para os novos bootcamps estão abertas para o formato full-time, part-time e remoto.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: