Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Prémio Nacional de Inovação regressa para terceira edição com evento de lançamento em Matosinhos

Prémio Nacional de Inovação regressa para terceira edição com evento de lançamento em Matosinhos
Share it:
Prémio Nacional de Inovação regressa para terceira edição com evento de lançamento em Matosinhos

Sublinhar a importância da inovação como alavanca para o crescimento e a competitividade do país, promovendo a criação de valor e riqueza, é o objetivo do Prémio Nacional de Inovação (PNI), que dá hoje início à sua terceira edição com um evento de lançamento em Matosinhos, reunindo especialistas, líderes empresariais e representantes do setor público para debater o impacto da inovação na transformação económica e social.

 

Prémio Nacional de Inovação é uma iniciativa do BPI, da Claranet e do Negócios em parceria com a ANI – Agência Nacional de Inovação, e a COTEC Portugal como parceiros institucionais, o Grupo Brisa e a FI Group como patrocinadores, Cascais como município inovador, e a Nova SBE como Knowledge Partner.

 

A iniciativa pretende destacar e premiar os projetos mais inovadores desenvolvidos em Portugal, reforçando a importância da criatividade e do desenvolvimento tecnológico como motores de competitividade.

 

Afonso Eça, administrador executivo do BPI, acredita que “o PNI é mais um instrumento que pode contribuir positivamente para a criação de um ecossistema de inovação, ao inspirar empresas privadas, entidades públicas, instituições de ensino e outras organizações a acelerar o caminho para a inovação."

 

“Quando falamos do ecossistema empresarial é impossível não falarmos de inovação como uma prioridade estratégica das organizações. O PNI é um incentivo necessário para dar palco a novas ideias e, assim, continuar a impulsionar a inovação no nosso país. É, portanto, com enorme orgulho que, pelo terceiro ano consecutivo, a Claranet dá o rosto por esta iniciativa tão relevante para o tecido organizacional e tecnológico português.”, diz António Miguel FerreiraCEO da Claranet Portugal.

 

A abertura do evento estará a cargo de Pedro Oliveira, Dean da Nova SBE, que abordará o tema “Acelerar a Inovação através da Inteligência Artificial”, sublinhando o papel desta tecnologia na transformação dos negócios e da sociedade.

 

Seguem-se dois testemunhos inspiradores de projetos vencedores da edição 2024 do Prémio Nacional de Inovação: o Wayste, distinguido na categoria Setor Público, apresentado por José Manuel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da Lipor; e o projeto Sandeman abre o Douro ao mundo virtual, galardoado na categoria Inovação em Grandes Empresas, com apresentação de André Campos, Chief Transformation Officer da Sogrape.

 

A apresentação oficial do Prémio Nacional de Inovação estará a cargo de Rui Coutinho, diretor do Futuro da Nova SBE, que abordará os principais objetivos e categorias desta edição, reforçando o compromisso com a valorização de projetos que impulsionam o desenvolvimento sustentável e a competitividade empresarial.

 

O evento incluirá ainda um debate sob o tema “O papel da inovação num mundo em transformação”, que contará com a participação de Ricardo Arroja, presidente da AICEP; Armindo Monteiro, presidente da direção da CIP – Confederação Empresarial de Portugal; Paulo Reis, diretor geral Portugal e diretor Hub Europa, da FI Group; Teresa Silva e Sousa, diretora de Organização, Qualidade e Inovação do BPI; Sérgio Silvestre, diretor geral de Inovação, da Claranet Portugal; e Ana Almeida Simões, diretora de Inovação do Grupo Brisa.

 

O encerramento do evento estará a cargo de Sílvia Garcia, administradora da ANI – Agência Nacional de Inovação, e membro do júri do Prémio Nacional de Inovação.

 

Com esta nova edição, o Prémio Nacional de Inovação reafirma-se como uma iniciativa essencial para o reconhecimento e promoção do talento inovador, contribuindo para consolidar Portugal como um polo de referência em inovação e tecnologia.

 

Candidaturas abertas

As candidaturas à terceira edição do Prémio Nacional de Inovação abrem no dia 6 de fevereiro.  Esta é uma iniciativa do Negócios, do BPI e da Claranet, em parceria com a ANI – Agência Nacional de Inovação, e a COTEC Portugal como parceiros institucionais, o Grupo Brisa e a FI Group como patrocinadores, Cascais como município inovador, e a Nova SBE como knowledge partner.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: