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5 Dicas para Iniciar um Processo de Recrutamento

5 Dicas para Iniciar um Processo de Recrutamento
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No Dia Internacional dos Recursos Humanos, a Multipessoal partilha dicas para iniciar o seu processo de recrutamento com o pé direito
Um processo de recrutamento eficaz é fundamental para o sucesso de uma organização, não só porque permite a atração de talentos qualificados, que possuem habilidades, experiência e competências necessárias para preencher vagas em aberto, mas também reduzir a taxa de rotatividade de uma empresa, melhorar o desempenho organizacional e contribuir para a criação de uma cultura de empresa forte.

Assim, para que possa definir e iniciar um processo de recrutamento bem estruturado e eficaz, a Multipessoal, empresa portuguesa com mais de 30 anos de experiência no setor dos recursos humanos, partilha 5 dicas essenciais para atrair, selecionar e reter os melhores talentos:
  1. Definir claramente o perfil do candidato: Antes de iniciar o processo de recrutamento, é obrigatório definir, de forma clara, o tipo de candidato que procura. Desde habilidades técnicas, experiência, competências comportamentais e valores culturais que se alinham à sua empresa. Quanto mais detalhado for o perfil que procura, mais fácil será identificar os candidatos adequados.
  2. Utilizar múltiplos canais de recrutamento: É importante não limitar o recrutamento apenas a um canal. É igualmente importante procurar, dentro da organização, perfis que se adequam à vaga que pretende preencher. A utilização de outros canais, como redes sociais, plataformas de emprego e empresas de recrutamento, como a Multipessoal, são ferramentas que vão ampliar a sua base de candidatos e a possibilidade de encontrar talentos qualificados.
  3. Desenvolver um processo de seleção estruturado: Um processo de seleção deve ser dividido em fases, tais como: triagem de currículos, entrevistas preliminares, avaliação de habilidades e entrevistas finais. É importante que todos os membros pertencentes à equipa de recrutamento estejam alinhados quantos aos critérios de seleção e às questões a serem colocadas aos candidatos.
  4. Comunicar de forma transparente com os candidatos: A proximidade ao candidato é fundamental. Estes devem ser informados sobre o decorrer do processo, através da partilha de um feedback construtivo (mesmo para aqueles que não foram selecionados). Uma comunicação transparente demonstra profissionalismo e ajuda a construir uma boa reputação da empresa.
  5. Promoção da diversidade e inclusão: A promoção da diversidade consegue trazer diferentes perspetivas, experiências e habilidades para as empresas. Permite obter uma maior atração de talento, bem como uma maior variedade de candidatos, enquanto melhora a reputação da empresa como um empregador inclusivo e equitativo.
Recrutar não envolve apenas atrair candidatos qualificados, mas também transmitir uma imagem positiva da organização e oferecer uma experiência de recrutamento que demonstre os valores, cultura e oportunidades da empresa. É essencial garantir que, desde o primeiro contacto até ao processo de integração, os candidatos tenham uma experiência de recrutamento positiva e profissional.

Ao adotar estas e outras práticas no que toca ao processo de recrutamento, é possível valorizar a sua empresa e atrair os melhores talentos que se alinham com os seus valores, objetivos e que contribuem para a cultura organizacional.
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